Cinzas de Liu Xiaobo lançadas ao mar na presença da sua viúva

(dv) Gabinete de Informação do Município de Shenyang

Cinzas de Liu Xiaobo lançadas ao mar

Cinzas de Liu Xiaobo lançadas ao mar

As cinzas do ativista chinês Liu Xiaobo, vencedor do prémio Nobel da Paz, foram lançadas ao mar num acto que contou com a presença da sua viúva, Liu Xia, informaram este sábado as autoridades da China, em conferência de imprensa na qual participou também um irmão do dissidente.

Após a celebração de uma breve cerimónia esta manhã, a família “esvaziou a urna no vasto oceano”, afirmou um funcionário do governo de Shenyang, cidade onde Liu Xiaobo faleceu esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa transmitida na internet, na qual não foram permitidas perguntas.

As autoridades mostraram uma série de fotografias e um vídeo onde é possível ver a viúva, Liu Xia, e outros familiares num barco, a despedir-se pela última vez do Nobel da Paz, acompanhados de algumas pessoas, que não foram identificadas.

Posteriormente, o governo local divulgou também um vídeo de poucos minutos em que Liu Xia afirma que o funeral do marido deveria ser simples, e suas cinzas derramadas no mar. No entanto, não se sabe em que circunstâncias estas imagens foram feitas e quando foram gravadas.

Também não é possível saber se a viúva disse algo mais a este respeito – antes, durante ou depois dos poucos segundos que foram exibidos. As as imagens foram claramente editadas para divulgar apenas algumas frases, e não o discurso inteiro de Liu Xia.

Na conferência de imprensa participou o irmão mais velho de Liu Xiaobo, Liu Xiaoguang, que reiterou em várias ocasiões gratidão pela “humanidade” mostrada pelo Partido Comunista da China, e assegurou que o tipo de funeral escolhido foi decisão da família.

Amigos do Nobel e da mulher criticaram duramente a atitude do irmão, comentando que há alguns anos que ambos tinham cessado relações, e mostraram-se seguros de que o governo impôs a forma da despedida do famoso dissidente.

Porquê uma despedida no mar? Porque o governo tem medo que as pessoas visitem o seu túmulo para o celebrar e para protestar”, explicou Ye Du, poeta e amigo da família, em mensagem enviada à Agência EFE e a outros meios de comunicação.

Activistas e pessoas próximas de Liu Xiaobo denunciaram que as autoridades não os autorizaram a viajar para Shenyang, quer fosse para visitar o Nobel quando estava este estava hospitalizado, seja para comparecer ao funeral, e pediram a libertação da viúva, Liu Xia, que temem que esteja sob custódia do regime.

Liu Xiaobo morreu na quinta-feira, aos 61 anos, devido a um câncer de fígado em fase terminal, que tinha sido diagnosticado há pouco tempo, sem que o governo chinês tivesse concedido o seu último desejo: procurar ajuda médica no estrangeiro com a sua família e, caso a morte fosse inevitável, que a mesma ocorresse num país livre.

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …