/

Morreu o nobel da Paz chinês Liu Xiaobo

Lusa

Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, foi libertado após diagnóstico de cancro em fase terminal

Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, foi libertado após diagnóstico de cancro em fase terminal

O intelectual e nobel da Paz chinês, Liu Xiaobo, faleceu hoje sob custódia num hospital do norte do país, após ter sido recentemente libertado devido a um cancro terminal, segundo anunciou um comunicado oficial.

Liu morreu aos 61 anos após passar os quase últimos nove na prisão, onde lhe foi concedido o prémio Nobel em 2010 pelo seu ativismo a favor da democratização da China.

O Nobel da Paz de 2010 foi um ativista dos direitos humanos e dissidente do regime chinês. Por essas mesmas razões, Liu Xiaobo estava detido desde 2009 e só foi colocado em prisão condicional, por ter sido diagnosticado com cancro do fígado em fase terminal.

O ativista venceu o prémio devido à sua “não violenta” luta pelos direitos humanos fundamentais na China. Na altura da entrega do Prémio, o comité Nobel decidiu que “através do severo castigo que lhe foi aplicado, Liu tornou-se o maior símbolo da sua luta pelos direitos humanos na China.”

Na cerimónia desse ano, a sua ausência foi registada com uma cadeira vazia.

O ativista cumpria uma pena de 11 anos por incitar à desobediência ao poder do Estado. Depois de ter escrito um manifesto pró-democracia – Carta 08 – no qual pedia o fim do sistema do partido único e melhoramentos nos direitos humanos chineses, Liu foi detido e julgado.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.