//

Pela primeira vez, o Coliseu vai abrir a sua parte subterrânea ao público

O Coliseu de Roma, em Itália, vai abrir, pela primeira vez na sua história, os seus níveis subterrâneos ao público.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta é não só a primeira vez em dois mil anos que esta área, conhecida como o “coração” do Coliseu, é aberta, como é também a primeira vez na sua história em que os visitantes vão poder lá entrar.

Agora, os turistas vão poder percorrer estes túneis subterrâneos, o chamado hipogeu do edifício, sobre uma plataforma de madeira e admirar os corredores e arcadas que interligavam as salas onde gladiadores e animais aguardavam, antes de entrar nos elevadores que os levavam para a arena.

Recentemente, o Ministério da Cultura italiano revelou o enorme restauro destas abóbadas e passagens, obras que foram parte de um projeto conjunto com a marca de moda italiana Tod’s.

“Este restauro é absolutamente importante para a pesquisa arqueológica, porque nos permite reconstruir a sua história”, disse à estação norte-americana Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu.

“Estes foram os bastidores dos eventos que aconteceram nesta área. É o local onde ocorria toda a preparação, até mesmo onde ficava a tecnologia – eles levavam adereços, homens e animais através de uma série de elevadores e plataformas de carga”, acrescentou.

O Coliseu de Roma, uma das mais emblemáticas atrações da capital italiana, foi mandado construir pelo Imperador Vespasiano. Os trabalhos começaram no ano 72 A.C. e terminaram oito anos depois.

O seu filho, Tito, inaugurou este lugar com 100 dias de jogos, que incluíram batalhas navais simuladas, execução de animais e combate de gladiadores. No seu apogeu, o anfiteatro podia receber entre 50 mil e 70 mil espetadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.