Confinamento em vigor às zero horas desta quinta-feira

António Cotrim / Lusa

O novo confinamento generalizado em Portugal vai entrar em vigor às zero horas desta quinta-feira, avança o jornal Público neste domingo, dando conta que houve antecipação das datas inicialmente previstas para travar o número de casos diários de covid-19, que tem estado acima dos 9 mil nos últimos três dias.

Neste sábado, o jornal online Observador dava já conta que o novo confinamento deveria arrancar a partir de quarta-feira.

As medidas do novo confinamento estão ainda a ser definidas em pormenor, mas já se sabe que será um confinamento semelhante ao de maio do ano passado, durante a primeira vaga da doença, à exceção das escolas, que continuarão abertas.

De acordo com o Público, nas eleições presidenciais, que se realizam a 24 de janeiro, dentro do período do confinamento, haverá liberdade de circulação para votar e equipas de recolha de votos irão aos lares para que os idosos, que assim o requisitarem, possam votar.

O Conselho de Ministros aprovará na tarde de quarta-feira as regras a aplicar, depois de, na manhã do mesmo dia, a Assembleia da República dar luz verde para que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assine o decreto de novo estado de emergência.

“O Conselho de Ministros reunir-se-á imediatamente após a aprovação por parte da Assembleia da República, e comunicaremos e tomaremos as medidas de forma a que se possam aplicar o mais cedo possível“, referiu este sábado a ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, depois de António Costa ouvir todos os partidos com assento parlamentar a propósito do confinamento.

A reunião com especialistas do Infarmed, marcada para a próxima terça-feira, terá também um papel importante na escolha das medidas restritivas a tomar.

O primeiro-ministro convidou os candidatos a Presidente da República a estarem presentes no encontro de análise da evolução da pandemia de covid-19 no período após o aligeiramento de medidas no Natal. Ana Gomes já confirmou que estará presente.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Fechando os restaurantes, quem trabalha longe de casa deixa de ter onde comer. Ora, se quem não trabalha, não come, o inverso também é verdadeiro: quem não come, não trabalha, logo… tirem-se as devidas conclusões, ou, como dizia o Sr. Secretário-Geral da ONU quando exercia o cargo de primeiro ministro, é só fazer as contas.

    • Caro senhor,
      Infelizmente, lá teremos que levar marmitas. Assunto resolvido e não vale a pena complicar mais o que já é mau.

  2. Vejam lá se nos deixam praticar desporto, sozinhos claro, e não apenas ir fazer um passeio sanitário… Acreditem que sozinho num local ermo, numa estrada ou caminho, um ciclista, um corredor ou um caçador não infetam nenhum ser vivo com o vírus…
    Vejam lá se se lembram disto para não haver um dia destes um surto de gente passada da cabeça por não poder distrair a mesma…

  3. e depois deste confinamento virá outro e outro…………soa-me que alguem no governo está a fazer o jogo da Máfia das Vacinas, que há algum tempo atrás dizia: “eles não terão nada, mas serão felizes”…..Quer-me parecer que tudo isto faz parte de um plano muito macabro para beneficio dos mesmos de sempre………….como diria alguem é só seguir o rumo do dinheiro……..ou quem ganha com este estado das coisas……………tambem não nos podemos esquecer que os testes usados para determinar a hexistência do Covid tambem acusa positivo em …..coca-cola, nas cabras, nas papaias, nas lagartixas, etc, etc…………afinal em que ficamos?????? Quem se responsabiliza sobre isto?…….como de costume NINGUEM…………bem dizia o outro: eles não terão nada mas serão felizes!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …