Concerto de uma estrela pop alemã vai ajudar cientistas a estudar a covid-19

Cientistas alemães vão analisar o concerto de uma estrela pop, agendado para agosto, para tentar perceber melhor como é que a covid-19 se espalha entre grandes ajuntamentos de pessoas.

De acordo com o site IFLScience, cientistas do Hospital Universitário Halle, na Alemanha, esperam obter mais informações sobre como o novo coronavírus se pode espalhar entre grandes ajuntamentos de pessoas. Para isso, vão observar de perto um concerto do cantor Tim Bendzko, que vai acontecer, a 22 de agosto, no Leipzig Arena.

Os voluntários que vão marcar presença no evento – pessoas saudáveis com idades entre os 18 e os 50 anos – serão testados à covid-19, 48 horas antes do concerto, e só poderão entrar se o resultado for negativo.

Os investigadores vão dar a cada um dos espetadores uma máscara de proteção FFP2 e um desinfetante para as mãos fluorescente, o que lhes irá permitir rastrear as superfícies mais frequentemente tocadas pelos membros da plateia.

Mais importante ainda, todos os participantes vão receber uma etiqueta eletrónica que envia regularmente dados sobre a sua distância, duração e frequência de contacto com outros espetadores.

Depois de todos os dados terem sido recolhidos, estes serão analisados através de um modelo computacional que vai analisar como é que o SARS-CoV-2 se pode espalhar de pessoa para pessoa.

O experimento será realizado em três cenários diferentes: um será igual aos tempos pré-covid-19 (embora com as precauções necessárias, como máscaras) e terá quatro mil participantes; outro, também com este número de pessoas, terá as entradas e o movimento da audiência controlados; e, por último, um cenário com apenas dois mil participantes que analisará o distanciamento social de 1,5 metros entre as filas de lugares.

“Se queremos voltar a permitir grandes eventos no futuro, precisamos de ter conhecimento científico sobre como podemos minimizar o risco de infeção e criar mais segurança para todos”, afirmou Petra Köpping, Ministra de Estado dos Assuntos Sociais e Coesão Social da Saxónia, um dos estados federados que vai financiar o estudo.

“Estou muito feliz por podermos apoiar um projeto tão importante além fronteiras e, assim, permitir o regresso de uma maior normalidade. Porque, é claro, os grandes eventos devem voltar a acontecer no futuro mas, como Governo, também temos de assumir a nossa responsabilidade de proteger a população”.

Desde o início da pandemia, a Alemanha detetou mais de 202 mil casos de infeção, dos quais mais de 188 mil são considerados curados. Mais de nove mil pessoas perderam a vida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …