Comissário irlandês recusa demitir-se após participar em jantar que violou restrições da covid-19

O irlândes Phil Hogan, comissário europeu para o Comércio, recusou-se a apresentar a demissão do executivo comunitário após ter participado num jantar promovido por uma sociedade de golf que violou as restrições da covid-19.

De acordo com o Politico, o irlândes Phil Hogan, comissário europeu para o Comércio, divulgou um comunicado a desculpar-se “totalmente e sem reservas” por ter participado no jantar da sociedade de golf Oireachtas na quarta-feira à noite e a garantir que não se demite do cargo na Comissão Europeia.

“Compreendo que as minhas ações tocaram num nervo sensível do povo irlandês, algo pelo qual lamento profundamente”, lê-se. “Reconheço o risco, stress e ofensa desnecessária que causei aos irlandeses pelo facto de ter ido àquele evento, numa altura tão difícil para todos, e lamento profundamente por isso”.

O pedido de desculpa de Hogan foi dirigido “aos maravilhosos profissionais de saúde que continuam a pôr as suas vidas em risco para combater a covid-19”.

No fim de semana, o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, anunciou que iria convocar o Parlamento, que só deveria recomeçar funções em 15 de setembro, para discutir a alegada violação das regras sanitárias num jantar que reuniu várias personalidades da política nacional.

A primeira baixa foi o ministro da Agricultura, Dara Calleary, que também participou no evento que juntou mais de 80 pessas.

Hogan admitiu ter participado no evento e garantiu que acreditava “que os organizadores e o hotel em questão cumpririam as recomendações governamentais” para prevenir a propagação da covid-19.

Como Hogan é um comissário europeu, o governo irlandês não pode demiti-lo de forma unilateral da Comissão Europeia. Ainda assim, o comissário pode ter de enfrentar mais questões depois de ter passado pela cidade de Kildare no caminho para o jantar, cidade essa está em confinamento total, e de ter sido parado pela polícia por estar a usar o telemóvel enquanto conduzia.

As restrições aos ajuntamentos foram alargadas na Irlanda na passada terça-feira devido a um aumento do número de infetados. Os ajuntamentos em espaços fechados só podem juntar um máximo de seis pessoas e um máximo de 15 em espaços abertos, com exceção de serviços religiosos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …