Coreia do Norte cava trincheiras para impedir novas fugas

Edward N. Johnson / USGov

Soldados da Coreia do Norte em vigilância na zona desmilitarizada entre as duas Coreias

A Coreia do Norte parece estar a reforçar o seu lado da zona desmilitarizada (DMZ), dias depois de um soldado ter desertado para o país vizinho.

Marc Knapper, diplomata norte-americano em Seoul, partilhou uma fotografia no Twitter que mostra soldados do regime norte-coreano a cavar uma trincheira na zona desmilitarizada entre as duas Coreias, escreve a BBC.

O reforço de segurança acontece dias depois de um soldado de Pyongyang ter conseguido desertar para o país vizinho. O soldado chegou num todo-terreno até escassos metros da linha de demarcação e, como o veículo ficou preso, alertou vários militares estacionados nas imediações. O desertor correu depois para o outro lado, sob os disparos dos colegas.

O soldado foi resgatado por três militares sul-coreanos que o arrastaram pelo chão para evitar que fosse novamente baleado, levando-o depois para um lugar seguro até ser transportado para o hospital. A Coreia do Sul já entregou medalhas aos intervenientes como forma de reconhecimento pelo auxílio prestado ao desertor.

Um dos soldados norte-coreanos chegou mesmo a atravessar a linha durante escassos segundos enquanto atirava no colega o que constituiu, segundo o Comando das Nações Unidas (UNC), uma violação do cessar-fogo que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53).

Segundo o Diário de Notícias, além da trincheira, os militares colocaram uma barreira móvel na estrada utilizada pelo desertor e estão a erguer um novo posto de guarda na sua zona de controlo. Também têm percorrido aquele trajeto “para detetarem e corrigirem eventuais falhas”.

O norte-coreano, que tinha cinco balas no corpo, foi submetido a várias cirurgias, nas quais os médicos encontraram várias lombrigas intestinais que contribuíram para infetar os órgãos afetados pelos tiros. O paciente também mostrou sintomas de “stress psicológico severo e depressão”.

Cerca de trinta mil soldados norte-coreanos desertaram para o Sul desde o final da guerra, mas a maior parte usou rotas de fuga através da China, sendo este um caso raro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …