Novo confinamento em Melbourne vai custar mais de 3 mil milhões

Sebastião Moreira / Lusa

O novo confinamento na cidade de Melbourne, após o ressurgimento de casos da covid-19, custará à Austrália cerca de 3.695 mil milhões de euros, indicaram as autoridades.

A segunda cidade mais populosa do país, com cerca de cinco milhões de pessoas, foi colocada esta madrugada, de novo, durante seis semanas em confinamento.

Além disso, as autoridades do estado de Victoria, cuja economia representa 23% do PIB nacional e cuja capital é Melbourne, também implementaram a medida no município de Mitchell, cerca de 77 quilómetros a norte da capital regional, com cerca de 44 mil habitantes.

“O custo é de cerca de mil milhões de dólares australianos (615 milhões de euros) por semana, e isto vai atingir duramente os negócios”, disse o chefe do gabinete do Tesouro do país, Josh Frydenberg.

Os estados de Victoria e Nova Gales do Sul, os mais populosos da Austrália, fecharam esta quarta-feira a fronteira comum.

A população daqueles dois estados é de 13,9 milhões, que representam mais de 50% do total da Austrália.

Este é o primeiro encerramento daquela fronteira em cerca de 100 anos e foi acordado num telefonema entre o chefe do executivo de Victoria, Daniel Andrews, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison e a responsável do Governo de Nova Gales do Sul, Gladys Berijiklian.

A vigilância da fronteira, que se estende por 4.635 quilómetros, será da responsabilidade do estado de Nova Gales do Sul, que pediu ajuda militar.

O ressurgimento de covid-19 em Melbourne e subsequente reconfinamento, que as autoridades atribuem ao não cumprimento das medidas de quarentena nas instalações criadas para viajantes provenientes do estrangeiro, acrescentou 134 novos casos na quarta-feira e já ultrapassou 1.000 infetados.

A Austrália, que investiu mais de 13% do seu produto interno bruto em fundos de assistência e estímulo para lutar contra os efeitos da pandemia, é considerada por especialistas o terceiro melhor país na gestão da crise do novo coronavírus, depois da Coreia do Sul e da Letónia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …

Temido diz que risco de o país não estar pronto para receber vacina é "zero"

A ministra da Saúde garantiu, esta quarta-feira, que o risco de Portugal não estar preparado para vacinar contra a covid-19 quando a vacina for distribuída é "zero", referindo que "há muito" que o país se …

Encontrado misterioso monólito de metal no meio do deserto do Utah

A descoberta aconteceu quando funcionários do Departamento de Segurança Pública do Utah, nos Estados Unidos, estavam a bordo de um helicóptero a fazer uma contagem de ovelhas selvagens. De acordo com o canal estatal russo RT, …