Mesmo com o Rt a subir, Portugal reúne condições para avançar para a 2ª fase de desconfinamento

Tiago Petinga / Lusa

Ainda que o Rt esteja a subir nos últimos dias, a incidência no início de abril deverá manter-se abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes – um dos limites definidos pelo Governo para que o processo de desconfinamento continue.

O número de novos casos de covid-19 tem descido nas últimas semanas e os especialistas estimam que no início de abril a incidência se mantenha dentro do limite estabelecido pelo Governo para o país poder continuar a desconfinar, avança o Expresso.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a 4 de abril – um dia antes de Portugal entrar na segunda fase de desconfinamento – deverá registar-se uma média de 430 novas infeções diárias e uma incidência de 63,7 casos/100 mil habitantes.

Números que se encontram muito abaixo da linha vermelha de 120 casos/100 mil habitantes definida há duas semanas pelo primeiro-ministro, António Costa, como um dos sinais para travar.

No entanto, mesmo que o índice de transmissibilidade [R[t)] ultrapasse o valor de 1, a combinação dos dois indicadores deverá manter-se dentro da zona verde da matriz de risco, cumprindo os critérios necessários para avançar para a segunda etapa de reabertura.

Depois do arranque da primeira fase de desconfinamento, com a reabertura das creches, pré-escolar, 1º ciclo e venda ao postigo em algumas lojas, os indicadores epidemiológicos ainda não refletem um agravamento da situação.

Segundo o jornal, Portugal tem atualmente 77,6 casos/100 mil habitantes, sendo que o continente regista 67,7, mantendo uma tendência de descida da incidência. Norte, Alentejo e Algarve estavam ontem com menos de 60 novos casos/100 mil habitantes.

No continente, só Lisboa e Vale do Tejo (71,9) e a Região Centro (66,6) estão ligeiramente acima desse patamar definido pelos peritos como ideal.

A Madeira é a região com maior incidência de casos e por isso faz subir a média nacional.

Tendo em conta as análises dos peritos, ter um Rt acima de 1 com uma incidência baixa não é necessariamente grave, uma vez que um reduzido número de novos casos diários permite um controlo mais ágil da transmissão.

Além da baixa incidência e do R(t) ainda inferior a 1, os outros indicadores de controlo também dão segurança ao Governo: há menos de 245 camas ocupadas em cuidados intensivos (154), a percentagem de resultados positivos no total de testes está abaixo de 4% (1,3%) e o atraso nas notificações dos casos confirmados é de 10%.

Com luz verde nos indicadores nacionais para avançar para a segunda fase de desconfinamento, resta saber se todos os concelhos estarão numa situação epidemiológica que lhes permita dar o passo seguinte.

Neste sentido, o plano do Governo prevê aplicar medidas de paragem nos concelhos com maior risco e aos limítrofes se se concluir que há alguma “situação epidemiológica preocupante”.

A avaliação do arranque da segunda fase do desconfinamento só será feita na próxima quinta-feira.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …