Cinzas de Liu Xiaobo lançadas ao mar na presença da sua viúva

(dv) Gabinete de Informação do Município de Shenyang

Cinzas de Liu Xiaobo lançadas ao mar

Cinzas de Liu Xiaobo lançadas ao mar

As cinzas do ativista chinês Liu Xiaobo, vencedor do prémio Nobel da Paz, foram lançadas ao mar num acto que contou com a presença da sua viúva, Liu Xia, informaram este sábado as autoridades da China, em conferência de imprensa na qual participou também um irmão do dissidente.

Após a celebração de uma breve cerimónia esta manhã, a família “esvaziou a urna no vasto oceano”, afirmou um funcionário do governo de Shenyang, cidade onde Liu Xiaobo faleceu esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa transmitida na internet, na qual não foram permitidas perguntas.

As autoridades mostraram uma série de fotografias e um vídeo onde é possível ver a viúva, Liu Xia, e outros familiares num barco, a despedir-se pela última vez do Nobel da Paz, acompanhados de algumas pessoas, que não foram identificadas.

Posteriormente, o governo local divulgou também um vídeo de poucos minutos em que Liu Xia afirma que o funeral do marido deveria ser simples, e suas cinzas derramadas no mar. No entanto, não se sabe em que circunstâncias estas imagens foram feitas e quando foram gravadas.

Também não é possível saber se a viúva disse algo mais a este respeito – antes, durante ou depois dos poucos segundos que foram exibidos. As as imagens foram claramente editadas para divulgar apenas algumas frases, e não o discurso inteiro de Liu Xia.

Na conferência de imprensa participou o irmão mais velho de Liu Xiaobo, Liu Xiaoguang, que reiterou em várias ocasiões gratidão pela “humanidade” mostrada pelo Partido Comunista da China, e assegurou que o tipo de funeral escolhido foi decisão da família.

Amigos do Nobel e da mulher criticaram duramente a atitude do irmão, comentando que há alguns anos que ambos tinham cessado relações, e mostraram-se seguros de que o governo impôs a forma da despedida do famoso dissidente.

Porquê uma despedida no mar? Porque o governo tem medo que as pessoas visitem o seu túmulo para o celebrar e para protestar”, explicou Ye Du, poeta e amigo da família, em mensagem enviada à Agência EFE e a outros meios de comunicação.

Activistas e pessoas próximas de Liu Xiaobo denunciaram que as autoridades não os autorizaram a viajar para Shenyang, quer fosse para visitar o Nobel quando estava este estava hospitalizado, seja para comparecer ao funeral, e pediram a libertação da viúva, Liu Xia, que temem que esteja sob custódia do regime.

Liu Xiaobo morreu na quinta-feira, aos 61 anos, devido a um câncer de fígado em fase terminal, que tinha sido diagnosticado há pouco tempo, sem que o governo chinês tivesse concedido o seu último desejo: procurar ajuda médica no estrangeiro com a sua família e, caso a morte fosse inevitável, que a mesma ocorresse num país livre.

PARTILHAR

RESPONDER

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …