Congresso exige investigação ao “sarcófago nuclear” dos Estados Unidos no Pacífico

O Congresso dos Estados Unidos exige que o Departamento de Energia norte-americano investigue o estado atual de The Runit Dome, uma antigo depósito de lixo nuclear do país que agora esta em risco devido às alterações climáticas. 

O “sarcófago nucelar” é uma cúpula de betão de 45 centímetros de espessura e 115 metros de diâmetro localizada na Ilha Runit, no Atol de Enewetak, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. É o resultado de programas de testes atómicos da Guerra Fria.

A exigência do Congresso faz parte da nova Lei de Autorização de Defesa Nacional, assinada na semana passada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O mais tardar 180 dias após a data de promulgação desta lei, o Secretário de Energia enviará aos Comités de Serviços Armados do Senado e à Câmara dos Deputados um relatório sobre o estado da cúpula Runit nas Ilhas Marshall”, pode ler-se.

As autoridades norte-americanas deverão enviar, meados de junho, um relatório sobre o estado da cúpula, bem como os seus efeitos atuais e futuros no ambiente.

O documento deverá ainda incluir uma avaliação dos riscos que o “túmulo” representa para os habitantes e um plano detalhado de restauro da estrutura para que esta “não tenha qualquer efeito prejudicial à população local, ao meio ambiente ou à vida selvagem”.

Uma investigação recente levada a cabo pelo Los Angeles Times revelou recentemente que a cúpula, construída há quatro décadas, está prestes a abrir e colapsar devido à subida do nível das águas do mar e de outros efeitos das alterações climáticas.

O depósito contém o equivalente a 35 piscinas olímpicas de terra e resíduos radioativos, incluindo quantidades letais de plutónio, produzidas pelos Estados Unidos.

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante na Ilha Runit, sendo depois misturados com cimento e sepultados numa cúpula.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …