/

Coreia do Norte falhou teste e míssil atingiu cidade do país

3

(dv) KCNA / YONHAP

Míssil balístico intercontinental norte-coreano Hwasong-14 lançado em local não divulgado na Coreia do Norte

Apesar de, na mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano ter dito que o programa nuclear estava completo, há agora informação que um teste falhou e o míssil atingiu uma estrutura perto de uma cidade norte-coreana.

Segundo a revista The Diplomat, um ensaio nuclear conduzido por Pyongyang em abril de 2017 não terá corrido bem e o míssil de médio alcance atingiu a cidade de Tokchon, causando “danos consideráveis num complexo industrial ou edifícios agrícolas”.

De acordo com uma fonte norte-americana, o engenho – um Hwasong-12 – terá falhado um minuto após o lançamento e não atingiu mais do que 70 quilómetros de altitude. O The Diplomat diz que as provas do incidente podem ser vistas por imagens de satélite comercialmente disponíveis de abril e maio de 2017.

Durante todo o ano, o regime de Kim Jong-un fez questão de mostrar o seu poderio militar.

A 15 de abril, antes deste alegado lançamento falhado, Kim Jong-un mostrou vários mísseis balísticos, incluindo um possível novo projétil de alcance intercontinental, num desfile militar para assinalar o aniversário do fundador do país.

Em 2017, a Coreia do Norte realizou cerca de duas dezenas de lançamentos de mísseis e, em setembro, o sexto teste nuclear e o mais potente de sempre, informou entretanto uma televisão japonesa, terá provocado o desmoronamento de um túnel e levado à morte de mais de 200 pessoas.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.