Conduzir um carro em Portugal custa por mês entre 477 e 525 euros

SXC

Um proprietário de automóvel em Portugal pode gastar mensalmente, em média, entre 477 e 525 euros, segundo o “LeasePlan CarCost Index” 2016, sendo a Noruega e a Holanda os países onde conduzir é mais caro.

Segundo a lista hoje divulgada, Portugal está a meio da tabela que compara um total de 24 países europeus, com o custo de global de 477 euros mensais para viaturas a gasóleo e 525 euros para veículos a gasolina.

A Noruega é o país mais caro para conduzir um automóvel a gasolina (708 euros por mês), enquanto a Holanda lidera nos veículos a gasóleo (695 euros por mês).

Em contrapartida, surge a Hungria, onde um proprietário de veículo a gasolina gasta por mês 364 euros e a gasóleo 369 euros.

O índice mostra que os custos de desvalorização representam a maior despesa relacionada com a propriedade de automóveis na Europa (37%), seguido pelo Imposto Único de Circulação e IVA (20%). O combustível contribui 16% para o custo total de um carro por mês.

A análise indicou que em seis dos 24 países europeus analisados conduzir um carro a gasóleo é mais caro do que conduzir um carro a gasolina, devido a impostos mais elevados, seguros ou encargos de manutenção.

A Suécia tem os custos de manutenção e assistência em viagem mais elevados, em 15%, com um custo total de 85 euros, enquanto essa fatura na Turquia ronda os 28 euros mensais.

Já a Suíça tem os valores de seguros mais altos da Europa, com esses custos a totalizarem 117 euros por mês para gasolina e gasóleo, surgindo a República Checa como o país com o seguro mais barato para o veículo a gasolina (37 euros) e a Suécia como o local com menores valores para o seguro de veículos a gasóleo (39 euros).

Com base numa quilometragem anual de 20 mil quilómetros, a despesa média mensal de combustível na Europa é de 100 euros para a gasolina, e de 67 euros para o gasóleo.

Em Itália é onde se paga mais – 136 euros por mês para veículos a gasolina-, devido ao elevado imposto de combustível, já os russos pagam 54 euros por mês devido às grandes reservas de petróleo do país. O país mais barato para o gasóleo é a Polónia com 49 euros por mês.

O LeasePlan CarCost Index 2016 analisou os custos de propriedade de automóveis e utilização de carros a gasolina e gasóleo em 24 países europeus a partir da própria frota multimarca da empresa.

O índice comparou os custos mais importantes, como o preço de compra, custos de depreciação, reparações e manutenção, seguros, impostos e despesas de combustível, incluindo pneus de inverno, se exigido por lei. A análise tem por base os primeiros três anos de custos operacionais e uma quilometragem anual de 20 mil quilómetros.

A LeasePlan é uma empresa holandesa que opera na área do financiamento e gestão de frotas.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito nestas contas, com o ISV, IVA e IUC que se paga neste país, ou foram comparar Smarts ou não viram bem quanto se paga pelos impostos aqui, para não estarmos no último lugar… vejam as tabelas para carros com cilindradas superiores a 2000cc e o ENORME agravamento de impostos nos usados importados este ano.

  2. Eu também não acredito nestas contas. Pela quantidade de porches, jipes BMW, Audi’s, e Mercedes novos e topo de gama que se vêm na estrada todos os dias, diria que ou somos todos empresários riquíssimos, em vez de termos as empresas todas a receber linhas de crédito para afastar a insolvência, e termos de lançar obras publicas para conseguirem sobreviver, ou declaram todas muito abaixo do que recebem, e as finanças são completamente incompetentes e assim ganham mais do que deveriam…

  3. Fcharrua, os carros topo de gama que vê nas estradas, não estão em nome dos condutores, não são comprados a pronto e são uma forma das empresas terem custos e pagar menos impostos que assim recaem sobre os que não lhes podem fugir.

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …