/

Coca-Cola e McDonalds pedem demissão imediata de Joseph Blatter

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

Dois dos principais patrocinadores da FIFA, a Coca-Cola e a McDonalds, exigiram hoje a demissão imediata do presidente do organismo, o suíço Joseph Blatter, mas o advogado deste já afirmou que não o fará.

Também agora investigado pela Justiça suíça, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, está sob pressão.

Esta sexta-feira, alguns dos principais patrocinadores da entidade que rege o futebol mundial fizeram um pedido formal para que o suíço se afaste do cargo “pelo bem do futebol”.

As duas companhias pediram a demissão de Blatter, justificando que a demissão “restauraria a confiança na FIFA”, organismo que rege o futebol mundial e que tem estado envolvido num escândalo de corrupção.

De acordo com aquelas duas empresas, a FIFA tem que tomar medidas imediatas para mostrar que está a trabalhar seriamente nas reformas, após o escândalo de corrupção que a abalou.

A fabricante de refrigerantes Coca-Cola diz que a “reputação e a imagem da FIFA ficam mais manchadas a cada dia”. Já a rede de fast food McDonald’s afirma que a renúncia imediata de Blatter seria “pelo melhor do futebol”.

Juntas, as duas empresas representam quase metade de toda a receita anual que a FIFA obtém de patrocinadores.

A Budweiser e a Visa, também patrocinadoras da entidade, engrossaram o pedido das duas companhias pela saída do suíço.

Os advogados de Blatter, porém, negam qualquer possibilidade de que o presidente deixe o cargo neste momento. Em comunicado, os seus representantes alegam que a saída de Blatter “não é o melhor para os interesses da FIFA”.

O escândalo na FIFA rebentou quando, a 27 de maio, o Departamento de Justiça dos EUA indiciou 9 dirigentes ou ex-dirigentes e 5 parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos.

Em causa estarão subornos no valor de 151 milhões de dólares, quase 140 milhões de euros.

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia suíça terem detido 7 membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

No entanto, apesar de demissionário, Blatter recusou abandonar imediatamente o cargo, mantendo-se em funções até esta data.

ZAP / Lusa / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.