Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

(dp) sgt. Brigitte N. Brantley / DoD

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A Amazon revela que os “insistentes ataques públicos e de bastidores” de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram “pressão” que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa. 

A Amazon apresentou uma queixa formal em tribunal na qual acusa o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ter exercido “pressão indevida” e de ter estado por trás de uma série de “insistentes ataques públicos e de bastidores” contra a empresa, de maneira a que esta não vencesse um contrato público com o Pentágono.

Segundo o Observador, lê-se na acusação que os alegados ataques lançados pelo Presidente norte-americano àquela empresa visavam “prejudicar” o seu CEO, Jeff Bezos, que é também o proprietário do Washington Post, jornal que tem mantido uma relação crítica com o Presidente dos Estados Unidos.

Em causa, está um concurso público para um contrato no valor de 10 mil milhões de dólares, cerca de 9 mil milhões de euros, em troca do desenvolvimento de um sistema apelidado de JEDI (Joint Enterprise Defense Infrastructure), destinado à área de cloud computing.

De acordo com o diário, este passo é essencial no processo de modernização dos sistemas informáticos utilizados pelo Departamento de Defesa norte-americano.

O contrato acabou por ser atribuído à Microsoft. As propostas da IBM e da Oracle foram rejeitadas numa frase preliminar, levando a que a escolha fosse obrigatoriamente entre a Microsoft e a Amazon.

“É óbvio que estamos convictos de que o contrato não foi adjudicado de forma justa”, disse Andy Jassy, diretor executivo do departamento de Web Services da Amazon, no dia 4 de dezembro, numa conferência de imprensa.

“Chegámos a uma situação onde houve uma intromissão política significativa. Quando se tem um Presidente em funções que está disposto a admitir em público o seu desdém em relação a uma empresa e ao líder dessa empresa, fica muito difícil que qualquer agência governativa, incluindo o Departamento de Defesa, tomem uma decisão objetiva sem medo de represálias”, acrescentou.

O Pentágono refere que o concurso decorreu de forma normal. “O processo de aquisição foi conduzido de acordo com as legislação e os regulamentos aplicáveis. Todos os concorrentes foram tratados de forma justa e foram avaliados de forma consistente com os critérios adequados”, lê-se num comunicado de outubro do Departamento de Defesa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …