Alemanha regista 159 novos casos. Governo aponta “perigo real” de uma segunda vaga

worldeconomicforum / Flickr

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn

A Alemanha identificou 159 novos casos de covid-19 num dia para um total de 198.963 infetados, com o ministro da Saúde a avisar que “o perigo de uma segunda vaga é real”.

Em conferência de imprensa conjunta com o diretor do Instituto Robert Koch (RKI), Lothar Wieler, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, salientou que a Alemanha tem sabido lidar relativamente bem com a pandemia de covid-19, mas os números de vários outros países indicam que tudo pode mudar rapidamente.

“Não devemos confiar numa falsa segurança”, sublinhou, acrescentando que o que o país alcançou até agora “não pode ser comprometido”.

A Alemanha tem registado vários surtos locais e regionais, entre eles um numa fábrica de carne, na zona de Gütersloh, que infetou mais de 1500 trabalhadores.

Spahn voltou a pedir que se respeitasse a distância de segurança, as medidas de higiene e o uso das máscaras, especialmente durante o período de férias.

O ministro da Saúde criticou ainda centenas de turistas alemães que, no fim-de-semana passado, em festas na Ilha de Maiorca, em Espanha, desrespeitaram as medidas de prevenção e contágio.

Depois de um vídeo com imagens relativas a sexta-feira, Spahn admitiu entender que muitas pessoas se sintam “impacientes” depois de vários meses de confinamento, mas assumiu ficar “muito preocupado” com comportamentos que aumentam o risco de propagação da covid-19.

De acordo com o RKI, há 159 novos casos registados nas últimas 24 horas na Alemanha, mas quatro dos 16 estados federados não enviaram as suas contabilizações.

Foi apontada mais uma vítima mortal em relação ao dia anterior, elevando para 9064 o número de óbitos. Há mais 400 casos considerados curados para um total de 185.100.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …