Coca-Cola e McDonalds pedem demissão imediata de Joseph Blatter

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

Dois dos principais patrocinadores da FIFA, a Coca-Cola e a McDonalds, exigiram hoje a demissão imediata do presidente do organismo, o suíço Joseph Blatter, mas o advogado deste já afirmou que não o fará.

Também agora investigado pela Justiça suíça, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, está sob pressão.

Esta sexta-feira, alguns dos principais patrocinadores da entidade que rege o futebol mundial fizeram um pedido formal para que o suíço se afaste do cargo “pelo bem do futebol”.

As duas companhias pediram a demissão de Blatter, justificando que a demissão “restauraria a confiança na FIFA”, organismo que rege o futebol mundial e que tem estado envolvido num escândalo de corrupção.

De acordo com aquelas duas empresas, a FIFA tem que tomar medidas imediatas para mostrar que está a trabalhar seriamente nas reformas, após o escândalo de corrupção que a abalou.

A fabricante de refrigerantes Coca-Cola diz que a “reputação e a imagem da FIFA ficam mais manchadas a cada dia”. Já a rede de fast food McDonald’s afirma que a renúncia imediata de Blatter seria “pelo melhor do futebol”.

Juntas, as duas empresas representam quase metade de toda a receita anual que a FIFA obtém de patrocinadores.

A Budweiser e a Visa, também patrocinadoras da entidade, engrossaram o pedido das duas companhias pela saída do suíço.

Os advogados de Blatter, porém, negam qualquer possibilidade de que o presidente deixe o cargo neste momento. Em comunicado, os seus representantes alegam que a saída de Blatter “não é o melhor para os interesses da FIFA”.

O escândalo na FIFA rebentou quando, a 27 de maio, o Departamento de Justiça dos EUA indiciou 9 dirigentes ou ex-dirigentes e 5 parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos.

Em causa estarão subornos no valor de 151 milhões de dólares, quase 140 milhões de euros.

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia suíça terem detido 7 membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

No entanto, apesar de demissionário, Blatter recusou abandonar imediatamente o cargo, mantendo-se em funções até esta data.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …

FC Porto arrisca sanção da UEFA por incidentes nos jogos contra o City

A UEFA pode vir a sancionar o FC Porto devido a episódios que aconteceram no âmbito dos jogos da Liga dos Campeões contra o Manchester City. Em causa estão, nomeadamente, alegados insultos dirigidos por elementos …

Angariações e recrutamentos. PCP luta para compensar perda de fundos e militantes

O ano não está a ser favorável para ninguém, e o PCP não é exceção. Já existem megaoperações em marcha e Jerónimo de Sousa alerta que é preciso “mobilizar todas as energias” para garantir independência …