/

Coreia do Norte ameaça novamente ataque preventivo a EUA e Japão

3

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Em caso de provocações por parte dos Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Japão, a Coreia do Norte pode realizar um ataque preventivo, informou a agência norte-coreana ACNC.

A Agência Central de Notícias da Coreia KNCA divulgou este sábado a informação, dizendo que as forças armadas revolucionárias do país “estão prontas para a realização de um ataque preventivo contra os seus adversários, em caso da mínima provocação por parte deles, em conformidade com os interesses de proteção da soberania da república popular e o direito à sua existência.”

O comunicado divulgado pela KNCA, citado pela agência russa Sputnik News, adverte também o Japão relativamente à introdução de sanções contra a Coreia do Norte, dizendo que nesse caso o Japão será responsabilizado pelas possíveis consequências.

No início deste mês os Estados Unidos tinham avisado Pyongyang de que qualquer ataque contra aliados dos americanos ou uso de armas nucleares pelo lado norte-coreano levará a uma “resposta instantânea e eficaz”.

Além disso, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe tinha dado ordem para preparar um pacote adicional de sanções contra a Coreia do Norte por causa do teste de lançamento de armas nucleares que a Coreia do Norte realizou em 9 de setembro.

Em agosto, a Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, disse na ocasião um comunicado da agência estatal norte-coreana KNCA.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

A Rússia interveio na altura na guerra de palavras, avisando a sua tradicional aliada de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo “do seu triunfante ataque nuclear a Washington”.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

ZAP

3 Comments

  1. Caro Presidente da Coreia do Norte, Senhor Kim Jong-un

    Peço desculpas pela intromissão em vossa cuidadosa política externa. Contudo, e pensando no bem estar da população mundial, gentilmente solicito que aguarde 10 anos para este ataque preventivo aos Estados Unidos da América e ao Japão. É que, no momento, estamos todos com problemas humanitários bastante graves e que exigem cuidado.

    Com a vossa possível permissão, tomo a liberdade, e desafio vossa real personalidade, a enfrentar os problemas internacionais com a imensurável capacidade diplomática disponível a qualquer grande chefe de estado.

    Por todo o vosso empenhamento na condução pacífica dos grandes conflitos em causa, sou pessoalmente grata!

    Maria Bressan
    Uma cidadã da terra

  2. Mais uma gracinha do Kimzinho, mas quem é que se vai meter e dar atenção a um pateta daqueles? Eu penso que não, mas em todo o caso este louco não se meteria a fabricar armas daquelas se não tivesse apoio exterior e nesse caso alguém lho dará.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.