/

A comédia pode ajudar-nos a combater a crise climática

SXC

A comédia pode ser o segredo para combater as alterações climáticas. Aliada à tragédia, reconhecer a nossa própria vulnerabilidade pode desempenhar um papel importante.

As questões definidoras da sociedade raramente são apresentadas como factos e estatísticas brutas e as alterações climática não são exceção. Desde a realização de funerais para espécies extintas e glaciares até à alegação de que o melhor que podemos fazer é nos adaptarmos a uma catástrofe iminente, a crise climática é frequentemente narrada como uma tragédia clássica grega.

Erros no julgamento humano desencadeiam uma série de eventos que, uma vez em movimento, inevitavelmente trazem sofrimento extremo e um poderoso sentimento de desamparo para mudar o que sabemos que está por vir.

De muitas maneiras, estas perspetivas sombrias são apropriadas. Milhões de pessoas já estão a ser deslocadas ou mortas devido ao clima. E, no entanto, como apontam cientistas ambientais e especialistas em comunicação, estas narrativas são problemáticas porque tendem a inspirar inércia e ansiedade, em vez de ação.

Narrativas de esperança podem ajudar a mudar o guião e estimular uma resposta. Mas há uma história ainda mais adequada com a qual podemos complementar as nossas narrativas trágicas: a comédia.

Esta proposta pode parecer bizarra. Não há nada engraçado na perspetiva de colapso ambiental. Mas embora as comédias sejam engraçadas, elas não precisam de ser alegres ou triviais.

Muitas abordagens filosóficas da comédia sustentam que os efeitos cómicos surgem de incongruências: incompatibilidades entre o que esperamos e o que percebemos. Para o filósofo francês Henri Bergson, uma das incongruências centrais usadas na comédia é quando a vida orgânica – normalmente caótica, mutável e adaptável – age de maneira semelhante a uma máquina. Bergson argumenta que rir dessa incongruência é uma ferramenta social pela qual nos repreendemos uns ao outros por não sermos adaptáveis e flexíveis o suficiente.

Bergson alarga essa ideia explicitamente à maneira como os seres humanos se relacionam com a natureza. Ele dá o exemplo anedótico de uma dama convidada pelo astrónomo Cassini para observar um eclipse da lua. Chegando atrasada, ela pede ao astrónomo que comece a visualização novamente.

Esse tipo de atitude pode parecer ridículo, mas encapsula uma abordagem dominante para enfrentar a crise climática. Em vez de tentar infringir menos o meio ambiente e permitir que ele se recupere, muitos estão a aumentar o aproveitamento tecnológico do mundo natural que nos colocou nesta confusão.

Os protagonistas cómicos de Bergson comportam-se mecanicamente em relação à natureza, e rimo-nos deles. Mas, rindo deles, também rimos de nós mesmos. Eles podem ajudar-nos a refletir sobre as nossas ações e destacar o absurdo e a ineficiência de muitas respostas humanas à crise climática.

A tragédia destaca a vulnerabilidade daqueles que se pensam no controlo. A comédia mostra a força daqueles que reconhecem a sua própria vulnerabilidade. Precisamos das duas histórias para enfrentar a crise climática.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.