Se não conseguir condicionar um Governo socialista, Rio sai pelo próprio pé

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio só admite continuar como líder social-democrata se o resultado das eleições legislativas, mesmo na derrota, o permitir condicionar um eventual Governo socialista.

Segundo o Expresso, esta é a tese que vai correndo entre o núcleo duro de Rui Rio. “Se o resultado for aquele que dizem as sondagens, as piores ou as menos más, a questão [da continuidade] está resolvida”, garante fonte próxima do líder do PSD.

De acordo com a mesma fonte, Rio apenas continuará se tiver “garantias” de que pode “influenciar a governação” de António Costa. No entanto, isso está dependente de dois fatores: a força eleitoral que tiver e a vontade do próprio líder socialista. Devido à dada anunciada indisponibilidade de Costa, as contas complicam.

Numa entrevista à TVI, Rio afirmou que viabilizaria um Governo do PS se as moedas de troca fossem reformas profundas na Justiça, no sistema eleitoral ou na Segurança Social. Mais tarde, na SIC, Costa agradeceu mas rejeitou.

Na mesma entrevista, o primeiro-ministro questionou o conceito de “reformas estruturais” e enumerou as áreas em que um entendimento com o PSD é impossível ou prescindível: na Justiça nem pensar; nas pensões não é preciso; no sistema financeiro já foi feito; escolas e transportes idem. “Não foi preciso haver grandes acordos de regime nem outra solução parlamentar para que essas reformas fossem feitas”, desvalorizou Costa.

“Se António Costa acha que está tudo bem, que não são precisas reformas estruturais, que o país está preparado para futuras crises, que a estabilidade da Segurança Social pode continuar dependente da conjuntura económica, que basta navegar à vista… então terá de o dizer aos portugueses”, desafiou a mesma fonte do núcleo duro, ouvida pelo semanário.

Dada a conjetura, Rui Rio é hoje um líder com pouco ou nada a perder. Daqui para a frente, só lhe resta crescer, e crescer ao centro, como provam as suas mais recentes declarações. Em entrevista à Lusa, Rio não só renovou a garantia de que o PSD não é um partido de direita, como fez questão de dizer que nem sequer disputa o eleitorado do CDS.

A liderança do bloco de direita está mais do que adquirida, é isso que dizem os estudos de opinião. Não é preciso forçar um discurso agressivo. O PSD é um partido de centro e tem de disputar esse eleitorado”, explicou fonte da direção. Contas feitas, existem 30% de indecisos e a sua larga maioria é de centro-direita – são esses que Rio quer tentar convencer.

Certo é que a sobrevivência de Rui Rio está dependente dos votos nas urnas, da boa vontade (ou da necessidade) de António Costa, mas também das vontades do aparelho social-democrata.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pelas minhas previsões, Costa ganha as eleições, Rui Rio sai do PSD após as eleições. O novo governo cai antes do fim da legislatura por opções erradadas de António Costa.

      • Se Costa terminar o segundo mandato acho que será o primeiro socialista.
        Se não me falha a memória Mario Soares, F. Rodrigues e o Eng. ficaram por caminho.

        Ele só está a apostar com base nas estatísticas.
        Mas acho que Costa é mais inteligente que os outros.

  2. O PSD ganhou as ultimas eleições, mas não governa. Não vai governar nestas. Vão pedir para governar nas seguintes e vai recusar. Os partidos mais à esquerda vão de ter de se chegar à frente, dar a cara. A partir desse momento talvez Portugal dê dois passos à frente e os pseudo governantes tenham vergonha, assim como os gestores das ditas S. A. do Estado.

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …