Se não conseguir condicionar um Governo socialista, Rio sai pelo próprio pé

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio só admite continuar como líder social-democrata se o resultado das eleições legislativas, mesmo na derrota, o permitir condicionar um eventual Governo socialista.

Segundo o Expresso, esta é a tese que vai correndo entre o núcleo duro de Rui Rio. “Se o resultado for aquele que dizem as sondagens, as piores ou as menos más, a questão [da continuidade] está resolvida”, garante fonte próxima do líder do PSD.

De acordo com a mesma fonte, Rio apenas continuará se tiver “garantias” de que pode “influenciar a governação” de António Costa. No entanto, isso está dependente de dois fatores: a força eleitoral que tiver e a vontade do próprio líder socialista. Devido à dada anunciada indisponibilidade de Costa, as contas complicam.

Numa entrevista à TVI, Rio afirmou que viabilizaria um Governo do PS se as moedas de troca fossem reformas profundas na Justiça, no sistema eleitoral ou na Segurança Social. Mais tarde, na SIC, Costa agradeceu mas rejeitou.

Na mesma entrevista, o primeiro-ministro questionou o conceito de “reformas estruturais” e enumerou as áreas em que um entendimento com o PSD é impossível ou prescindível: na Justiça nem pensar; nas pensões não é preciso; no sistema financeiro já foi feito; escolas e transportes idem. “Não foi preciso haver grandes acordos de regime nem outra solução parlamentar para que essas reformas fossem feitas”, desvalorizou Costa.

“Se António Costa acha que está tudo bem, que não são precisas reformas estruturais, que o país está preparado para futuras crises, que a estabilidade da Segurança Social pode continuar dependente da conjuntura económica, que basta navegar à vista… então terá de o dizer aos portugueses”, desafiou a mesma fonte do núcleo duro, ouvida pelo semanário.

Dada a conjetura, Rui Rio é hoje um líder com pouco ou nada a perder. Daqui para a frente, só lhe resta crescer, e crescer ao centro, como provam as suas mais recentes declarações. Em entrevista à Lusa, Rio não só renovou a garantia de que o PSD não é um partido de direita, como fez questão de dizer que nem sequer disputa o eleitorado do CDS.

A liderança do bloco de direita está mais do que adquirida, é isso que dizem os estudos de opinião. Não é preciso forçar um discurso agressivo. O PSD é um partido de centro e tem de disputar esse eleitorado”, explicou fonte da direção. Contas feitas, existem 30% de indecisos e a sua larga maioria é de centro-direita – são esses que Rio quer tentar convencer.

Certo é que a sobrevivência de Rui Rio está dependente dos votos nas urnas, da boa vontade (ou da necessidade) de António Costa, mas também das vontades do aparelho social-democrata.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pelas minhas previsões, Costa ganha as eleições, Rui Rio sai do PSD após as eleições. O novo governo cai antes do fim da legislatura por opções erradadas de António Costa.

      • Se Costa terminar o segundo mandato acho que será o primeiro socialista.
        Se não me falha a memória Mario Soares, F. Rodrigues e o Eng. ficaram por caminho.

        Ele só está a apostar com base nas estatísticas.
        Mas acho que Costa é mais inteligente que os outros.

  2. O PSD ganhou as ultimas eleições, mas não governa. Não vai governar nestas. Vão pedir para governar nas seguintes e vai recusar. Os partidos mais à esquerda vão de ter de se chegar à frente, dar a cara. A partir desse momento talvez Portugal dê dois passos à frente e os pseudo governantes tenham vergonha, assim como os gestores das ditas S. A. do Estado.

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …