Justiça suíça abre processo contra Blatter, Platini também está envolvido

Walter Bieri / EPA

O presidente da UEFA, Michel Platini, com o presidente da FIFA, Joseph Blatter

O presidente da UEFA, Michel Platini, com o presidente da FIFA, Joseph Blatter

O Ministério Público da Suíça abriu esta sexta-feira um processo criminal ao ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, e implicou o líder da UEFA, Michel Platini, no escândalo de corrupção que abala o organismo que tutela o futebol mundial.

Em comunicado, a procuradoria suíça esclarece que abriu um processo criminal contra Blatter por “suspeita de má gestão e apropriação indevida”.

Neste processo também está envolvido Platini, candidato à sucessão de Blatter nas eleições de fevereiro na FIFA, por alegadamente ter recebido do suíço “um pagamento ilegal” de dois milhões de francos suíços (cerca de 1,8 milhões de euros). Platini foi já ouvido como testemunha.

Blatter deveria comparecer esta tarde numa conferência de imprensa, mas a mesma acabou por ser adiada por uma hora, primeiro, e pouco depois cancelada. Esse encontro deveria realizar-se depois da reunião desta sexta-feira do Comité Executivo da FIFA, em Zurique, na qual foi decidido que o Mundial de futebol do Qatar vai realizar-se entre novembro e dezembro de 2022.

Seria a primeira vez que Blatter responderia às questões dos jornalistas após o suspensão do secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke, entretanto afastado. Valcke terá participado numa venda ilegal de bilhetes e foi imediatamente suspenso pela própria FIFA.

Em comunicado, o procurador suíço Michael Lauber aponta outras razões que levaram à abertura do processo: “A procuradoria suspeita que no dia 12 de setembro de 2005 Joseph Blatter assinou um contrato com a União de Futebol Caribenha; este contrato foi desfavorável à FIFA. Por outro lado, suspeita-se que, na implementação deste acordo, Blatter tenha violado os seus deveres fiduciários e agido contra os interesses da FIFA”.

Quem presidia à União de Futebol Caribenha era, na altura, Jack Warner, um antigo vice-presidente FIFA, entretanto já afastado na sequência do escândalo de corrupção que atingiu em maio deste ano o organismo que tutela o futebol mundial.

Sete dos seus dirigentes foram presos e na sequência da polémica, Joseph Blatter viu-se forçado a renunciar ao cargo para que tinha sido reeleito e convocar novas eleições para fevereiro de 2016.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …