Coreia do Norte ameaça novamente ataque preventivo a EUA e Japão

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Em caso de provocações por parte dos Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Japão, a Coreia do Norte pode realizar um ataque preventivo, informou a agência norte-coreana ACNC.

A Agência Central de Notícias da Coreia KNCA divulgou este sábado a informação, dizendo que as forças armadas revolucionárias do país “estão prontas para a realização de um ataque preventivo contra os seus adversários, em caso da mínima provocação por parte deles, em conformidade com os interesses de proteção da soberania da república popular e o direito à sua existência.”

O comunicado divulgado pela KNCA, citado pela agência russa Sputnik News, adverte também o Japão relativamente à introdução de sanções contra a Coreia do Norte, dizendo que nesse caso o Japão será responsabilizado pelas possíveis consequências.

No início deste mês os Estados Unidos tinham avisado Pyongyang de que qualquer ataque contra aliados dos americanos ou uso de armas nucleares pelo lado norte-coreano levará a uma “resposta instantânea e eficaz”.

Além disso, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe tinha dado ordem para preparar um pacote adicional de sanções contra a Coreia do Norte por causa do teste de lançamento de armas nucleares que a Coreia do Norte realizou em 9 de setembro.

Em agosto, a Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, disse na ocasião um comunicado da agência estatal norte-coreana KNCA.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

A Rússia interveio na altura na guerra de palavras, avisando a sua tradicional aliada de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo “do seu triunfante ataque nuclear a Washington”.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro Presidente da Coreia do Norte, Senhor Kim Jong-un

    Peço desculpas pela intromissão em vossa cuidadosa política externa. Contudo, e pensando no bem estar da população mundial, gentilmente solicito que aguarde 10 anos para este ataque preventivo aos Estados Unidos da América e ao Japão. É que, no momento, estamos todos com problemas humanitários bastante graves e que exigem cuidado.

    Com a vossa possível permissão, tomo a liberdade, e desafio vossa real personalidade, a enfrentar os problemas internacionais com a imensurável capacidade diplomática disponível a qualquer grande chefe de estado.

    Por todo o vosso empenhamento na condução pacífica dos grandes conflitos em causa, sou pessoalmente grata!

    Maria Bressan
    Uma cidadã da terra

  2. Mais uma gracinha do Kimzinho, mas quem é que se vai meter e dar atenção a um pateta daqueles? Eu penso que não, mas em todo o caso este louco não se meteria a fabricar armas daquelas se não tivesse apoio exterior e nesse caso alguém lho dará.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …