As pessoas de todo o mundo estão preocupadas com o Covid-19, o novo coronavírus, e estão à espera que seja desenvolvida uma vacina ou uma terapia. Por muito que se pense não podemos fazer nada, uma organização de investigação de doenças está a dar às pessoas a oportunidade de se envolverem.
Folding@home, que se descreve como um “projeto de computação distribuída para investigação de doenças”, anunciou na semana passada que está disponível um software para doar potência computacional extra a uma equipa de cientista do Memorial Sloan Kettering, que está a trabalhar para melhorar a compreensão sobre o coronavírus.
“Os dados que nos ajudar a gerar serão rápida e abertamente divulgados como parte de uma colaboração científica aberta de vários laboratórios ao redor do mundo, oferecendo aos investigadores novas ferramentas que podem abrir novas oportunidades para o desenvolvimento de medicamentos que salvam vidas”, escreveu o grupo, citado pelo Inverse.
O coronavírus é semelhante ao vírus da SARS, uma vez que é uma infeção que ocorre nos pulmões. Segundo o grupo, proteína na superfície do vírus, chamada proteína de pico, liga-se a uma proteína recetora conhecida como ACE2. A esperança é que possa ser desenvolvido um anticorpo terapêutico para impedir a ligação dessas proteínas.
Para desenvolver esse anticorpo, o grupo afirma que os cientistas precisam de “entender melhor a estrutura da proteína do pico viral e a forma como se liga ao recetor ACE2 humano”.
Ao doar a sua potência computacional extra, a equipa de investigação que a Folding@home está a apoiar poderá chegar mais rapidamente a essa compreensão.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
O que existe é uma pandemia de valores ranhosos na nossa sociedade!…