Estado põe convento à venda por 5 milhões de euros

O Estado colocou, esta segunda-feira, o Convento de São Francisco, em Setúbal, à venda por 5 milhões de euros. O convento é um monumento classificado pela Direção-Geral do Património Cultural.

O edifício remete ao século XV e tem uma área superior a 62 mil metros quadrados. A Estamo, que gere as propriedades imobiliárias do Estado, colocou um anúncio no seu site para a venda do convento. O preço de referência é de 5 milhões de euros e os interessados têm até ao dia 5 de maio para garantir a compra.

O Convento situa-se na encosta do Forte de S. Filipe, no Parque Natural da Arrábida, e encontra-se já em ruínas. O imóvel é descrito como “a ruína do Antigo Convento de São Francisco e cinco blocos residenciais/turísticos, construídos nos anos 90 pela Casa Pia”.

Segundo avança o jornal Público, o Plano Diretor Municipal de Setúbal (PDM) já previa a construção, sobretudo para habitação, em cerca de 20 mil metros quadrados da área do convento. A nova versão deste plano alarga essa área para quase metade da sua totalidade — 27.800 metros quadrados.

O convento é de arquitetura religiosa, renascentista e barroca, e conta com uma grande importância histórica assinalável na região. Construído em 1410, pertencia à Ordem dos Frades Menores e à Província dos Algarves, que terá sido a primeira ordem religiosa a estabelecer-se em Setúbal. Lá ficou hospedado Filipe III de Castela durante a sua visita a Setúbal, no início do século XVII.

Segundo explica o matutino, o edifício principal já foi reedificado duas ocasiões, nos séculos XVIII e XIX. Foi um dos muitos edifícios gravemente afetado pelo grande terramoto que atingiu Lisboa em 1755. Em 1996, o Convento de São Francisco foi cedido à Casa Pia de Lisboa e foi assinado um protocolo com a Câmara de Setúbal para o realojamento das famílias que lá viviam. O acordo previa também a recuperação do convento para a instalação de um colégio para jovens carenciados.

O projeto acabou por não ter pernas para andar e, em 2004, a Casa Pia de Lisboa devolveu o espaço à Direção-Geral do Património que, desde então, não procedeu à remodelação do convento.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Portugal a ficar sem os aneis.
    Onde eu já ouvi isto… estamos do fim do caminho para novamente a troika vir para manter os funcionarios públicos.

  2. E não houve lá nenhum comuna “torturado” (um simples prisão basta) para todos termos que continuar a pagar aquilo com os nossos impostos?

  3. Se os milionários em Portugal doassem para a restauração, tudo bem, se for o Estado a pagar seremos nós os contribuintes.

  4. É impressão minha ou hoje há por aqui mais malta a comentar?! Será que ficou tudo apeado sem gasoil e viraram-se todos para os PC’s e smartphones? Ou estão todos na fila para abastecer?

  5. Os nossos Governantes, não só os que estão, diria praticamente todos, só vendem.
    E, assim aos poucos o património vai desaparecendo.
    Penso que a pergunta é pertinente, para que precisamos de um Ministério da cultura/património.

  6. Se for para vender a alguém na condição de preservar a arquitectura tudo bem uma vez que o Estado quase nada preserva e esta imagem é bem a prova disso mesmo e são centenas de casos espalhados pelo país fora, mais ridículo ainda quando se vêm arranjos onde o cimento e o tijolo substituem a pedra ou então a que lá põem nem prima da original é.

  7. Para estar a cair, mais vale alguem recuperar.
    Se o estardo tivesse de cuidar de todos os monumentos, andavamos só trabalhar para pagar restauração de monumentos, em de eduação ou saíde.

RESPONDER

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …