Cirurgia de Ferro Rodrigues “decorreu com sucesso”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

A cirurgia a um pulmão a que foi submetido o presidente da Assembleia da República, esta quarta-feira, “foi programada e correu muito bem”, garantiu o médico Francisco Félix.

A operação a que o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi esta quarta-feira submetido no Hospital Pulido Valente “decorreu com sucesso”, divulgou o seu gabinete.

“O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi esta tarde submetido a uma intervenção cirúrgica a um pulmão, a cargo do dr. Francisco Félix, diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar de Lisboa Norte, operação que decorreu com sucesso, conforme previsto”, lê-se numa nota oficial.

Aos jornalistas, Francisco Félix, diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do hospital, disse que foi “uma cirurgia programada que decorreu da forma prevista, sem complicações, e poderia acentuar que correu muito bem”.

De acordo com o médico, Ferro Rodrigues, “entretanto, já acordou, já recebeu visitas, nomeadamente do Presidente da República e do ministro da Saúde”, tendo conversado com eles “de forma animada e com até bastante humor”, o que na opinião do cirurgião “deixa transparecer que está muito confortável e muito otimista”.

“Vai-me perdoar, mas eu não vou focar nenhum aspeto de ordem clínica, que diga respeito sequer ao diagnóstico, à terapêutica ou ao prognóstico. Não vou revelar qual foi o objetivo da cirurgia, isso é da esfera do sigilo“, respondeu quando questionado se teria sido retirado um nódulo do pulmão.

A hipótese de uma intervenção ao outro pulmão – conforme referido no comunicado de terça-feira do gabinete do presidente da Assembleia da República – “não está descartada e foi conversada com o paciente”.

“Vai ser objeto de análise depois de termos os resultados desta intervenção e avaliarmos a evolução da cirurgia a que agora foi submetido”, explicou, acrescentando não ter “uma previsão da alta”.

Francisco Félix respondeu ainda aos jornalistas que “Ferro Rodrigues não é fumador há muito anos”, sublinhando que está “muito animado, muito bem-disposto”. “Ele não está autorizado a conceder-vos uma entrevista porque eu o proíbo por razões clínicas, porque ele está perfeitamente bem”, exemplificou.

De acordo com o comunicado de terça-feira do gabinete de Ferro Rodrigues, o presidente será substituído, até ao dia 29 deste mês, pelo vice-presidente eleito pelo grupo parlamentar a que pertence, neste caso o deputado Jorge Lacão“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …