/

Comissário irlandês recusa demitir-se após participar em jantar que violou restrições da covid-19

O irlândes Phil Hogan, comissário europeu para o Comércio, recusou-se a apresentar a demissão do executivo comunitário após ter participado num jantar promovido por uma sociedade de golf que violou as restrições da covid-19.

De acordo com o Politico, o irlândes Phil Hogan, comissário europeu para o Comércio, divulgou um comunicado a desculpar-se “totalmente e sem reservas” por ter participado no jantar da sociedade de golf Oireachtas na quarta-feira à noite e a garantir que não se demite do cargo na Comissão Europeia.

“Compreendo que as minhas ações tocaram num nervo sensível do povo irlandês, algo pelo qual lamento profundamente”, lê-se. “Reconheço o risco, stress e ofensa desnecessária que causei aos irlandeses pelo facto de ter ido àquele evento, numa altura tão difícil para todos, e lamento profundamente por isso”.

O pedido de desculpa de Hogan foi dirigido “aos maravilhosos profissionais de saúde que continuam a pôr as suas vidas em risco para combater a covid-19”.

No fim de semana, o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, anunciou que iria convocar o Parlamento, que só deveria recomeçar funções em 15 de setembro, para discutir a alegada violação das regras sanitárias num jantar que reuniu várias personalidades da política nacional.

A primeira baixa foi o ministro da Agricultura, Dara Calleary, que também participou no evento que juntou mais de 80 pessas.

Hogan admitiu ter participado no evento e garantiu que acreditava “que os organizadores e o hotel em questão cumpririam as recomendações governamentais” para prevenir a propagação da covid-19.

Como Hogan é um comissário europeu, o governo irlandês não pode demiti-lo de forma unilateral da Comissão Europeia. Ainda assim, o comissário pode ter de enfrentar mais questões depois de ter passado pela cidade de Kildare no caminho para o jantar, cidade essa está em confinamento total, e de ter sido parado pela polícia por estar a usar o telemóvel enquanto conduzia.

As restrições aos ajuntamentos foram alargadas na Irlanda na passada terça-feira devido a um aumento do número de infetados. Os ajuntamentos em espaços fechados só podem juntar um máximo de seis pessoas e um máximo de 15 em espaços abertos, com exceção de serviços religiosos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.