2I/Borisov aproxima-se da Terra a mais de 170.000 km/hora

NASA/ESA/J. DePasquale/STScI

2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar já confirmado no Sistema Solar, continua a sua viagem e aproxima-se da Terra a 177.000 quilómetros por hora, segundo novos dados do Telescópio Espacial Hubble.

No próximo dia 28 de dezembro, o cometa, que foi descoberto no fim de agosto pelo astrónomo amador russo Guennadi Borísov, passará na sua distância mínima ao nosso planeta, a cerca de 289,8 milhões de quilómetros, avança a SciNews.

Depois, continuará o seu caminho rumo ao outro lado do nosso sistema planetário.

A velocidade do 2I/Borisov aumentou após passar o perélio – o ponto da sua trajetória mais próximo do Sol, atingindo os 177.000 quilómetros por hora. Este é o cometa mais rápido já observado. Por norma, estes corpos viajam a metade desta velocidade.

De acordo com os cientistas, a sua velocidade, bem como a sua trajetória incomum, indicam sem dúvidas que se trata de um corpo que veio de fora do Sistema Solar.

Além disso, o 2I/Borisov tem ainda uma peculiaridade que o diferencia de outros objetos semelhantes: a sua trajetória aproxima-se mais de uma linha reta do que de uma elipse, o que o distingue claramente dos corpos do nosso Sistema Solar.

Os cientistas não sabem ainda de que sistema estelar é oriundo o 2I/Borisov, apesar de terem conseguido definir com bastante precisão a sua trajetória.

Pouco depois da sua descoberta, uma equipa de astrónomos da Polónia apontou o sistema binário Kruger 60, na constelação de Cepheus, como local de formação deste corpo. Contudo, uma verificação posterior levada a cabo pelos mesmos autores refutou a teoria.

Alguns cientistas acreditam que o 2I/Borisov vai “morrer” ainda antes de chegar à Terra, defendendo que o cometa se vai desintegrar ao aproximar-se do Sol.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Conseguem dar-nos informaçoes sobre como o identificar a olho nu? Se é possível, se nao é, onde fica no céu, se se assemelha apenas a uma estrela ou se se consegue observar a sua cauda, etc.

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …