“Coletes amarelos” resistem nas ruas de Paris. Há pelo menos 81 detidos

Etienne Laurent / EPA

Os “coletes amarelos” estão a provocar este sábado incidentes nos Campos Elíseos, em Paris, onde estão reunidos para o terceiro dia de ação nacional. Os média reportam mais de 30 detidos.

Por volta das 9:00 locais (8:00 em Lisboa), os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo. Desde as 6:00 locais , a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Duas pessoas foram presas por transportar armas proibidas, segundo uma fonte policial. Até ao momento, várias pessoas já foram detidas. De acordo com o jornal Le Monde, a polícia francesa já fez 33 detenções nas ruas da capital francesa. As agências internacionais têm avançado, pelo menos, 81 detidos.

A polícia de intervenção já usou gás pimenta, granadas de fumo e canhões de água para dispersar os manifestantes, descreve a imprensa internacional.

A agência de notícias Reuters avança que a maior parte destas detenções está relacionada com grupos de extrema-direita e extrema-esquerda que se terão infiltrado nos “coletes amarelos” para provocar confrontos.

Depois de serem dispersos da praça do Arco do Triunfo, que ainda estava aberta ao tráfego, os manifestantes, alguns encapuzados e mascarados, recuaram para as avenidas adjacentes, disse um jornalista da AFP. Numa delas, a avenida Mac-Mahon, latões de lixo foram derrubados e incendiados, provocando um pequeno incêndio no meio da estrada.

O movimento de “coletes amarelos” nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao Governo francês, tendo corrido mundo as imagens de confrontos entre manifestantes vestindo coletes amarelos e a polícia, no passado sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por Portugal, com impostos em tudo e mais alguma coisa, como é o caso da electricidade e dos combustíveis, tudo calmo! Ah povo….acordem…na Alemanha e em França, que são países desenvolvidos o povo luta pela vida, já aqui, triste país, o povo nada faz e luta por uma migalha…tristeza deste povo..preferem andar a criticar o que o vizinho anda a fazer ou a cuscar a vida das pessoas, mas fazer alguma coisa de jeito…nada!

      • Olha…lê agora o aumento dos 100 euros em França e o salário mínimo em Espanha que vai para 900 euros. Sou triste sou….triste por ler comentários como o teu! São pessoas como tu que fazem o povo que temos! E agora que dizes sobre os coletes amarelos em França?! Não gostarias de ter um aumento de 100 euros? Ou um aumento de 735 euros para 900 euros? Só se fores patrão…Outra coisa: aqui a gasolina está por volta de 1.45. Diferença de menos de 40 cêntimos…olha que fortuna de diferença. Já agora queres comparar os salários?! Acorda para a vida…

        • Que personagem… sabes lá o que ae passa na Espanha ou na França… nem em Portugal, quanto mais…
          Patrão?!
          Até parece que em Portugal (Espanha, França, etc) todos os empregados ganham o salário mínimo…
          E, ainda há dias meti gasolina a 1,299€/L em Portugal!…

          • Nem em Portugal?! Grande sábio tu és….deves saber mais do que a Amália só pode! Antes de responderes, lê bem aquilo que escrevo, porque na tua resposta inventas coisas que não escrevo! Enquanto existirem ” portugueses” como tu Portugal está ” condenado” a ser o que é: um país pequenino no tamanho e na mentalidade!

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …