O Congresso dos Estados Unidos exige que o Departamento de Energia norte-americano investigue o estado atual de The Runit Dome, uma antigo depósito de lixo nuclear do país que agora esta em risco devido às alterações climáticas.
O “sarcófago nucelar” é uma cúpula de betão de 45 centímetros de espessura e 115 metros de diâmetro localizada na Ilha Runit, no Atol de Enewetak, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. É o resultado de programas de testes atómicos da Guerra Fria.
A exigência do Congresso faz parte da nova Lei de Autorização de Defesa Nacional, assinada na semana passada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“O mais tardar 180 dias após a data de promulgação desta lei, o Secretário de Energia enviará aos Comités de Serviços Armados do Senado e à Câmara dos Deputados um relatório sobre o estado da cúpula Runit nas Ilhas Marshall”, pode ler-se.
As autoridades norte-americanas deverão enviar, meados de junho, um relatório sobre o estado da cúpula, bem como os seus efeitos atuais e futuros no ambiente.
O documento deverá ainda incluir uma avaliação dos riscos que o “túmulo” representa para os habitantes e um plano detalhado de restauro da estrutura para que esta “não tenha qualquer efeito prejudicial à população local, ao meio ambiente ou à vida selvagem”.
Uma investigação recente levada a cabo pelo Los Angeles Times revelou recentemente que a cúpula, construída há quatro décadas, está prestes a abrir e colapsar devido à subida do nível das águas do mar e de outros efeitos das alterações climáticas.
O depósito contém o equivalente a 35 piscinas olímpicas de terra e resíduos radioativos, incluindo quantidades letais de plutónio, produzidas pelos Estados Unidos.
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante na Ilha Runit, sendo depois misturados com cimento e sepultados numa cúpula.
Se for no quintal dos outros não faz mal! É a mentalidade dos norte americanos!