Covid-19 já matou mais nos Estados Unidos do que a guerra do Vietname

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos Estados Unidos

Mais de 58 mil pessoas morreram nos Estados Unidos devido à pandemia de covid-19, um número que já ultrapassa os óbitos registados nos 20 anos da guerra do Vietname.

Os Estados Unidos registaram 2207 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia de covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 58.351 pessoas morreram nos Estados Unidos.

Os mortos registados em dois meses no país devido à covid-19 já ultrapassaram os soldados norte-americanos mortos na guerra do Vietname em duas décadas (58.220), segundo o balanço oficial publicado pelo Arquivo Nacional.

Embora estes dois acontecimentos não tenham nada a ver um com o outro, este é o “limiar simbólico”, pois a guerra do Vietname continua a ser “um dos maiores traumas” vividos pelos norte-americanos no século XX, realça o estabelecimento de Ensino Superior.

Esta terça-feira, os Estados Unidos ultrapassaram outra “barreira simbólica”, tendo contabilizado mais de um milhão de casos diagnosticados com o novo coronavírus. O número de infetados subiu para 1.012.399, com cerca de 115 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

Este número de infetados pelo novo coronavírus representa cerca de um terço do total de casos registados em todo o mundo, segundo os dados divulgados pela mesma universidade.

Os Estados Unidos continuam a ser o país com registo de mais mortos e de casos confirmados.

O Presidente, Donald Trump, disse que está a ponderar a imposição de testes sistemáticos de despistagem do novo coronavírus para passageiros que aterrem nos Estados Unidos provenientes de zonas de risco, segundo o Diário de Notícias.

“Provavelmente faremos isso. A pandemia é bastante virulenta no Brasil”, exemplificou o chefe de Estado.

Mike Pence sem máscara durante visita a clínica

O vice-Presidente dos EUA visitou uma clínica em Rochester, no estado do Minnesota, e não usou máscara para falar com profissionais de saúde infetados e recuperados, nem quando visitou um laboratório onde se realizam testes, nem durante uma mesa redonda sobre o vírus.

Isto apesar de o regulamento desta unidade de saúde estabelecer que “todos os doentes, visitantes e funcionários devem usar máscara como forma de prevenir a transmissão da covid-19″. Segundo a agência Associated Press, todos os outros participantes que acompanharam Pence, incluindo representantes de autoridades, usaram máscara.

Numa publicação no Twitter, a clínica assegurou ter informado previamente o gabinete do vice-Presidente sobre a sua política de máscaras, mas essa mensagem foi depois eliminada. Questionado sobre isso pela agência, o estabelecimento não esclareceu a razão da retirada da publicação, mas confirmou ter partilhado informação com o gabinete.

Questionado sobre a sua decisão, Mike Pence disse que não havia necessidade de usar máscara por estar a ser regularmente testado, bem como toda a sua comitiva.

“Como eu não estou infetado com o coronavírus, pensei que era uma boa ocasião para estar lá, falar com os investigadores, os fantásticos profissionais de saúde, olhá-los nos olhos e agradecer-lhes”, justificou o número dois da Administração dos Estados Unidos.

Os Centros de Prevenção Contra as Doenças norte-americanos recomendam a cobertura do rosto em espaços públicos onde é difícil assegurar o distanciamento social, como farmácias e supermercados. Ainda assim, quando comunicou as recomendações federais sobre o uso de máscaras, Trump disse que optaria por não o fazer.

Governadores aliam-se contra a pandemia

À medida que a pandemia alastra, a maioria dos estados emitiu legislação para a população ficar em casa, embora nos últimos dias alguns tenham começado a retomar as suas atividades.

Especificamente, na segunda-feira, nove estados reabriram em parte as suas atividades (Alasca, Colorado, Geórgia, Minnesota, Mississípi, Montana, Oklahoma, Carolina do Sul e Tennessee) e espera-se que, na próxima semana, outros oito aliviem as medidas de confinamento e de encerramento das atividades sociais e económicas, embora mantenham o distanciamento social.

Apesar de alguns estados estarem a reabrir as suas atividades, as medidas de distanciamento social nos Estados Unidos vão manter-se durante o verão, avisou Deborah Birch, médica coordenadora do grupo de trabalho sobre a pandemia da Casa Branca.

Segundo o Diário de Notícias, os governadores do Nevada e do Colorado juntaram-se aos homólogos de Washington, Oregon e Califórnia para trabalharem em conjunto na estratégia de combate à pandemia, colocando a ciência à frente da política.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …