Pela primeira vez, o Coliseu vai abrir a sua parte subterrânea ao público

O Coliseu de Roma, em Itália, vai abrir, pela primeira vez na sua história, os seus níveis subterrâneos ao público.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta é não só a primeira vez em dois mil anos que esta área, conhecida como o “coração” do Coliseu, é aberta, como é também a primeira vez na sua história em que os visitantes vão poder lá entrar.

Agora, os turistas vão poder percorrer estes túneis subterrâneos, o chamado hipogeu do edifício, sobre uma plataforma de madeira e admirar os corredores e arcadas que interligavam as salas onde gladiadores e animais aguardavam, antes de entrar nos elevadores que os levavam para a arena.

Recentemente, o Ministério da Cultura italiano revelou o enorme restauro destas abóbadas e passagens, obras que foram parte de um projeto conjunto com a marca de moda italiana Tod’s.

“Este restauro é absolutamente importante para a pesquisa arqueológica, porque nos permite reconstruir a sua história”, disse à estação norte-americana Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu.

“Estes foram os bastidores dos eventos que aconteceram nesta área. É o local onde ocorria toda a preparação, até mesmo onde ficava a tecnologia – eles levavam adereços, homens e animais através de uma série de elevadores e plataformas de carga”, acrescentou.

O Coliseu de Roma, uma das mais emblemáticas atrações da capital italiana, foi mandado construir pelo Imperador Vespasiano. Os trabalhos começaram no ano 72 A.C. e terminaram oito anos depois.

O seu filho, Tito, inaugurou este lugar com 100 dias de jogos, que incluíram batalhas navais simuladas, execução de animais e combate de gladiadores. No seu apogeu, o anfiteatro podia receber entre 50 mil e 70 mil espetadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …