Sarcófago nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante na Ilha Runit, misturados com cimento e sepultados numa cúpula.

Durante vários anos, o problema parece ter-se sido resolvido com sucesso. Porém, uma investigação recente dos Los Angeles Times revelou que o sarcófago nuclear está prestes a colapsar e abrir devido à subida do nível das águas do mar e de outros efeitos das alterações climáticas.

O sarcófago raso, chamado de “The Runit Dome” e conhecido localmente como “The Tomb”, é uma cúpula de betão de 45 centímetros de espessura e 115 metros de diâmetro encontrada na Ilha Runit, no Atol de Enewetak.

A sua tarefa era conter o material radioativo expelido pelos testes nucleares dos EUA em “Pacific Proving Grounds”, mas existe um receio constante de que esse material possa escapar.

A investigação, conduzida por uma equipa do Los Angeles Times e da Universidade Columbia sugere que a cúpula pode estar em risco de colapso. Numa série de cinco viagens, os investigadores documentaram que o sarcófago está coberto de fendas que pioram à medida que a temperatura aumenta. O aumento do nível do mar também está a atingir as margens da ilha, fazendo com que o material radioativo escape para as águas.

Este problema pode, de acordo com o IFLScience, reacender antigas queixas políticas. Em 1986, as Ilhas Marshall assinaram um pacto para selar a sua independência dos EUA. No entanto, a sua liberdade também significava que o governo dos EUA deixava de ser responsável por consequências negativas futuras dos testes nucleares da Guerra Fria.

Embora os EUA tenham concordado em pagar pelo reassentamento e assistência médica às comunidades afetadas pelos testes nucleares, “The Tomb” é uma história diferente. As Ilhas Marshall tentaram pressionar o governo dos EUA para obter ajuda com o problema, mas as autoridades norte-americanas terão mesmo recusado, argumentando que a cúpula é de responsabilidade do governo das Ilhas Marshall.

Em julho de 2019, um estudo descobriu que algumas regiões das Ilhas Marshall têm níveis de radiação comparáveis ​​aos encontrados perto de Chernobyl e Fukushima.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …