“Coletes amarelos” resistem nas ruas de Paris. Há pelo menos 81 detidos

Etienne Laurent / EPA

Os “coletes amarelos” estão a provocar este sábado incidentes nos Campos Elíseos, em Paris, onde estão reunidos para o terceiro dia de ação nacional. Os média reportam mais de 30 detidos.

Por volta das 9:00 locais (8:00 em Lisboa), os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo. Desde as 6:00 locais , a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Duas pessoas foram presas por transportar armas proibidas, segundo uma fonte policial. Até ao momento, várias pessoas já foram detidas. De acordo com o jornal Le Monde, a polícia francesa já fez 33 detenções nas ruas da capital francesa. As agências internacionais têm avançado, pelo menos, 81 detidos.

A polícia de intervenção já usou gás pimenta, granadas de fumo e canhões de água para dispersar os manifestantes, descreve a imprensa internacional.

A agência de notícias Reuters avança que a maior parte destas detenções está relacionada com grupos de extrema-direita e extrema-esquerda que se terão infiltrado nos “coletes amarelos” para provocar confrontos.

Depois de serem dispersos da praça do Arco do Triunfo, que ainda estava aberta ao tráfego, os manifestantes, alguns encapuzados e mascarados, recuaram para as avenidas adjacentes, disse um jornalista da AFP. Numa delas, a avenida Mac-Mahon, latões de lixo foram derrubados e incendiados, provocando um pequeno incêndio no meio da estrada.

O movimento de “coletes amarelos” nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao Governo francês, tendo corrido mundo as imagens de confrontos entre manifestantes vestindo coletes amarelos e a polícia, no passado sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por Portugal, com impostos em tudo e mais alguma coisa, como é o caso da electricidade e dos combustíveis, tudo calmo! Ah povo….acordem…na Alemanha e em França, que são países desenvolvidos o povo luta pela vida, já aqui, triste país, o povo nada faz e luta por uma migalha…tristeza deste povo..preferem andar a criticar o que o vizinho anda a fazer ou a cuscar a vida das pessoas, mas fazer alguma coisa de jeito…nada!

      • Olha…lê agora o aumento dos 100 euros em França e o salário mínimo em Espanha que vai para 900 euros. Sou triste sou….triste por ler comentários como o teu! São pessoas como tu que fazem o povo que temos! E agora que dizes sobre os coletes amarelos em França?! Não gostarias de ter um aumento de 100 euros? Ou um aumento de 735 euros para 900 euros? Só se fores patrão…Outra coisa: aqui a gasolina está por volta de 1.45. Diferença de menos de 40 cêntimos…olha que fortuna de diferença. Já agora queres comparar os salários?! Acorda para a vida…

        • Que personagem… sabes lá o que ae passa na Espanha ou na França… nem em Portugal, quanto mais…
          Patrão?!
          Até parece que em Portugal (Espanha, França, etc) todos os empregados ganham o salário mínimo…
          E, ainda há dias meti gasolina a 1,299€/L em Portugal!…

          • Nem em Portugal?! Grande sábio tu és….deves saber mais do que a Amália só pode! Antes de responderes, lê bem aquilo que escrevo, porque na tua resposta inventas coisas que não escrevo! Enquanto existirem ” portugueses” como tu Portugal está ” condenado” a ser o que é: um país pequenino no tamanho e na mentalidade!

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …