/

Cinco mortos e vários desaparecidos após inundações em Maiorca

As inundações causadas pelas fortes chuvas que se verificaram nas últimas horas na ilha de Maiorca, em Espanha, provocaram a morte de pelo menos cinco pessoas, de acordo com as autoridades.

O jornal espanhol El País, já dá conta de seis mortos e, pelo menos, nove desaparecidos.

Para a região já foi deslocada uma unidade militar especializada no apoio a este tipo de emergências. O mau tempo também é responsável pelo desaparecimento de pelo menos mais cinco pessoas, que foram vistas em zonas afetadas pela tromba de água que começou a cair ao fim do dia de terça-feira.

Segundo o Governo regional balear caíram até 220 litros de água por metro quadrado na zona de Sant Llorenç, a mais afetada pela intempérie.

A Unidade Militar de Emergências (UME) espanhola enviou para as baleares uma centena de efetivos, oito veículos, uma embarcação, três helicópteros e três cães de rastreio para apoiarem os trabalhos de procura de vítimas e auxílio aos afetados.

Os serviços de urgência trabalham desde a última noite nas zonas afetadas por desmoronamentos de terras a auxiliar a população e os turistas afetados pela situação.

O Serviço de Emergência 112 apelou a que todos os moradores permaneçam nas suas casas e que nenhum estudante se desloque hoje às escolas de Sant Llorenc des Cardassar, Colònia de Sant Pere, Artà e Son Servera, num momento em que vários centros desportivos estão a prestar apoio à população. Para o dia de hoje, prevê-se a continuação de chuvas fortes em várias zonas do sudeste de Espanha.

O governo regional já veio lamentar “profundamente” todas as mortes registadas em Maiorca – a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares -, através do Twitter.

O Ministério da Defesa confirmou a chegada a Maiorca de 80 militares provenientes de Valência e de sete veículos do Terceiro Batalhão da Unidade Militar de Emergências.

De acordo com a agência noticiosa Efe, a presidente do Governo das Ilhas Baleares, Francina Armengol, pediu a ajuda do Governo espanhol na terça-feira, tendo contactado telefonicamente a vice-primeira-ministra Carmen Calvo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.