Condado nos EUA preocupado com o aparecimento das “festas de covid-19”

Num condado de Washington, nos Estados Unidos, pessoas estão a participar em “festas de covid-19” para contraírem intencionalmente o novo coronavírus.

De acordo com a rede de televisão norte-americana NBC, autoridades de saúde do condado de Walla Walla, no estado de Washington, confirmam que se está a registar um aumento de casos de coronavírus devido à moda das chamadas “covid-19 parties”.

Em comunicado, as autoridades do condado explicaram que estas “festas de covid-19” consistem em reunir pessoas não infetadas com outras que já o estão para conseguirem contrair o vírus e, assim, alcançar a imunidade de grupo.

Isto numa altura em que ainda nem a Organização Mundial de Saúde (OMS), nem os cientistas que estudam este novo coronavírus sabem se realmente existe imunidade.

“As autoridades de saúde salientam que há muito que ainda não se sabe sobre a covid-19. Os epidemiologistas não sabem se a imunidade é algo certo, se a reinfeção é possível, ou se o vírus pode continuar a viver connosco. O que eles sabem é que mesmo os mais jovens podem ser hospitalizados, os sobreviventes podem sofrer danos a longo prazo e mesmo um caso ‘leve’ não é leve”, lê-se na mesma nota, citada pela rede de televisão.

De acordo com o site de Walla Walla, foi registada uma centena de novos casos nos últimos dias e uma pessoa morreu. Meghan DeBolt, diretora de saúde pública deste condado, revelou que muitas destas infeções podem estar relacionadas com estes encontros sociais.

“Não sabemos quando é que isto está a acontecer, só descobrimos depois quando temos novos casos. Perguntámos sobre os contactos e 25 pessoas disseram-nos que estavam ‘numa festa de covid’”, explica a responsável.

Numa mensagem em vídeo partilhada no Facebook, DeBolt explicou que estas festas “não são parte da solução” para reabrir o condado e pediu às pessoas para “usarem o bom senso e serem espertas na resposta à pandemia”.

Os Estados Unidos registam o maior número de mortes (mais de 73 mil) e o maior número de infetados (mais de 1,22 milhões), dos quais 190 mil foram já considerados curados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois loucos não parecem faltar por lá, penso mesmo que a pior pandemia que está a atacar a humanidade é a demência.

  2. As grandes pandemias da História da Humanidade mataram milhares de pessoas. Já esta ainda não fez sequer meio milhão. E consta que muitos dos que morreram morreram com Covid e não de Covid.
    São várias as vozes que apontam a intenção de sobrevalorizar este vírus como forma de alimentar todo um negócio de lobbys internacionais que pode bem ter os chineses por trás ou não. Subsiste a dúvida. Mas que foi lançado com fins comerciais já ninguém tem dúvidas tendo em conta a forma como se fazem e se alimentam os negócios e os lobbys das farmacêuticas, dos laboratórios de investigação, etc, etc, etc.
    Como me dizia há pouco um proprietário de um restaurante “as pessoas nem imaginam a quantidade de produtos de higiéne e desinfecção que os restaurantes estão obrigados a comprar”.
    No entanto continuam a morrer todos os dias pessoas com outras patologias e ninguém lhe chama pandemia.

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …