Concurso do lítio pode derrapar para 2022

Tiago Petinga / Lusa

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes (D), ladeado pelo secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba (E)

O concurso para a atribuição de direitos de exploração mineira aguarda ainda o estudo ambiental, que deverá ser publicado “até novembro”. 

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática admite que o lançamento do concurso para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio resvale para os primeiros meses de 2022. Recorde-se que o Governo chegou a anunciar que iria lançar entre julho e setembro de 2021.

“Devido à necessidade de realizar a avaliação ambiental estratégica, o concurso realizar-se-á no final do ano de 2021 ou no início do próximo ano de 2022”, confirmou fonte do MAAC ao ECO/Capital Verde, citada pelo ECO.

O atraso é explicado pelo facto de o estudo estratégico de impacto ambiental para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa em oito áreas do país só estar pronto lá para novembro, e não em abril, como estava inicialmente previsto.

Matos Fernandes disse esta semana que o estudo “está em andamento e deve ser publicado até novembro deste ano”. As declarações foram proferidas na Conferência de Alto Nível “Green Mining”, da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Uma das razões do atraso prende-se com o facto de a Lei das Minas só ter sido promulgada no início de maio, sete meses depois de ter sido aprovada em Conselho de Ministros, a 14 de outubro.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes artistas sao ministros de uma pasta do mais importante dos nossos tempos e nao vejo a distrituir pelo pais a producao de H2, a investigacao das baterias de acidos … o armazenamento da amonia e cryogenio, etc…
    Veem com essa do Litio, mas a projetos mais baratos e mais com grau de eficiencia grande…para que empinarem no Litio sai caro exploraracao, e industria poluente e baterias de litio so para eletronica….
    Grande producao de energia para pais esta na construcao de hibridos e na producao e armazenamento de elementos menos perigosos do que armazenar H2….produtos derivados deste….anda este governo a investir em paineis solares que so poluiem a paisagem…. na empresa exploracao litio que so vai ser fontes de desgraca poluidora e com consequencia para vida fauna e flora local….ouvir alguem que sabe pouco mas mais talves do que eles… naoooo…. tanto dinheiro deitado fora… dava para dar bom balanco ao pais…. mas nao enteram-no numa aposta errada e com consequencia perigosas para regioes…e ficamos na mesma… sem avancos so promessas e corrupcao… e se alguem quer fazer o melhor e emigrar ou esta calado….que grande pais que quer ser um exemplo….

  2. As baterias NaK e o futuro e sao faceis de produzir e nao e preciso destruir nada nem invadir….o oposto temos baterias de litio…. poluem e sao fonte de problemas e com consequencias graves para meio ambiente….
    mas estes dois continuam teimosos em explorar-lo.

    estes dois vao desterrar o pais …. futuro dira…

RESPONDER

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …