CMVM averigua cerca de 80 investidores que venderam ações do BES

Ahmad Nawawi / Flickr

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, disse esta terça-feira no Parlamento que foram abertos processos de investigação preliminares “a cerca de 80 investidores que realizaram vendas expressivas” de ações do BES.

A ser ouvido desde cerca das 9h na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), naquela que é a sua segunda presença perante os deputados, Carlos Tavares abordou a última semana do BES em bolsa, antes da aplicação da medida de resolução.

“Foram identificados praticamente todos os comitentes das operações realizadas”, vincou, acrescentando que “foram abertos processos de averiguações preliminares a cerca de 80 investidores que realizaram vendas expressivas de ações ou instrumentos relacionados”.

De acordo com o responsável, as averiguações prendem-se com investidores institucionais, maioritariamente estrangeiros, particulares, sobretudo portugueses, pessoas com ligação ao BES e sociedades offshore.

“A análise incidiu também sobre ações da Espírito Santo Financial Group (ESFG), tendo-se registado também a abertura de processos de investigação preliminares”, assinalou ainda Carlos Tavares.

Em causa poderá estar acesso a informação privilegiada que terá motivado vendas em grande volume de ações do BES e da ESFG.

No que refere a conclusões preliminares, o presidente da CMVM reconheceu que “não se pode excluir a possibilidade de haver lugar a algumas participações ao Ministério Público”.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro. Esta terça-feira, para além de Carlos Tavares, será ainda ouvido o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …