Comissário irlandês recusa demitir-se após participar em jantar que violou restrições da covid-19

O irlândes Phil Hogan, comissário europeu para o Comércio, recusou-se a apresentar a demissão do executivo comunitário após ter participado num jantar promovido por uma sociedade de golf que violou as restrições da covid-19.

De acordo com o Politico, o irlândes Phil Hogan, comissário europeu para o Comércio, divulgou um comunicado a desculpar-se “totalmente e sem reservas” por ter participado no jantar da sociedade de golf Oireachtas na quarta-feira à noite e a garantir que não se demite do cargo na Comissão Europeia.

“Compreendo que as minhas ações tocaram num nervo sensível do povo irlandês, algo pelo qual lamento profundamente”, lê-se. “Reconheço o risco, stress e ofensa desnecessária que causei aos irlandeses pelo facto de ter ido àquele evento, numa altura tão difícil para todos, e lamento profundamente por isso”.

O pedido de desculpa de Hogan foi dirigido “aos maravilhosos profissionais de saúde que continuam a pôr as suas vidas em risco para combater a covid-19”.

No fim de semana, o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, anunciou que iria convocar o Parlamento, que só deveria recomeçar funções em 15 de setembro, para discutir a alegada violação das regras sanitárias num jantar que reuniu várias personalidades da política nacional.

A primeira baixa foi o ministro da Agricultura, Dara Calleary, que também participou no evento que juntou mais de 80 pessas.

Hogan admitiu ter participado no evento e garantiu que acreditava “que os organizadores e o hotel em questão cumpririam as recomendações governamentais” para prevenir a propagação da covid-19.

Como Hogan é um comissário europeu, o governo irlandês não pode demiti-lo de forma unilateral da Comissão Europeia. Ainda assim, o comissário pode ter de enfrentar mais questões depois de ter passado pela cidade de Kildare no caminho para o jantar, cidade essa está em confinamento total, e de ter sido parado pela polícia por estar a usar o telemóvel enquanto conduzia.

As restrições aos ajuntamentos foram alargadas na Irlanda na passada terça-feira devido a um aumento do número de infetados. Os ajuntamentos em espaços fechados só podem juntar um máximo de seis pessoas e um máximo de 15 em espaços abertos, com exceção de serviços religiosos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …