/

“Posso sempre confiar” nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie’s, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse evento foram ao leilão.

A princesa Diana escreveu as cartas para a sua amiga Elizabeth Tilberis, editora-chefe do Harper’s Bazaar na época, ambas antes e depois do leilão.

“As notícias do leilão chegaram muito cedo e serão anunciadas na semana que vem pela Christies!”, escreveu ela em 25 de fevereiro de 1997. “Tem sido um evento muito bom para organizar os vestidos – lembranças a voltar e algumas excelentes também!”.

A princesa Diana acabou por escolher um total de 79 peças de vestuário, incluindo várias das mais memoráveis. De acordo com o The New York Times, o vestido de veludo que usou quando dançou com John Travolta num jantar na Casa Branca em 1985 arrecadou 222.500 dólares. Já o vestido ao qual chamou de “vestido de Elvis” foi vendido por 151 mil dólares.

No total, o leilão arrecadou 3,25 milhões de dólares, que foram doados ao Royal Marsden Hospital Cancer Fund e ao AIDS Crisis Trust.

“Foi impressionante a quantia feita pelo leilão na semana passada”, escreveu a princesa a Tilberis a 1 de julho. “É típico dos americanos serem tão generosos. Posso sempre confiar neles!”.

De acordo com o Mental Floss, estimava-se que estas cartas pessoais fossem vendidas entre seis e nove mil dólares. Porém, não são os únicos objetos da princesa Diana em leilão.

A Swann Auction Galleries também leiloou um catálogo de leilões assinado pela princesa Diana, o cartão de registo de remo de Tilberis, o menu assinado pela princesa num jantar beneficente de 1990 realizado pela Associação Britânica de Surdos e um cartão de Natal de 1996 com uma fotografia dos príncipes William e Harry com as primas, as princesas Beatrice e Eugenie.

Além das recordações da família real, o leilão incluiu raras primeiras edições de vários romances de Jane Austen.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.