Josep Blatter demitiu-se da presidência da FIFA

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter

Apenas quatro dias depois de ter sido reeleito para mais um mandato à frente dos destinos da organização, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, demitiu-se do cargo.

Joseph Blatter, de 79 anos, presidente do organismo desde 1998, não resistiu aos escândalos de corrupção que têm afectado o organismo, em particular desde a detenção, a semana passada, de diversos altos dirigentes da FIFA – entre os quais, dois dos seus vice-presidentes.

Foi anunciada a realização de um congresso extraordinário da rganização que tutela o futebol mundia, para escolher de novo, quatro dias depois, o seu presidente.

“O meu mandato não tem o apoio de todos os que vivem e amam o futebol como o fazemos na FIFA, por isso vou colocar o lugar à disposição num Congresso eleitoral”, disse Blatter ao anunciar a decisão

Josep “Sepp” Blatter, que pediu que se realizem rapidamente novas eleições, já afirmou que não será candidato.

No passado dia 27 de Maio, a organização foi abalada pela notícia da detenção, por corrupção, de dois vice-presidentes e vários altos dirigentes, a apenas dois dias da data marcada para a eleição do seu presidente.

No acto eleitoral, Blatter falhou os 75% de votos de que precisava para ser reeleito à primeira volta para o seu quinto mandato à frente da FIFA.

Blatter acabaria por ser eleito sem segunda volta, depois de o seu único opositor, o príncipe saudita bin al Hussein, retirar a candidatura.

Nos dias que se seguiram à reeleição do suíço, a organização continuou a ser abalada por sucessivas notícias relacionados com casos de corrupção.

No passado dia 31, um membro da organização do Mundial de 2010 reconheceu ter havido um pagamento de 10 milhões à FIFA.

Já hoje, a imprensa internacional deu notícia de que o braço direito de Blatter, o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, poderá estar implicado no escândalo de corrupção que tem abalado a organização.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Custa a acreditar como é que um cornupto como o blatter se mantém à frente do que quer que seja. para que serve a fifa afinal? há que tirar de vez e eliminar essas instituições e que o desporto em cada país seja dirigido por uma comissão de sábios que, gratuita e generosamente, façam ressuscitar o verdeiro espirito desportivo limpo de uma vez por todas de bandidos e ladrões.

RESPONDER

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …