Mosteiro dos Jerónimos está a ser lavado com álcool

fernando garcía redondo / Flickr

Mosteiro dos Jerónimos

O claustro do Mosteiro dos Jerónimos está a ser alvo de recuperação, com recurso a álcool a 70 graus, o mesmo que se usa para desinfectar as mãos contra a covid-19. Mas não tem nada a ver com a pandemia. É só um método mais ecológico e que preserva melhor o património histórico.

É a primeira vez que a técnica é aplicada num monumento em Portugal, mas já tem sido usada noutros países, nomeadamente nos Museus do Vaticano.

O Claustro do Mosteiro dos Jerónimos começou a ser lavado com álcool em Janeiro deste ano, numa intervenção que visa eliminar algas, líquenes e musgos e preservar o monumento nacional.

“É um trabalho extremamente simples, mas que tem de ser muito bem preparado previamente”, explica ao Expresso o conservador-restaurador Nuno Proença, administrador da empresa Nova Conservação que está a limpar o monumento.

As obras arrancaram em Janeiro deste ano ao ritmo do que o clima permite e aproveitando a pandemia e o confinamento, que afugentam turistas.

Já se gastaram 450 litros de álcool numa área de cerca de 1.100 metros quadrados, com duas aplicações da solução, conforme avança o Expresso.

A diretora do Mosteiro dos Jerónimos, Dalila Rodrigues, não revela os valores gastos na obra, mas destaca ao mesmo semanário que os custos são bastante inferiores ao que se gastaria com o uso de químicos tradicionais.

Óleos essenciais para recuperação da pedra

Depois da limpeza com álcool, serão usados óleos essenciais à base de canela, tomilho e cravinho, pois “ajudam a eliminar os elementos colonizadores” e “colaboram na recuperação da pedra”, como refere Dalila Rodrigues ao Expresso.

“Algumas bactérias presentes nestes óleos, quando associadas às algas e aos líquenes, produzem carbonato de cálcio, o que provoca uma consolidação da pedra fragilizada”, acrescenta a diretora do monumento.

Esta técnica é “inédita em Portugal”, mas “já começou a ser replicada na Torre de Belém”, segundo avança o Expresso.

A escolha por esta abordagem mais ecológica vem ao encontro das recentes preocupações ambientais dos responsáveis do Mosteiro dos Jerónimos e de “uma visão ecossistémica do património”, como constata Dalila Rodrigues ao jornal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Recuperação de monumentos é o que se precisa neste país, mas não com tijolo e cimento como alguns assassinos da cultura por aí vão fazendo!

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …