Estado põe convento à venda por 5 milhões de euros

O Estado colocou, esta segunda-feira, o Convento de São Francisco, em Setúbal, à venda por 5 milhões de euros. O convento é um monumento classificado pela Direção-Geral do Património Cultural.

O edifício remete ao século XV e tem uma área superior a 62 mil metros quadrados. A Estamo, que gere as propriedades imobiliárias do Estado, colocou um anúncio no seu site para a venda do convento. O preço de referência é de 5 milhões de euros e os interessados têm até ao dia 5 de maio para garantir a compra.

O Convento situa-se na encosta do Forte de S. Filipe, no Parque Natural da Arrábida, e encontra-se já em ruínas. O imóvel é descrito como “a ruína do Antigo Convento de São Francisco e cinco blocos residenciais/turísticos, construídos nos anos 90 pela Casa Pia”.

Segundo avança o jornal Público, o Plano Diretor Municipal de Setúbal (PDM) já previa a construção, sobretudo para habitação, em cerca de 20 mil metros quadrados da área do convento. A nova versão deste plano alarga essa área para quase metade da sua totalidade — 27.800 metros quadrados.

O convento é de arquitetura religiosa, renascentista e barroca, e conta com uma grande importância histórica assinalável na região. Construído em 1410, pertencia à Ordem dos Frades Menores e à Província dos Algarves, que terá sido a primeira ordem religiosa a estabelecer-se em Setúbal. Lá ficou hospedado Filipe III de Castela durante a sua visita a Setúbal, no início do século XVII.

Segundo explica o matutino, o edifício principal já foi reedificado duas ocasiões, nos séculos XVIII e XIX. Foi um dos muitos edifícios gravemente afetado pelo grande terramoto que atingiu Lisboa em 1755. Em 1996, o Convento de São Francisco foi cedido à Casa Pia de Lisboa e foi assinado um protocolo com a Câmara de Setúbal para o realojamento das famílias que lá viviam. O acordo previa também a recuperação do convento para a instalação de um colégio para jovens carenciados.

O projeto acabou por não ter pernas para andar e, em 2004, a Casa Pia de Lisboa devolveu o espaço à Direção-Geral do Património que, desde então, não procedeu à remodelação do convento.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Portugal a ficar sem os aneis.
    Onde eu já ouvi isto… estamos do fim do caminho para novamente a troika vir para manter os funcionarios públicos.

  2. E não houve lá nenhum comuna “torturado” (um simples prisão basta) para todos termos que continuar a pagar aquilo com os nossos impostos?

  3. Se os milionários em Portugal doassem para a restauração, tudo bem, se for o Estado a pagar seremos nós os contribuintes.

  4. É impressão minha ou hoje há por aqui mais malta a comentar?! Será que ficou tudo apeado sem gasoil e viraram-se todos para os PC’s e smartphones? Ou estão todos na fila para abastecer?

  5. Os nossos Governantes, não só os que estão, diria praticamente todos, só vendem.
    E, assim aos poucos o património vai desaparecendo.
    Penso que a pergunta é pertinente, para que precisamos de um Ministério da cultura/património.

  6. Se for para vender a alguém na condição de preservar a arquitectura tudo bem uma vez que o Estado quase nada preserva e esta imagem é bem a prova disso mesmo e são centenas de casos espalhados pelo país fora, mais ridículo ainda quando se vêm arranjos onde o cimento e o tijolo substituem a pedra ou então a que lá põem nem prima da original é.

  7. Para estar a cair, mais vale alguem recuperar.
    Se o estardo tivesse de cuidar de todos os monumentos, andavamos só trabalhar para pagar restauração de monumentos, em de eduação ou saíde.

RESPONDER

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …