/

Cinco mulheres mortas na Índia com acusações de bruxaria

Alguns habitantes de uma parte rural do leste da Índia mataram cinco mulheres, que acusaram de praticar actos de bruxaria, anunciou a polícia local.

A polícia de Jharkhand revelou que uma turba de assaltantes arrastou as mulheres para fora das suas casas e lhes bateu até à morte.

O caso ocorreu cerca de meia-noite de sexta-feira, naquela cidade, a cerca de 30 quilómetros de Ranchi, capital do estado de Jharkhand.

Um grupo levou as mulheres e bateu-lhes com paus, acusando-as de praticar bruxaria”, afirmou à AFP o chefe da polícia de Ranchi, Arun Kumar Singh, acrescentando que, depois do massacre, foram detidas 24 pessoas, a maioria das quais com idades entre os 45 e os 50 anos.

A crença na bruxaria e no oculto continua a ser muito comum em algumas zonas mais pobres da Índia. Em alguns casos, as mulheres são despidas como castigo, queimadas vivas ou levadas de casa e depois mortas.

Alguns estados da Índia, incluindo Jharkhand, criaram leis especiais para tentar limitar os crimes contra as pessoas acusadas de bruxaria.

Em julho deste ano, seis pessoas de uma mesma família foram assassinadas por moradores de um povoado no estado de Orissa, depois de terem sido acusadas de praticarem bruxaria. Entre as vítimas encontravam-se quatro menores.

Em outubro do ano passado, uma mulher acusada de bruxaria morta pela própria família no estado de Chhattisgarh. Foi despida, espancada e torturada durante horas pelo cunhado e por vários outros membros da família

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.