/

Concurso do lítio pode derrapar para 2022

3

Tiago Petinga / Lusa

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes (D), ladeado pelo secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba (E)

O concurso para a atribuição de direitos de exploração mineira aguarda ainda o estudo ambiental, que deverá ser publicado “até novembro”. 

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática admite que o lançamento do concurso para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio resvale para os primeiros meses de 2022. Recorde-se que o Governo chegou a anunciar que iria lançar entre julho e setembro de 2021.

“Devido à necessidade de realizar a avaliação ambiental estratégica, o concurso realizar-se-á no final do ano de 2021 ou no início do próximo ano de 2022”, confirmou fonte do MAAC ao ECO/Capital Verde, citada pelo ECO.

O atraso é explicado pelo facto de o estudo estratégico de impacto ambiental para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa em oito áreas do país só estar pronto lá para novembro, e não em abril, como estava inicialmente previsto.

Matos Fernandes disse esta semana que o estudo “está em andamento e deve ser publicado até novembro deste ano”. As declarações foram proferidas na Conferência de Alto Nível “Green Mining”, da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Uma das razões do atraso prende-se com o facto de a Lei das Minas só ter sido promulgada no início de maio, sete meses depois de ter sido aprovada em Conselho de Ministros, a 14 de outubro.

Liliana Malainho, ZAP //

3 Comments

  1. Estes artistas sao ministros de uma pasta do mais importante dos nossos tempos e nao vejo a distrituir pelo pais a producao de H2, a investigacao das baterias de acidos … o armazenamento da amonia e cryogenio, etc…
    Veem com essa do Litio, mas a projetos mais baratos e mais com grau de eficiencia grande…para que empinarem no Litio sai caro exploraracao, e industria poluente e baterias de litio so para eletronica….
    Grande producao de energia para pais esta na construcao de hibridos e na producao e armazenamento de elementos menos perigosos do que armazenar H2….produtos derivados deste….anda este governo a investir em paineis solares que so poluiem a paisagem…. na empresa exploracao litio que so vai ser fontes de desgraca poluidora e com consequencia para vida fauna e flora local….ouvir alguem que sabe pouco mas mais talves do que eles… naoooo…. tanto dinheiro deitado fora… dava para dar bom balanco ao pais…. mas nao enteram-no numa aposta errada e com consequencia perigosas para regioes…e ficamos na mesma… sem avancos so promessas e corrupcao… e se alguem quer fazer o melhor e emigrar ou esta calado….que grande pais que quer ser um exemplo….

  2. As baterias NaK e o futuro e sao faceis de produzir e nao e preciso destruir nada nem invadir….o oposto temos baterias de litio…. poluem e sao fonte de problemas e com consequencias graves para meio ambiente….
    mas estes dois continuam teimosos em explorar-lo.

    estes dois vao desterrar o pais …. futuro dira…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.