Avdiivka não é apenas “mais uma” conquista para a Rússia

1

Ministério da Defesa da Ucrânia

Rustem Umerov, ministro da Defesa da Ucrânia, e Oleksandr Syrskyi, comandante das Forças Armadas, em Avdiivka

Exército russo tomou conta da cidade – ou das ruínas – neste fim-de-semana. É um avanço “importante” e simbólico nesta fase.

A Rússia confirmou neste fim-de-semana o controlo total sobre Avdiivka. E esta não foi uma conquista como outras.

Para já, é descrita como a maior conquista da Rússia ao longo dos últimos nove meses. A anterior fora Bakhmut, em Maio do ano passado.

Foram quatro meses de combates intensos e de muitas perdas para os dois lados – a Ucrânia garante que, só nesta cidade, morreram mais de 47 mil soldados russos; a Rússia fala em 1.500 ucranianos mortos só em 24 horas.

Na sexta-feira passada a Ucrânia retirou os últimos soldados que estavam na cidade.

“Numa situação em que o inimigo está a avançar sobre os cadáveres dos próprios soldados e tem dez vezes mais obuses, esta é a única decisão correta”, justificou o comandante ucraniano Oleksander Tarnavsky, que preferiu salvar mais soldados do que aconteceu em Bakhmut.

Os russos ficam assim com a cidade do Leste da Ucrânia, muito próxima de Donetsk. Ou melhor, fica com o que resta da cidade, repleta de ruínas. Eram 34 mil habitantes, agora são mil.

O Instituto para o Estudo da Guerra assegura que esta conquista não é importante na guerra na Ucrânia.

Mas o Kremlin e o próprio Vladimir Putin já reagiram a esta conquista, falando numa “vitória importante”, que chega a menos de um mês das eleições presidenciais na Rússia.

“Glória eterna aos heróis que caíram no cumprimento das tarefas da operação militar especial!”, reagiu o presidente da Rússia.

O avanço foi também um retrato do que está a acontecer ao exército ucraniano, e que já tinha originado um aviso recente de Joe Biden: faltam armas, faltam munições, lembra a agência Reuters.

Mais do que isso: conquistar Avdiivka é uma vitória simbólica para a Rússia.

O jornal russo The Moscow Times lembra que esta pequena cidade industrial no Donbas era um símbolo da resistência ucraniana – já desde 2014, quando foi conquistada por apoiantes da Rússia mas pouco depois foi reconquistada pelos ucranianos.

Além destes pontos, é uma vitória após combates intensos e longos. Um conflito local de quatro meses, com provavelmente dezenas de milhares de mortos, terminou com vitória russa.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.