Coreia do Norte reitera que continua sem casos de covid-19

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte continua a afirmar que não registou ainda qualquer caso de infeção por SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a covid-19 e já matou pelo menos 1,7 milhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar do ceticismo de alguns especialistas, o país reitera que não tem no seu território qualquer caso de covid-19, numa altura em que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se prepara para fazer uma grande conferência.

De acordo com a revista norte-americana Newsweek, o encontro, que esta agendado para o próximo mês de janeiro, servirá para Kim Jong-un transmitir diretrizes de política interna e externa aos milhares de membros do seu partido.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) adiantou na passada terça-feira que a Coreia do Norte já realizou 10.960 testes ao novo coronavírus, sem registar nenhum caso de infeção.

Estes números incluem 791 pessoas testadas entre 27 de novembro e 3 de dezembro e outras 766 testadas entre 3 e 10 de dezembro.

A mesma revista recorda que Pyongyang impõe uma quarentena obrigatória a qualquer pessoa suspeita de ter contraído o vírus, tendo também adotado uma série de medidas rigorosas desde janeiro, altura em que começaram a ser relatados surtos na fronteira com a China, epicentro da doença, e a Coreia do Sul.

A fronteira inter-coreana encontra-se fortemente militarizada e é quase intransitável, ao contrário da fronteira com a China, que é mais movimentada e representa uma fonte importante de importações e receitas para o país liderado por Kim Jong-un.

Ainda assim, a Coreia do Norte reduziu as importações da China em até 96% em março deste ano, comparativamente com o mesmo período homólogo.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.718.209 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China, segundo o levantamento realizado esta quarta-feira pela agência de notícias AFP às 11:00.

Mais de 77.992.300 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 49.481.100 pessoas já foram consideradas curadas.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …