/

Concelho de Ovar regista dois casos de reinfeção de covid-19

António Pedro Santos / Lusa

O jornal Público avança esta segunda-feira que o concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, regista dois casos de reinfecção de covid-19.

Ao matutino, o presidente da Câmara Municipal de Ovar detalhou que em causa estão os casos de um homem e uma mulher, ambos com menos de 40 anos, que voltaram a testar positivo ao novo coronavírus depois de em março passado terem estado também infetados.

“A autoridade de saúde de Ovar confirmou-me estes dois casos de reinfeção. Estiveram sintomáticos em março, negativaram e agora estão novamente sintomáticos”, disse, Salvador Malheiro, adiantando que estes dois doentes “estão já a ser estudados”

“Por aquilo que me foi comunicado, aqui a questão fundamental é estarem ambos com sintomas outra vez, o que será raro”, explicou o autarca (PSD). “Infelizmente, pelo que estamos a ver, a imunidade não é eterna”.

Ovar, recorde-se, tornou-se o primeiro concelho do país sujeito a uma cerca sanitária, em março passado, durante a primeira onda da covid-19 em Portugal.

Estes dois casos agora noticiados pelo jornal Público surgem depois de na semana passada ter sido divulgado o primeiro caso de reinfeção conhecido em Portugal.

Entretanto, no sábado passado, o semanário Expresso adiantou que o Instituto Ricardo Jorge (INSA), no Porto, está a investigar vários casos de doentes com covid-19 que ficaram negativos e, meses depois, voltaram a ter sintomas da doença.

“Acontece variadíssimas vezes recebermos pedidos de médicos para analisarmos doentes com covid que três, quatro ou cinco meses depois de terem tido um ou mais testes negativos voltam a ter sintomas e resultado positivo”, disse João Paulo Gomes, do INSA.

A nível mundial conhecem-se oficialmente menos de uma dezena de casos.

O Público tentou, sem sucesso, obter mais informações junto da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.