Sustentável e rotativo. O Coliseu de Roma vai ter um novo piso de alta tecnologia

O famoso Coliseu de Roma tem permanecido em condições fantásticas, mas o seu piso principal praticamente desapareceu, deixando divisões e corredores subterrâneos a descoberto.

O impressionante Coliseu, conhecido como Anfiteatro Flaviano quando foi inaugurado, mede 190 por 155 metros e, na época em que foi construído, era o maior anfiteatro do mundo romano.

De acordo com a agência Reuters, os arqueólogos removeram partes do último andar para que pudessem ter uma visão melhor das salas intrincadas onde gladiadores e animais selvagens eram mantidos antes das suas lutas mortais.

Agora, numa tentativa de trazer de volta a antiga glória do Coliseu de Roma com um toque moderno, o Ministério da Cultura de Itália anunciou este domingo que vai contratar uma empresa de engenharia para reconstruir o piso principal da arena com mais de 50 mil lugares.

A empresa em questão é a Milan Ingegneria, que planeia concluir o projeto de 18,5 milhões de euros até 2023.

O projeto envolve a adição de uma plataforma de madeira que cobre todo o piso principal da arena, o que permitirá que os visitantes andem sobre este e vejam o Coliseu como os gladiadores costumavam ver. O piso terá uma área de 3.000 metros quadrados.

O projeto “devolver-nos-á a mesma visão do palco do monumento que tinha nos tempos antigos”, disse Alfonsina Russo, diretora do Coliseu, citada pela CNN.

Esta plataforma de madeira não ficará apenas no anfiteatro histórico, virá na forma de centenas de tiras móveis que podem girar para fornecer ventilação e luminosidade às salas subterrâneas.

O objetivo principal do projeto é “a proteção e conservação de estruturas arqueológicas pré-existentes”, disse o Ministério da Cultura de Itália. O ministro da Cultura, Dario Franceschini, considerou-o um “projeto extraordinário”.

Um foco particular foi colocado na sustentabilidade com materiais “incrivelmente leves” e sustentáveis a serem usados ​​durante a construção. As credenciais de sustentabilidade do edifício serão reforçadas com a instalação de um sistema de colheita que utilizará a água da chuva para abastecer as casas de banho públicas do monumento.

Antes da pandemia, o Coliseu de Roma atraía em média 20 mil visitantes por dia, com um recorde anual de mais de sete milhões de visitantes. A atração foi fechada ao público durante o confinamento em Itália e reaberta aos visitantes em 26 de abril.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …