Josep Blatter demitiu-se da presidência da FIFA

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

Apenas quatro dias depois de ter sido reeleito para mais um mandato à frente dos destinos da organização, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, demitiu-se do cargo.

Joseph Blatter, de 79 anos, presidente do organismo desde 1998, não resistiu aos escândalos de corrupção que têm afectado o organismo, em particular desde a detenção, a semana passada, de diversos altos dirigentes da FIFA – entre os quais, dois dos seus vice-presidentes.

Foi anunciada a realização de um congresso extraordinário da rganização que tutela o futebol mundia, para escolher de novo, quatro dias depois, o seu presidente.

“O meu mandato não tem o apoio de todos os que vivem e amam o futebol como o fazemos na FIFA, por isso vou colocar o lugar à disposição num Congresso eleitoral”, disse Blatter ao anunciar a decisão

Josep “Sepp” Blatter, que pediu que se realizem rapidamente novas eleições, já afirmou que não será candidato.

No passado dia 27 de Maio, a organização foi abalada pela notícia da detenção, por corrupção, de dois vice-presidentes e vários altos dirigentes, a apenas dois dias da data marcada para a eleição do seu presidente.

No acto eleitoral, Blatter falhou os 75% de votos de que precisava para ser reeleito à primeira volta para o seu quinto mandato à frente da FIFA.

Blatter acabaria por ser eleito sem segunda volta, depois de o seu único opositor, o príncipe saudita bin al Hussein, retirar a candidatura.

Nos dias que se seguiram à reeleição do suíço, a organização continuou a ser abalada por sucessivas notícias relacionados com casos de corrupção.

No passado dia 31, um membro da organização do Mundial de 2010 reconheceu ter havido um pagamento de 10 milhões à FIFA.

Já hoje, a imprensa internacional deu notícia de que o braço direito de Blatter, o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, poderá estar implicado no escândalo de corrupção que tem abalado a organização.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Custa a acreditar como é que um cornupto como o blatter se mantém à frente do que quer que seja. para que serve a fifa afinal? há que tirar de vez e eliminar essas instituições e que o desporto em cada país seja dirigido por uma comissão de sábios que, gratuita e generosamente, façam ressuscitar o verdeiro espirito desportivo limpo de uma vez por todas de bandidos e ladrões.

RESPONDER

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …