Conselho de Estado recebe Draghi (mas nem todos o querem ver)

O presidente do BCE é uma das figuras que esta quinta-feira vai marcar presença no primeiro Conselho de Estado de Marcelo. Mas nem todos veem esta visita com bons olhos, a começar pelo BE.

O primeiro Conselho de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, que acontece esta quinta-feira no Palácio de Belém, está a ser marcada pela presença de um convidado especial.

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, vai marcar presença nesta primeira reunião do Presidente da República, na qual também vão estar o primeiro-ministro e Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Segundo o atual chefe de Estado, citado pelo Diário Económico, a presença do presidente do BCE é bom para que este “tenha a noção exata daquilo que se passa em Portugal”.

A visita de Draghi acontece numa altura em que o país vive uma enorme instabilidade no setor financeiro, acentuada pelo tema da “espanholização da banca” e por casos como o BPI, o Banif, o Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com o mesmo jornal, enquanto supervisor europeu, o BCE terá a última palavra não só no processo de venda do Novo Banco como também no destino do BPI, que se encontra num impasse entre os espanhóis do CaixaBank e a angolana Isabel dos Santos, e na solução encontrada para o CGD, que o Governo pretende manter público.

Ao que o jornal Expresso apurou, tanto Marcelo como António Costa esperam sensibilizar Draghi para a especificidade da relação entre Portugal e Angola e para os riscos desta tal “espanholização”.

O tema deverá ser abordado no almoço antes da reunião do Conselho de Estado, no qual vão estar o Presidente da República, o primeiro-ministro, o governador do BdP e também Mário Centeno, ministro das Finanças.

Oficialmente, a intervenção de 20 minutos de Mario Draghi no Conselho de Estado será sobre temas macroeconómicos, tal como “a situação económica e financeira europeia”, mas fontes daquele órgão anteciparam ao jornal que as perguntas dos conselheiros ao presidente do BCE também podem “descer para questões micro”, nomeadamente as relacionadas com a banca.

Apesar de ser a banca portuguesa a estar na calha, a reunião de hoje terá como tema oficial o Programa Nacional de Reformas e o Programa de Estabilidade, dois documentos que têm de ser entregues em Bruxelas até ao final deste mês.

“Xô Draghi”

A verdade é que nem todos veem com bons olhos a visita do presidente do Banco Central Europeu ao nosso país, a começar pelo Bloco de Esquerda que preparou aquilo a que chama de uma “receção alternativa”, conta o Público.

Esta será uma ação simbólica a decorrer, às 19 horas, no Largo de S. Domingos, em Lisboa, bem longe do local onde acontece a reunião em que Draghi participa e também bem depois (o Conselho de Estado começa às 15 horas).

Batizada de “Xô Draghi! Not welcome”, esta receção pretende sensibilizar os portugueses para o facto do presidente do BCE ser “um rosto da austeridade, da crise europeia e da perda de soberania democrática dos países do sul da Europa”, pode ler-se na convocatória divulgada no Facebook.

“Não é bem-vindo a Portugal e terá uma receção digna do triste papel que tem na política europeia”, acrescenta-se na rede social.

“Mario Draghi conhece bem Portugal, mas os portugueses também conhecem bem o presidente do Banco Central Europeu”, diz ao jornal Jorge Costa, deputado e dirigente do BE.

Questionado sobre se esta ação poderá dificultar as relações com o Governo, o bloquista declara ao diário que “o BE vai continuar a dizer o que pensa dentro de uma União Europeia que é cada vez mais uma instituição de atraso para a maioria do povo europeu”, confirmando que, nestes temas, “o Bloco não vai nunca silenciar-se”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …