Coreia do Norte ameaça “varrer” EUA da face da Terra

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Um site oficial norte-coreano advertiu os Estados Unidos de que serão “varridos da face da Terra” se desencadearem uma guerra na península, no último episódio da troca de ameaças que alimenta as tensões na região.

No sábado, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, anunciou que o porta-aviões Carl Vinson chega “dentro de alguns dias” ao mar do Japão, quando são insistentes os rumores sobre um possível sexto ensaio nuclear norte-coreano.

Pyongyang, que sonha construir um míssil capaz de atingir o continente americano, tem multiplicado nos últimos tempos as declarações incendiárias e realizou dois ensaios de mísseis desde o início do mês.

Numa série de editoriais, o jornal Rodong Sinmun, porta-voz do partido único no poder, explica que as forças norte-coreanas não estão impressionadas com a chegada iminente do porta-aviões norte-americano que constitui “uma chantagem militar sem disfarces”.

As forças norte-coreanas estão prontas para “afundar o porta-aviões nuclear norte-americano com um único ataque”, escreveu o jornal no domingo.

O site de propaganda Uriminzokkiri considera que o envio do Carl Vinson é uma declaração de guerra. “É a prova de que uma invasão da Coreia do Norte fica mais próxima todos os dias”, referiu.

Num editorial apresentado como tendo sido escrito por um oficial do exército, o site alerta Washington para não confundir a Coreia do Norte com a Síria, que não lançou um “contra-ataque imediato” após um ataque dos Estados Unidos a uma base aérea síria no início do mês.

Em caso de ataque à Coreia do Norte, “o mundo verá como os porta-aviões inconscientes de Washington são reduzidos a pedaços de aço e naufragam e como um país chamado América é varrido da face da Terra“, adianta.

Pence, que terminou uma viagem à região, declarou, como outros responsáveis norte-americanos, que face às ambições nucleares norte-coreanas “todas as opções estão sobre a mesa”, incluindo a militar.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este puto maluco do Kim não sei quantos, deve pensar que o Trump não (tem uma cartada forte em maos)… Seria maluco em mandar a mais poderosa e secreta frota Naval Bélica Global (Frota do Pacífico) para a Coreia do Norte sem uma carta na manga?

    Lembre-se que a América tem alguns dos mais secretos segredos da história da humanidade onde nem mesmo uma mosca consegue passar…
    51 AREA, Arkansas Base, novo aviao supersônico (mais rápido e secreto do mundo) versão modificada do Raptor F22, e nem sonhamos o armamento que pode albergar dentro do seu monstro naval…

    Sabiam que este Porta Aviões bem como outros 5 ao serviço da Marinha de USA, conseguem ao mesmo tempo não atacar apenas via Ar com os seus mais de 500 aparelhos bem como igualmente via submarina levando consigo submarinos indetetáveis aos sonares (dentro dele mesmo)?

    E não vamos falar depois dos mísseis teleguiados a laser nem mesmo noutros meios…

    A única força Global que poderá fazer frente a Washington é e repito Moscow, os outros estão anos de luz da tecnologia usada pela América… (sei do que falo por ter visro e evidenciado)…

    • Tudo tão secreto e inesperado que até aparece num comentário dum qualquer site de noticias!…
      E a Coreia do Norte; fazes ideia do que tem escondido?
      Além disso, e caso não tenhas reparado, o Trampa é mesmo maluco e quase tão estúpido como o porquinho da Coreia do Norte… ainda devem ser parentes!…

RESPONDER

Terceiro estado de emergência? "É preciso em abril preparar um maio, maduro maio"

O Presidente da Assembleia da República já deixou antever que o Parlamento irá ter de debater, na próxima semana, uma segunda renovação do estado de emergência. Em declarações ao semanário Expresso, Eduardo Ferro Rodrigues cita uma música do …

Mourinho e jogadores do Tottenham apanhados a quebrar regras de isolamento

O técnico português José Mourinho e três jogadores do Tottenham foram apanhados a quebrar as regras de isolamento social decretadas no Reino Unido, segundo avança o diário britânico The Guardian. De acordo com fotografias e vídeos …

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …