“Coletes amarelos” resistem nas ruas de Paris. Há pelo menos 81 detidos

Etienne Laurent / EPA

Os “coletes amarelos” estão a provocar este sábado incidentes nos Campos Elíseos, em Paris, onde estão reunidos para o terceiro dia de ação nacional. Os média reportam mais de 30 detidos.

Por volta das 9:00 locais (8:00 em Lisboa), os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo. Desde as 6:00 locais , a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Duas pessoas foram presas por transportar armas proibidas, segundo uma fonte policial. Até ao momento, várias pessoas já foram detidas. De acordo com o jornal Le Monde, a polícia francesa já fez 33 detenções nas ruas da capital francesa. As agências internacionais têm avançado, pelo menos, 81 detidos.

A polícia de intervenção já usou gás pimenta, granadas de fumo e canhões de água para dispersar os manifestantes, descreve a imprensa internacional.

A agência de notícias Reuters avança que a maior parte destas detenções está relacionada com grupos de extrema-direita e extrema-esquerda que se terão infiltrado nos “coletes amarelos” para provocar confrontos.

Depois de serem dispersos da praça do Arco do Triunfo, que ainda estava aberta ao tráfego, os manifestantes, alguns encapuzados e mascarados, recuaram para as avenidas adjacentes, disse um jornalista da AFP. Numa delas, a avenida Mac-Mahon, latões de lixo foram derrubados e incendiados, provocando um pequeno incêndio no meio da estrada.

O movimento de “coletes amarelos” nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao Governo francês, tendo corrido mundo as imagens de confrontos entre manifestantes vestindo coletes amarelos e a polícia, no passado sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por Portugal, com impostos em tudo e mais alguma coisa, como é o caso da electricidade e dos combustíveis, tudo calmo! Ah povo….acordem…na Alemanha e em França, que são países desenvolvidos o povo luta pela vida, já aqui, triste país, o povo nada faz e luta por uma migalha…tristeza deste povo..preferem andar a criticar o que o vizinho anda a fazer ou a cuscar a vida das pessoas, mas fazer alguma coisa de jeito…nada!

      • Olha…lê agora o aumento dos 100 euros em França e o salário mínimo em Espanha que vai para 900 euros. Sou triste sou….triste por ler comentários como o teu! São pessoas como tu que fazem o povo que temos! E agora que dizes sobre os coletes amarelos em França?! Não gostarias de ter um aumento de 100 euros? Ou um aumento de 735 euros para 900 euros? Só se fores patrão…Outra coisa: aqui a gasolina está por volta de 1.45. Diferença de menos de 40 cêntimos…olha que fortuna de diferença. Já agora queres comparar os salários?! Acorda para a vida…

        • Que personagem… sabes lá o que ae passa na Espanha ou na França… nem em Portugal, quanto mais…
          Patrão?!
          Até parece que em Portugal (Espanha, França, etc) todos os empregados ganham o salário mínimo…
          E, ainda há dias meti gasolina a 1,299€/L em Portugal!…

          • Nem em Portugal?! Grande sábio tu és….deves saber mais do que a Amália só pode! Antes de responderes, lê bem aquilo que escrevo, porque na tua resposta inventas coisas que não escrevo! Enquanto existirem ” portugueses” como tu Portugal está ” condenado” a ser o que é: um país pequenino no tamanho e na mentalidade!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …