Coreia do Norte dispara de novo mísseis não identificados. É a terceira vez esta semana

(dv) USFK / 8TH US ARMY

A Coreia do Norte disparou, ao início de sexta-feira na hora local, projéteis não identificados de curto alcance, anunciou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, citando o Estado-Maior do Exército da Coreia do Sul.

Esta foi a terceira série de disparos de mísseis por parte da Coreia do Norte no espaço de uma semana. Os projéteis foram disparados separadamente na costa oriental do país, declararam as fontes militares da Yonhap.

Depois do anterior disparo de mísseis, os dirigentes de Pyongyang tinham argumentado que se tratava de um aviso à Coreia do Sul a propósito de manobras militares comuns com os EUA.

Os projéteis foram disparados antes do alvorecer, na província de Hamgyong do Sul, e caíram no mar do Japão, segundo o Estado-Maior sul-coreano.

Mesmo antes do anúncio dos disparos norte-coreanos desta quinta-feira, o Presidente norte-americano garantiu que os tiros recentes “não constituíam problema”. Em declarações aos jornalistas, Donald Trump disse: “Isso não me coloca problemas. Vamos ver o que se vai seguir, mas os mísseis de curto alcance são muito comuns”.

Na quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano referiu que a administração da Casa Branca está preparada para reiniciar conversações com a Coreia do Norte, mas considerou improvável um encontro entre as duas partes numa conferência a decorrer em Banguecoque. Mike Pompeo disse que ele e o chefe da equipa negocial, Stephen Biegun, esperavam encontrar-se com um responsável norte-coreano em Banguecoque no âmbito do fórum anual da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O encontro ainda não foi agendado e o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano não é aguardado na reunião de três dias que decorre na capital tailandesa, pelo que Pompeo admite que não se realize qualquer encontro. “Estamos prontos a prosseguir as conversações diplomáticas com os norte-coreanos”, disse Pompeo em declarações ao media durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo tailandês.

Apesar disso, Pompeo disse acreditar que uma nova ronda de conversações lideradas por Biegun e o seu homólogo norte-coreano poderá ocorrer em breve. O encontro anual sobre segurança da ASEAN constituiu no passado um local para o diálogo entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

As resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas proíbem à Coreia do Norte, que possui armas nucleares, disparar armas balísticas. Segundo os militares sul-coreanos, a Coreia do Norte já tinha disparado na quarta-feira dois mísseis balísticos, dias depois de ter feito exatamente o mesmo. Os membros europeus do Conselho de Segurança da ONU condenaram as duas séries de disparos anteriores.

Até agora, Pyongyang não comentou os seus disparos de mísseis.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …