“Coletes amarelos” resistem nas ruas de Paris. Há pelo menos 81 detidos

Etienne Laurent / EPA

Os “coletes amarelos” estão a provocar este sábado incidentes nos Campos Elíseos, em Paris, onde estão reunidos para o terceiro dia de ação nacional. Os média reportam mais de 30 detidos.

Por volta das 9:00 locais (8:00 em Lisboa), os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo. Desde as 6:00 locais , a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Duas pessoas foram presas por transportar armas proibidas, segundo uma fonte policial. Até ao momento, várias pessoas já foram detidas. De acordo com o jornal Le Monde, a polícia francesa já fez 33 detenções nas ruas da capital francesa. As agências internacionais têm avançado, pelo menos, 81 detidos.

A polícia de intervenção já usou gás pimenta, granadas de fumo e canhões de água para dispersar os manifestantes, descreve a imprensa internacional.

A agência de notícias Reuters avança que a maior parte destas detenções está relacionada com grupos de extrema-direita e extrema-esquerda que se terão infiltrado nos “coletes amarelos” para provocar confrontos.

Depois de serem dispersos da praça do Arco do Triunfo, que ainda estava aberta ao tráfego, os manifestantes, alguns encapuzados e mascarados, recuaram para as avenidas adjacentes, disse um jornalista da AFP. Numa delas, a avenida Mac-Mahon, latões de lixo foram derrubados e incendiados, provocando um pequeno incêndio no meio da estrada.

O movimento de “coletes amarelos” nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao Governo francês, tendo corrido mundo as imagens de confrontos entre manifestantes vestindo coletes amarelos e a polícia, no passado sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por Portugal, com impostos em tudo e mais alguma coisa, como é o caso da electricidade e dos combustíveis, tudo calmo! Ah povo….acordem…na Alemanha e em França, que são países desenvolvidos o povo luta pela vida, já aqui, triste país, o povo nada faz e luta por uma migalha…tristeza deste povo..preferem andar a criticar o que o vizinho anda a fazer ou a cuscar a vida das pessoas, mas fazer alguma coisa de jeito…nada!

      • Olha…lê agora o aumento dos 100 euros em França e o salário mínimo em Espanha que vai para 900 euros. Sou triste sou….triste por ler comentários como o teu! São pessoas como tu que fazem o povo que temos! E agora que dizes sobre os coletes amarelos em França?! Não gostarias de ter um aumento de 100 euros? Ou um aumento de 735 euros para 900 euros? Só se fores patrão…Outra coisa: aqui a gasolina está por volta de 1.45. Diferença de menos de 40 cêntimos…olha que fortuna de diferença. Já agora queres comparar os salários?! Acorda para a vida…

        • Que personagem… sabes lá o que ae passa na Espanha ou na França… nem em Portugal, quanto mais…
          Patrão?!
          Até parece que em Portugal (Espanha, França, etc) todos os empregados ganham o salário mínimo…
          E, ainda há dias meti gasolina a 1,299€/L em Portugal!…

          • Nem em Portugal?! Grande sábio tu és….deves saber mais do que a Amália só pode! Antes de responderes, lê bem aquilo que escrevo, porque na tua resposta inventas coisas que não escrevo! Enquanto existirem ” portugueses” como tu Portugal está ” condenado” a ser o que é: um país pequenino no tamanho e na mentalidade!

RESPONDER

Santuário de Fátima esgota lotação. Centenas de peregrinos ficaram à porta

No dia de ontem, o Santuário de Fátima atingiu às 20h25 a lotação máxima de 7.500 pessoas, estabelecida devido à pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte oficial da instituição. Ao início da noite, já …

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …