“Posso sempre confiar” nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie’s, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse evento foram ao leilão.

A princesa Diana escreveu as cartas para a sua amiga Elizabeth Tilberis, editora-chefe do Harper’s Bazaar na época, ambas antes e depois do leilão.

“As notícias do leilão chegaram muito cedo e serão anunciadas na semana que vem pela Christies!”, escreveu ela em 25 de fevereiro de 1997. “Tem sido um evento muito bom para organizar os vestidos – lembranças a voltar e algumas excelentes também!”.

A princesa Diana acabou por escolher um total de 79 peças de vestuário, incluindo várias das mais memoráveis. De acordo com o The New York Times, o vestido de veludo que usou quando dançou com John Travolta num jantar na Casa Branca em 1985 arrecadou 222.500 dólares. Já o vestido ao qual chamou de “vestido de Elvis” foi vendido por 151 mil dólares.

No total, o leilão arrecadou 3,25 milhões de dólares, que foram doados ao Royal Marsden Hospital Cancer Fund e ao AIDS Crisis Trust.

“Foi impressionante a quantia feita pelo leilão na semana passada”, escreveu a princesa a Tilberis a 1 de julho. “É típico dos americanos serem tão generosos. Posso sempre confiar neles!”.

De acordo com o Mental Floss, estimava-se que estas cartas pessoais fossem vendidas entre seis e nove mil dólares. Porém, não são os únicos objetos da princesa Diana em leilão.

A Swann Auction Galleries também leiloou um catálogo de leilões assinado pela princesa Diana, o cartão de registo de remo de Tilberis, o menu assinado pela princesa num jantar beneficente de 1990 realizado pela Associação Britânica de Surdos e um cartão de Natal de 1996 com uma fotografia dos príncipes William e Harry com as primas, as princesas Beatrice e Eugenie.

Além das recordações da família real, o leilão incluiu raras primeiras edições de vários romances de Jane Austen.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …