Convite da Igreja à abstinência divide Portugal

A recomendação de abstinência sexual aos católicos casados em segundas núpcias dividiu o país, líder europeu em divórcios e onde teólogos e religiosos se perguntam agora se a mensagem foi mal interpretada ou se, pelo contrário, a igreja do país vive alheia à sociedade.

O polémico conselho foi divulgado há 24 horas como uma das linhas “operativas” que o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, dirigia aos religiosos para que saibam como aproximar os sacramentos aos divorciados.

Era um assunto ao qual se tinha referido o papa Francisco na exortação “Amoris Laetitia”, publicada em abril de 2016, e sobre o qual queria reflexionar Clemente, considerado socialmente como a máxima figura eclesiástica de Portugal. O resultado, longe de esclarecer eventuais dúvidas, causou espanto.

A julgamento de Clemente, os sacramentos nestes casos podem fornecer-se “em circunstâncias excecionais”, ainda que a igreja “não deve deixar de propor a vida em continência” aos casados em segundas núpcias, caso o seu primeiro casamento não tenha obtido a nulidade eclesiástica.

Não é razoável“, afirma hoje taxativamente à Efe Anselmo Borges, sacerdote e professor de filosofia da Universidade de Coimbra, uma das vozes mais críticas neste debate.

“A igreja não se deve meter na vida íntima do casal. Depois, se efetivamente estão casados, é natural que tenham relações sexuais, faz parte do casal. Se um casal se forma, não é para viver como irmãos”, argumenta Borges, para quem a ideia da abstinência “contradiz a natureza das coisas”.

Este sacerdote e académico lamenta que a moral católica “continue muito centrada no sexo” e aponta que declarações deste tipo podem afastar as pessoas da igreja, pois, embora o cardeal de Lisboa apenas tenha poder jurídico sobre a sua diocese, socialmente é considerado o chefe eclesiástico do país.

Talvez por isso e para apagar o inesperado fogo causado por Clemente já falaram publicamente membros de outras diocese, como o padre Mário Tavares de Oliveira, assistente em Évora.

“D. Manuel é bispo de Lisboa e as suas orientações não são para a igreja em Portugal nem vinculam a outras diocese”, assevera hoje ao jornal “Público”, ideia com a qual coincide Miguel Abreu, membro da diocese de Viseu, no mesmo jornal: “É a sua opinião”.

A imprensa portuguesa tornou-se um fórum de discussão entre teólogos e religiosos que defendem o cardeal de Lisboa, cujas palavras terão sido, sustentam, interpretadas mal ou tiradas de contexto.

“A expressão usada talvez não tenha sido a mais feliz para ser entendida por pessoas com linguagem não eclesiástica”, indica nesse sentido o padre José Manuel Pereira de Almeida.

E matiza: “Há circunstâncias em que fará sentido propor (a abstinência sexual). Mas as pessoas decidem o que lhes parece mais adequado”.

Outros, como a doutora em teologia Teresa Toldy, investigadora na Universidade de Coimbra, veem nas palavras de Clemente “um alheamento completo em relação à vida dos casais”.

“É revelador de como se produz um discurso por parte de pessoas que, quando falam de casamento de maneira dura e rápida, não sabem do que estão a falar e correm o risco de fazer propostas ridículas”, afirma Toldy ao mesmo jornal.

A polémica levou o diretor do departamento de comunicação do Patriarcado, Nuno Rosário Fernandes, a pronunciar-se, sublinhando que é “errado dizer que é o patriarca quem propõe” o conselho de abstinência porque “já foi afirmado por João Paulo II no ‘Familiaris Consortio'”, uma exortação apostólica de 1981.

Portugal é o país europeu com maior proporção de divórcios: por cada cem casamentos que se realizam no país há setenta divórcios, segundo a base de dados estatísticos Pordata.

// EFE

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Porque não ir mais longe nas palavras, e propor castrar todos os homens com nacionalidade portuguesa? Aí a igreja e o Sr. Clemente ficariam certamente radiantes de alegria. Em contra partida ficariam os homens portugueses sem mulheres, pois estas imigrariam para a Espanha.
    Haja bom senso no que se diz, pessoas limitadas de cerebro!

  2. Para mim o casamento nunca deveria ter existido porque o casamento em geral so gera dinheiro, bens materiais , odio e confusoes e isto nao esta relacionado com amor divino partilhado. o Amor divino nao precisa de provas da igreja ou seja la o que for para calar as vozes alheias. A igreja nunca fala a verdade para o interesse da humanidade mas sim querer protagonismo nos media e controlo sobre o povo prisionado pelo sistema politica e religiosa e capital . Isto tem que acabar de uma vez por todas. tem que haver uma orientacao de uma pessoa iluminada( ja existe nesta era) para despertar a consciencia divina das pessoas na qual a humanidade esta prisionada e limitada por culpa das igrejas e religioes por interesses proprios. isto vai acabar em breve e isso vos garanto a 100%.

    • Oh homem, você não pode garantir nada… não faça isso, até porque está 100% enganado!
      A Igreja fala a verdade. Agora a Igreja não tem de ser necessáriamente a Hierarquia, embora também passe por lá… mas não se preocupe, o mais importante é que Deus ama cada homem (e mulher, e criança…). A alguns chama-os a ser Cristãos, a ter o Espírito de Cristo Ressuscitado, a outros não chama a isso. Aos que chama, esses entendem perfeitamente o que disse o D. Manuel Clemente, os outros não vão nunca entender, porque não podem. E essa eleição de Deus sobre quem entende e não entende não faz de nenhum deles melhor ou pior. .. Deus escolheu assim.

      • Voce nao sabe do que fala porque o sistema tomou conta da sua mente Infelizmente voce é vitima do sistema.
        Nao falta muito para isto mudar. Sei da fonte segura. Mas nao se preocupe se estou 100% certo ou errado ate porque o acontecimento vais estar a vista de todos. Por isso nao vai partir so de mim mas de milhoes de pessoas.
        Toda esta palhacada do sistema cheio de manipulacoes vai acabar. Sera uma vitoria da humanidade para a liberdade . Tutastu✌

  3. os padres são os mais pedófilos, e que andam com muitas mulheres casadas a ter relações sexuais, ninguém sabe se aquele é homem é padre ou não, frequentam tudo e mais alguma coisa, que façam no seminário uma pregunta aos seminaristas, se queres ser Padre tens que ser castrado, porque o solibato é uma farça, queria ver quem ia para Padre. Será que o Cardeal Patriarca nunca teve nada com ninguém? Ou então teve algum trauma e perdeu a vontade sexual

  4. Pelo contrário, não dividiu nada Portugal, os protestos contra as declarações de Manuel Clemente (não uso o dom) foram unânimes, vieram de todos os lados e de todos os quadrantes, até de dentro da Igreja.

  5. Sim, pode haver, como diz o título da notícia, uma “divisão na sociedade portuguesa” quanto à proposta Clementíssima: 10 a favor e 9 milhões, novecentos e noventa nove mil novecentos e noventa contra. Este tipo de títulos de caixa alta, muito comuns na comunicação social atual, encaixam bem na categoria “A mentira da verdade”. Isto é, não se mente legalmente, mas omite-se/distorce-se a percepção da realidade, que é outra forma de mentir aos leitores.

  6. A Assinatura de Deus no DNA Humano
    Uma comissão de cientistas internacionais provou que existe a “assinatura de Deus” no DNA humano. Já existem drones baratos que podem matar por controle remoto. Servir de espiões. E que podem carregar uma pessoa: contra ladrões, terroristas homens-bomba e espiões não adiantam mais edifícios, condomínios, muros altos, cercas elétricas, etc., pois eles poderão “voar como pássaros”. Doença de cachorros pode causar esterilidade em meninas não podendo ter filhos quando adultas, e pode atrofiar fetos humanos em formação, deixando-os aleijados. Doenças de gatos podem matar pessoas ou deixá-las cegas. Em poucos anos vai faltar comida do reino vegetal porque as abelhas que polinizam as flores estão sendo mortas com agrotóxicos. O que você sabe sobre os illuminati e a Nova Ordem Mundial? Retransmita este e-mail aos seus contatos de Internet ou me informe a sua lista de e-mails. Se quando for acessar o site abaixo por acaso aparecer uma mensagem: Bandwidth Limit Exceeded é aviso de que o limite da quantidade de leitores esgotou naquele momento, devendo tentar novamente mais tarde. Leia sobre alguns assuntos “de arrepiar o cabelo” no meu site: http://www.laurohenchen.com.br

  7. Religiões , igrejas sejam elas qual forem são apenas empresas e parece incrível como as pessoas neste mundo que tão inteligentes se acham não conseguem ver tal coisa.
    A biblia por exemplo a unica coisa que não tem é um nome do escritor no verso , pois não passa de um livro escrito como qualquer escritor de livros infantis que fazem acreditar em heróis e vilões , como tal apenas histórias ….
    O mundo precisa mesmo acordar para a realidade ….

  8. valha nos deus.. sr bispo!! se o casamento ( diz a igreja ) serve para procriar…. como se aconselha abstinencia sexual??? …..ou esta o sr bispo a querer dizer que sera melhor viver em mancebia?????

  9. Dom Manuel Clemente não é socialmente a maior figura eclesiastica em Portugal. Dom Manuel Clemente é o Bispo de Lisboa, como o Dom Jorge Ortiga é de braga ou Dom Jose cordeiro de Bragança. As suas opinioes, sao apenas isso, opinioes. E caso queira tornar isso doutrina é para Lisboa.
    Nao é esta a pratica em Portugal. Os casais sao acolhidos, ningurm lhes faz tal proposta. Pelo contrario, sao mais acompanhados no sentido de refazerem as suas vidas, ja bssta o que sofreram.
    O Patriarca cita um documento de 1989 do papa Joao Paulo II. De la para cá o mundo mudou muito, e o Papa Francisco publicou um documento que abre mais as portas. O que esta em causa é a oposiçao feroz ao papa de certos Bispos.

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …