Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo “não é digno do PS de Mário Soares”

rtppt / Flickr

Ana Gomes, candidata à Presidência da República

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a “nossa candidata à Presidência”.

“A Ana é do meu partido, teve um percurso ímpar, foi da direção nacional do PS, candidata a uma autarquia e eurodeputada durante 15 anos”, disse Duarte Cordeiro, líder da FAUL (Federação da Área Urbana de Lisboa) e secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, reafirmando “as razões” que o levaram a apoiar a candidatura presidencial de Ana Gomes.

Cordeiro foi um dos oradores da conversa online que a candidata promove diariamente sobre os seus compromissos a Belém, esta quarta-feira dedicada ao tema “Portugal, país inovador, de descentralização e regionalização”.

O presidente da FAUL do PS recordou ainda o seu “papel exemplar” como embaixadora, em particular na Indonésia, quando se assumiu como uma voz destacada pela independência de Timor-Leste. “É uma candidata progressista, que defende obviamente os valores humanistas, é uma candidata ambientalista e que combate todas as formas de desigualdades e é intransigente contra a xenofobia, racismo, conservadorismo”, salientou.

“Precisamos de pessoas com esta atitude, esta coragem, este inconformismo. Desejar-te muita sorte nesta tua, nossa candidatura, a Presidente da República”, afirmou.

Sobre o tema do debate, Duarte Cordeiro definiu-se como um “regionalista convicto” a partir de Lisboa, defendendo que também a capital “precisa do processo de regionalização”. “Parabéns à Ana por ter colocado este tema na agenda da campanha, é um elemento diferenciador em relação ao atual Presidente da República, desde logo”, afirmou.

Duarte Cordeiro considerou “muito importante” que continue a defesa da ideia da regionalização e que este processo não seja encarado como “algo negativo, pesado”.

A candidata Ana Gomes disse ter saído deste debate com a ideia reforçada de que o país “precisa da regionalização” e reiterou a acusação de que Marcelo Rebelo de Sousa foi “um dos grandes bloqueadores” deste processo.

“O país está cheio de vontade que aconteça e, se conseguirmos a mudança que estas presidenciais podem propiciar, a articulação com o Governo será fácil e dinâmica e rapidamente trará frutos neste processo que é tão desejado pelo país”, considerou.

No final, Ana Gomes disse sentir-se “ainda com mais força e mais animada” para a reta final de uma campanha que admitiu ser cheia de peripécias, mas ao mesmo tempo “encorajadora de que a mudança, é possível, é desejada e vai acontecer”.

Nesta conversa, outro dos oradores foi o antigo ministro João Cravinho, que em 2019 presidiu à Comissão Independente para a Descentralização, que defendeu a criação de regiões administrativas em Portugal.

Queria felicitar a nossa candidata a Presidente por ter introduzido em várias ocasiões importantes este tema. Fez muito bem em fazê-lo”, saúdo, considerando que o centralismo “não é só abafante, mas chega a ser perigoso”.

De acordo com o Expresso, Pedro Nuno Santos e Francisco Assis juntam-se na reta final da campanha às ações da candidata a Belém.

Voto em Marcelo. “Não é digno do PS de Mário Soares”

Depois do manifesto de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, assinado por altos dirigentes do PS, Ana Gomes disse aos jornalistas que não a surpreende. “Infelizmente, o partido não mantém a vivacidade critica”, referiu, lamentando o “seguidismo” dentro do PS, porque “os partidos não podem ser clubes de amigos ou de interesses privados”.

“Sinto-me muito bem acompanhada por muitos socialistas que reconhecem que votar no candidato de direita não é digno do partido de Mário Soares e de Salgado Zenha“, disse Ana Gomes, no final de uma visita à Escola de Medicina da Universidade do Minho, citada pelo Expresso.

Questionada sobre se Vieira da Silva ou Fernando Medina traíram os valores e princípios do partido, a candidata respondeu: “não faço esse tipo de comentários ou de julgamentos”.

Ana Gomes invoca os históricos para dizer que “não é digno apoiar o candidato de direita” e acrescenta: “Não acho que o centrão dos interesses sirva o país“.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …