“Coletes amarelos” resistem nas ruas de Paris. Há pelo menos 81 detidos

Etienne Laurent / EPA

Os “coletes amarelos” estão a provocar este sábado incidentes nos Campos Elíseos, em Paris, onde estão reunidos para o terceiro dia de ação nacional. Os média reportam mais de 30 detidos.

Por volta das 9:00 locais (8:00 em Lisboa), os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo. Desde as 6:00 locais , a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Duas pessoas foram presas por transportar armas proibidas, segundo uma fonte policial. Até ao momento, várias pessoas já foram detidas. De acordo com o jornal Le Monde, a polícia francesa já fez 33 detenções nas ruas da capital francesa. As agências internacionais têm avançado, pelo menos, 81 detidos.

A polícia de intervenção já usou gás pimenta, granadas de fumo e canhões de água para dispersar os manifestantes, descreve a imprensa internacional.

A agência de notícias Reuters avança que a maior parte destas detenções está relacionada com grupos de extrema-direita e extrema-esquerda que se terão infiltrado nos “coletes amarelos” para provocar confrontos.

Depois de serem dispersos da praça do Arco do Triunfo, que ainda estava aberta ao tráfego, os manifestantes, alguns encapuzados e mascarados, recuaram para as avenidas adjacentes, disse um jornalista da AFP. Numa delas, a avenida Mac-Mahon, latões de lixo foram derrubados e incendiados, provocando um pequeno incêndio no meio da estrada.

O movimento de “coletes amarelos” nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao Governo francês, tendo corrido mundo as imagens de confrontos entre manifestantes vestindo coletes amarelos e a polícia, no passado sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por Portugal, com impostos em tudo e mais alguma coisa, como é o caso da electricidade e dos combustíveis, tudo calmo! Ah povo….acordem…na Alemanha e em França, que são países desenvolvidos o povo luta pela vida, já aqui, triste país, o povo nada faz e luta por uma migalha…tristeza deste povo..preferem andar a criticar o que o vizinho anda a fazer ou a cuscar a vida das pessoas, mas fazer alguma coisa de jeito…nada!

      • Olha…lê agora o aumento dos 100 euros em França e o salário mínimo em Espanha que vai para 900 euros. Sou triste sou….triste por ler comentários como o teu! São pessoas como tu que fazem o povo que temos! E agora que dizes sobre os coletes amarelos em França?! Não gostarias de ter um aumento de 100 euros? Ou um aumento de 735 euros para 900 euros? Só se fores patrão…Outra coisa: aqui a gasolina está por volta de 1.45. Diferença de menos de 40 cêntimos…olha que fortuna de diferença. Já agora queres comparar os salários?! Acorda para a vida…

        • Que personagem… sabes lá o que ae passa na Espanha ou na França… nem em Portugal, quanto mais…
          Patrão?!
          Até parece que em Portugal (Espanha, França, etc) todos os empregados ganham o salário mínimo…
          E, ainda há dias meti gasolina a 1,299€/L em Portugal!…

          • Nem em Portugal?! Grande sábio tu és….deves saber mais do que a Amália só pode! Antes de responderes, lê bem aquilo que escrevo, porque na tua resposta inventas coisas que não escrevo! Enquanto existirem ” portugueses” como tu Portugal está ” condenado” a ser o que é: um país pequenino no tamanho e na mentalidade!

RESPONDER

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …