Coreia do Norte reitera que continua sem casos de covid-19

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte continua a afirmar que não registou ainda qualquer caso de infeção por SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a covid-19 e já matou pelo menos 1,7 milhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar do ceticismo de alguns especialistas, o país reitera que não tem no seu território qualquer caso de covid-19, numa altura em que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se prepara para fazer uma grande conferência.

De acordo com a revista norte-americana Newsweek, o encontro, que esta agendado para o próximo mês de janeiro, servirá para Kim Jong-un transmitir diretrizes de política interna e externa aos milhares de membros do seu partido.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) adiantou na passada terça-feira que a Coreia do Norte já realizou 10.960 testes ao novo coronavírus, sem registar nenhum caso de infeção.

Estes números incluem 791 pessoas testadas entre 27 de novembro e 3 de dezembro e outras 766 testadas entre 3 e 10 de dezembro.

A mesma revista recorda que Pyongyang impõe uma quarentena obrigatória a qualquer pessoa suspeita de ter contraído o vírus, tendo também adotado uma série de medidas rigorosas desde janeiro, altura em que começaram a ser relatados surtos na fronteira com a China, epicentro da doença, e a Coreia do Sul.

A fronteira inter-coreana encontra-se fortemente militarizada e é quase intransitável, ao contrário da fronteira com a China, que é mais movimentada e representa uma fonte importante de importações e receitas para o país liderado por Kim Jong-un.

Ainda assim, a Coreia do Norte reduziu as importações da China em até 96% em março deste ano, comparativamente com o mesmo período homólogo.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.718.209 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China, segundo o levantamento realizado esta quarta-feira pela agência de notícias AFP às 11:00.

Mais de 77.992.300 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 49.481.100 pessoas já foram consideradas curadas.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nem tem casos de Covid-19, nem tem pessoas a ser torturadas, nem pessoas a morrer à fome… Está tudo feliz e contente…

    • Se o gordo da Koreia diz que não há é porque não há, porque a “verdade da realidade” da Coreia é o que ele disser que é!!

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …