Cirurgia de Ferro Rodrigues “decorreu com sucesso”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

A cirurgia a um pulmão a que foi submetido o presidente da Assembleia da República, esta quarta-feira, “foi programada e correu muito bem”, garantiu o médico Francisco Félix.

A operação a que o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi esta quarta-feira submetido no Hospital Pulido Valente “decorreu com sucesso”, divulgou o seu gabinete.

“O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi esta tarde submetido a uma intervenção cirúrgica a um pulmão, a cargo do dr. Francisco Félix, diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar de Lisboa Norte, operação que decorreu com sucesso, conforme previsto”, lê-se numa nota oficial.

Aos jornalistas, Francisco Félix, diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do hospital, disse que foi “uma cirurgia programada que decorreu da forma prevista, sem complicações, e poderia acentuar que correu muito bem”.

De acordo com o médico, Ferro Rodrigues, “entretanto, já acordou, já recebeu visitas, nomeadamente do Presidente da República e do ministro da Saúde”, tendo conversado com eles “de forma animada e com até bastante humor”, o que na opinião do cirurgião “deixa transparecer que está muito confortável e muito otimista”.

“Vai-me perdoar, mas eu não vou focar nenhum aspeto de ordem clínica, que diga respeito sequer ao diagnóstico, à terapêutica ou ao prognóstico. Não vou revelar qual foi o objetivo da cirurgia, isso é da esfera do sigilo“, respondeu quando questionado se teria sido retirado um nódulo do pulmão.

A hipótese de uma intervenção ao outro pulmão – conforme referido no comunicado de terça-feira do gabinete do presidente da Assembleia da República – “não está descartada e foi conversada com o paciente”.

“Vai ser objeto de análise depois de termos os resultados desta intervenção e avaliarmos a evolução da cirurgia a que agora foi submetido”, explicou, acrescentando não ter “uma previsão da alta”.

Francisco Félix respondeu ainda aos jornalistas que “Ferro Rodrigues não é fumador há muito anos”, sublinhando que está “muito animado, muito bem-disposto”. “Ele não está autorizado a conceder-vos uma entrevista porque eu o proíbo por razões clínicas, porque ele está perfeitamente bem”, exemplificou.

De acordo com o comunicado de terça-feira do gabinete de Ferro Rodrigues, o presidente será substituído, até ao dia 29 deste mês, pelo vice-presidente eleito pelo grupo parlamentar a que pertence, neste caso o deputado Jorge Lacão“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Ventura "muito confiante" nos resultados do Chega

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …