Coreia do Norte ameaça atacar Nova Iorque por tweet de Trump com 5 meses

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte relembrou uma mensagem do presidente norte-americano Donald Trump, publicada há cinco meses no Twitter, para ameaçar um ataque contra a cidade de Nova York. Para Pyongyang, o ataque “deve ser comprovado na prática”.

“A Coreia do Norte está a cerca de 10.400 quilómetros de distância de Nova York. Mas isso actualmente não é uma grande distância para os nossos ataques”, diz um artigo de opinião do jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun.

Intitulado “A política hostil dos EUA está condenada a ir à falência“, o artigo vai mais longe e afirma que “os norte-americanos estão a sentir-se desconfortáveis porque um tal ataque é possível de comprovar na prática”.

“Isso acontece porque a política hostil dos americanos vai mostrar-se uma futilidade, quando a República da Coreia do Norte realizar o lançamento de um míssil intercontinental capaz de atingir com precisão qualquer parte do território dos EUA”.

O texto faz referência a um tweet publicado por Trump em janeiro, no qual o presidente norte-americano desdenha do anúncio de Pyongyang de que estaria na “fase final” de criação de uma arma nuclear capaz de atingir qualquer parte dos Estados Unidois, e diz que tal ataque “não vai acontecer”.

“Trump ficou nervoso no início deste ano quando soube que a Coreia do Norte está próximo de ter uma arma nuclear que pode atingir todo o continente americano, e disse que isso  nunca acontecerá. Mas os testes estratégicos de armas que realizámos demonstraram que o tempo de testar um ICBM não está muito distante”, diz o texto.

Desde o início do ano, os norte-coreanos realizaram já uma dezena de testes balísticos, o que, segundo especialistas, será parte do trabalho de aperfeiçoamento da tecnologia que Pyongyang espera poder levar o país a ter o seu próprio míssil balístico intercontinental.

Os mísseis balísticos norte-coreanos conhecidos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10 mil quilómetros, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

Nova Iorque, tal como a capital norte-americana, Washington, encontram-se na costa leste dos EUA – aparentemente a salvo, para já, dos ICBMs norte-coreanos.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano. A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça atacar especificamente uma cidade norte-americana. Há cerca de um ano, Pyongyang divulgou um vídeo de propaganda no qual mostrava o seu “triunfante ataque nuclear a Washington“.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quando eu era estudante ensinavam-nos que havia 6 continentes: Europa, África, Ásia, América, Oceania e Antárctida. Ora, apesar do mapa que aparece no artigo nem apresentar a Antárctida, não há dúvidas que este continente também está a salvo dos mísseis!

RESPONDER

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …