Sarcófago nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante na Ilha Runit, misturados com cimento e sepultados numa cúpula.

Durante vários anos, o problema parece ter-se sido resolvido com sucesso. Porém, uma investigação recente dos Los Angeles Times revelou que o sarcófago nuclear está prestes a colapsar e abrir devido à subida do nível das águas do mar e de outros efeitos das alterações climáticas.

O sarcófago raso, chamado de “The Runit Dome” e conhecido localmente como “The Tomb”, é uma cúpula de betão de 45 centímetros de espessura e 115 metros de diâmetro encontrada na Ilha Runit, no Atol de Enewetak.

A sua tarefa era conter o material radioativo expelido pelos testes nucleares dos EUA em “Pacific Proving Grounds”, mas existe um receio constante de que esse material possa escapar.

A investigação, conduzida por uma equipa do Los Angeles Times e da Universidade Columbia sugere que a cúpula pode estar em risco de colapso. Numa série de cinco viagens, os investigadores documentaram que o sarcófago está coberto de fendas que pioram à medida que a temperatura aumenta. O aumento do nível do mar também está a atingir as margens da ilha, fazendo com que o material radioativo escape para as águas.

Este problema pode, de acordo com o IFLScience, reacender antigas queixas políticas. Em 1986, as Ilhas Marshall assinaram um pacto para selar a sua independência dos EUA. No entanto, a sua liberdade também significava que o governo dos EUA deixava de ser responsável por consequências negativas futuras dos testes nucleares da Guerra Fria.

Embora os EUA tenham concordado em pagar pelo reassentamento e assistência médica às comunidades afetadas pelos testes nucleares, “The Tomb” é uma história diferente. As Ilhas Marshall tentaram pressionar o governo dos EUA para obter ajuda com o problema, mas as autoridades norte-americanas terão mesmo recusado, argumentando que a cúpula é de responsabilidade do governo das Ilhas Marshall.

Em julho de 2019, um estudo descobriu que algumas regiões das Ilhas Marshall têm níveis de radiação comparáveis ​​aos encontrados perto de Chernobyl e Fukushima.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …