//

O seu computador pode ajudar a combater o Covid-19

1

European Parliament / Flickr

As pessoas de todo o mundo estão preocupadas com o Covid-19, o novo coronavírus, e estão à espera que seja desenvolvida uma vacina ou uma terapia. Por muito que se pense não podemos fazer nada, uma organização de investigação de doenças está a dar às pessoas a oportunidade de se envolverem.

Folding@home, que se descreve como um “projeto de computação distribuída para investigação de doenças”, anunciou na semana passada que está disponível um software para doar potência computacional extra a uma equipa de cientista do Memorial Sloan Kettering, que está a trabalhar para melhorar a compreensão sobre o coronavírus.

“Os dados que nos ajudar a gerar serão rápida e abertamente divulgados como parte de uma colaboração científica aberta de vários laboratórios ao redor do mundo, oferecendo aos investigadores novas ferramentas que podem abrir novas oportunidades para o desenvolvimento de medicamentos que salvam vidas”, escreveu o grupo, citado pelo Inverse.

O coronavírus é semelhante ao vírus da SARS, uma vez que é uma infeção que ocorre nos pulmões. Segundo o grupo, proteína na superfície do vírus, chamada proteína de pico, liga-se a uma proteína recetora conhecida como ACE2. A esperança é que possa ser desenvolvido um anticorpo terapêutico para impedir a ligação dessas proteínas.

Para desenvolver esse anticorpo, o grupo afirma que os cientistas precisam de “entender melhor a estrutura da proteína do pico viral e a forma como se liga ao recetor ACE2 humano”.

Ao doar a sua potência computacional extra, a equipa de investigação que a Folding@home está a apoiar poderá chegar mais rapidamente a essa compreensão.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.