Detida companheira do homem acusado de matar Marielle Franco

jeso.carneiro / Flickr

A vereadora brasileira Marielle Franco

Esta quinta-feira, a polícia brasileira cumpre na cidade do Rio de Janeiro cinco mandados de prisão contra suspeitos de participarem no assassínio da política e ativista dos direitos humanos Marielle Franco.

A Polícia Civil brasileira prendeu esta quinta-feira, no Rio de Janeiro, a companheira do principal suspeito da morte da vereadora do PSOL, Marielle Franco.

Segundo o Correio da Manhã, a Operação Submersus cumpre cinco mandados de detenção contra vários alvos ligados ao suspeito do crime, Ronnie Lessa, sargento reformado da Polícia Militar. As autoridades acreditam que a mulher, Elaine de Figueiredo Lessa, tenha planeado fazer desaparecer as armas usadas no crime.

Ronnie Lessa está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho e é apontado como o assassino da vereadora e ativista Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Elaine de Figueiredo Lessa já foi detida e o irmão Bruno Figueiredo, outro dos alvos das autoridades, está ainda por localizar. Outros dois cúmplices do sargento Ronnie Lessa também foram detidos. Segundo informações divulgadas pelos meios de comunicação brasileiros, as cinco pessoas investigadas são suspeitas de obstrução da Justiça, posse ilegal de arma e associação criminosa.

A polícia, que continua a fazer buscas na casa da mulher, acredita que Elaine foi quem comandou a ação para fazer desaparecer as armas do crime com o objetivo de apagar qualquer prova que o pudesse incriminar.

Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos em 14 de março de 2018, quando regressavam de um evento político ao serem atingidos por tiros disparados contra o carro em que viajavam na cidade do Rio de Janeiro.

O crime completou 18 meses em setembro e, embora a Polícia Civil do Rio de Janeiro afirme que dois ex-agentes da polícia sejam os atiradores, a investigação permanece em curso e ainda não há uma conclusão sobre a motivação nem sobre quem foram os mandantes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acusada de queimada que terá originado fogo no Pinhal de Leiria rejeita acusação

A mulher acusada de ter sido autora de uma queimada cujo reacendimento terá contribuído para os incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria garantiu esta quinta-feira ao Tribunal de Alcobaça que estava a …

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …