Congresso exige investigação ao “sarcófago nuclear” dos Estados Unidos no Pacífico

O Congresso dos Estados Unidos exige que o Departamento de Energia norte-americano investigue o estado atual de The Runit Dome, uma antigo depósito de lixo nuclear do país que agora esta em risco devido às alterações climáticas. 

O “sarcófago nucelar” é uma cúpula de betão de 45 centímetros de espessura e 115 metros de diâmetro localizada na Ilha Runit, no Atol de Enewetak, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. É o resultado de programas de testes atómicos da Guerra Fria.

A exigência do Congresso faz parte da nova Lei de Autorização de Defesa Nacional, assinada na semana passada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O mais tardar 180 dias após a data de promulgação desta lei, o Secretário de Energia enviará aos Comités de Serviços Armados do Senado e à Câmara dos Deputados um relatório sobre o estado da cúpula Runit nas Ilhas Marshall”, pode ler-se.

As autoridades norte-americanas deverão enviar, meados de junho, um relatório sobre o estado da cúpula, bem como os seus efeitos atuais e futuros no ambiente.

O documento deverá ainda incluir uma avaliação dos riscos que o “túmulo” representa para os habitantes e um plano detalhado de restauro da estrutura para que esta “não tenha qualquer efeito prejudicial à população local, ao meio ambiente ou à vida selvagem”.

Uma investigação recente levada a cabo pelo Los Angeles Times revelou recentemente que a cúpula, construída há quatro décadas, está prestes a abrir e colapsar devido à subida do nível das águas do mar e de outros efeitos das alterações climáticas.

O depósito contém o equivalente a 35 piscinas olímpicas de terra e resíduos radioativos, incluindo quantidades letais de plutónio, produzidas pelos Estados Unidos.

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante na Ilha Runit, sendo depois misturados com cimento e sepultados numa cúpula.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …