Sustentável e rotativo. O Coliseu de Roma vai ter um novo piso de alta tecnologia

O famoso Coliseu de Roma tem permanecido em condições fantásticas, mas o seu piso principal praticamente desapareceu, deixando divisões e corredores subterrâneos a descoberto.

O impressionante Coliseu, conhecido como Anfiteatro Flaviano quando foi inaugurado, mede 190 por 155 metros e, na época em que foi construído, era o maior anfiteatro do mundo romano.

De acordo com a agência Reuters, os arqueólogos removeram partes do último andar para que pudessem ter uma visão melhor das salas intrincadas onde gladiadores e animais selvagens eram mantidos antes das suas lutas mortais.

Agora, numa tentativa de trazer de volta a antiga glória do Coliseu de Roma com um toque moderno, o Ministério da Cultura de Itália anunciou este domingo que vai contratar uma empresa de engenharia para reconstruir o piso principal da arena com mais de 50 mil lugares.

A empresa em questão é a Milan Ingegneria, que planeia concluir o projeto de 18,5 milhões de euros até 2023.

O projeto envolve a adição de uma plataforma de madeira que cobre todo o piso principal da arena, o que permitirá que os visitantes andem sobre este e vejam o Coliseu como os gladiadores costumavam ver. O piso terá uma área de 3.000 metros quadrados.

O projeto “devolver-nos-á a mesma visão do palco do monumento que tinha nos tempos antigos”, disse Alfonsina Russo, diretora do Coliseu, citada pela CNN.

Esta plataforma de madeira não ficará apenas no anfiteatro histórico, virá na forma de centenas de tiras móveis que podem girar para fornecer ventilação e luminosidade às salas subterrâneas.

O objetivo principal do projeto é “a proteção e conservação de estruturas arqueológicas pré-existentes”, disse o Ministério da Cultura de Itália. O ministro da Cultura, Dario Franceschini, considerou-o um “projeto extraordinário”.

Um foco particular foi colocado na sustentabilidade com materiais “incrivelmente leves” e sustentáveis a serem usados ​​durante a construção. As credenciais de sustentabilidade do edifício serão reforçadas com a instalação de um sistema de colheita que utilizará a água da chuva para abastecer as casas de banho públicas do monumento.

Antes da pandemia, o Coliseu de Roma atraía em média 20 mil visitantes por dia, com um recorde anual de mais de sete milhões de visitantes. A atração foi fechada ao público durante o confinamento em Itália e reaberta aos visitantes em 26 de abril.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …