Confinamento em vigor às zero horas desta quinta-feira

António Cotrim / Lusa

O novo confinamento generalizado em Portugal vai entrar em vigor às zero horas desta quinta-feira, avança o jornal Público neste domingo, dando conta que houve antecipação das datas inicialmente previstas para travar o número de casos diários de covid-19, que tem estado acima dos 9 mil nos últimos três dias.

Neste sábado, o jornal online Observador dava já conta que o novo confinamento deveria arrancar a partir de quarta-feira.

As medidas do novo confinamento estão ainda a ser definidas em pormenor, mas já se sabe que será um confinamento semelhante ao de maio do ano passado, durante a primeira vaga da doença, à exceção das escolas, que continuarão abertas.

De acordo com o Público, nas eleições presidenciais, que se realizam a 24 de janeiro, dentro do período do confinamento, haverá liberdade de circulação para votar e equipas de recolha de votos irão aos lares para que os idosos, que assim o requisitarem, possam votar.

O Conselho de Ministros aprovará na tarde de quarta-feira as regras a aplicar, depois de, na manhã do mesmo dia, a Assembleia da República dar luz verde para que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assine o decreto de novo estado de emergência.

“O Conselho de Ministros reunir-se-á imediatamente após a aprovação por parte da Assembleia da República, e comunicaremos e tomaremos as medidas de forma a que se possam aplicar o mais cedo possível“, referiu este sábado a ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, depois de António Costa ouvir todos os partidos com assento parlamentar a propósito do confinamento.

A reunião com especialistas do Infarmed, marcada para a próxima terça-feira, terá também um papel importante na escolha das medidas restritivas a tomar.

O primeiro-ministro convidou os candidatos a Presidente da República a estarem presentes no encontro de análise da evolução da pandemia de covid-19 no período após o aligeiramento de medidas no Natal. Ana Gomes já confirmou que estará presente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Fechando os restaurantes, quem trabalha longe de casa deixa de ter onde comer. Ora, se quem não trabalha, não come, o inverso também é verdadeiro: quem não come, não trabalha, logo… tirem-se as devidas conclusões, ou, como dizia o Sr. Secretário-Geral da ONU quando exercia o cargo de primeiro ministro, é só fazer as contas.

    • Caro senhor,
      Infelizmente, lá teremos que levar marmitas. Assunto resolvido e não vale a pena complicar mais o que já é mau.

  2. Vejam lá se nos deixam praticar desporto, sozinhos claro, e não apenas ir fazer um passeio sanitário… Acreditem que sozinho num local ermo, numa estrada ou caminho, um ciclista, um corredor ou um caçador não infetam nenhum ser vivo com o vírus…
    Vejam lá se se lembram disto para não haver um dia destes um surto de gente passada da cabeça por não poder distrair a mesma…

  3. e depois deste confinamento virá outro e outro…………soa-me que alguem no governo está a fazer o jogo da Máfia das Vacinas, que há algum tempo atrás dizia: “eles não terão nada, mas serão felizes”…..Quer-me parecer que tudo isto faz parte de um plano muito macabro para beneficio dos mesmos de sempre………….como diria alguem é só seguir o rumo do dinheiro……..ou quem ganha com este estado das coisas……………tambem não nos podemos esquecer que os testes usados para determinar a hexistência do Covid tambem acusa positivo em …..coca-cola, nas cabras, nas papaias, nas lagartixas, etc, etc…………afinal em que ficamos?????? Quem se responsabiliza sobre isto?…….como de costume NINGUEM…………bem dizia o outro: eles não terão nada mas serão felizes!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …

Lisboa escolhia aleatoriamente quem vacinar. Task force obrigou-a a usar critério da idade

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo era a única do país a chamar utentes para a vacinação contra a covid-19 de forma automática e aleatória. Há cerca de 15 dias, …

Bife criado em laboratório pode resolver um grande problema com a carne

Cientistas criaram um bife em laboratório com a mesma textura que um bife real e com uma maior resistência microbial. O único problema é que não é comestível. Através de ciência regenerativa usada no desenvolvimento de …