Cinco médicos acusados na morte de jovem de 19 anos com tumor na cabeça

-

O Ministério Público acusou cinco médicos do Hospital Padre Américo, em Penafiel, por não terem feito tudo o que podiam para salvar uma jovem de 19 anos que morreu em 2013, com um tumor na cabeça que nunca foi diagnosticado, apesar de 11 idas às Urgências.

Sara Daniela Moreira, natural de Recarei, em Paredes, morreu em 2013, devido a um tumor cerebral que não foi diagnosticado nas 11 idas às Urgências do Hospital Padre Américo.

O Ministério Público (MP) avança agora, com a acusação contra cinco dos médicos que a atenderam naquela unidade por crimes de violação das “leges artis, considerando que os clínicos não cumpriram os procedimentos correctos e mais adequados, conforme reporta o Jornal de Notícias (JN).

A jovem começou a sentir fortes dores de cabeça em 2010, e gradualmente, a sua saúde piorou, passando a sentir vómitos e incontinência, acabando por falecer em 2013, dois dias depois de ter ido, mais uma vez, às Urgências.

“Sara Daniela foi examinada repetidamente pelos arguidos, sem que nunca, porém, qualquer um dos médicos que a examinou tenha, de acordo com os conhecimentos da Medicina e com os cuidados e diligências a que estava obrigado, sequer ordenado a realização de exames complementares de diagnóstico adequados”, considera o MP, conforme cita o JN.

Um dos médicos que viu a jovem por duas vezes, nas urgências, diagnosticou-lhe “provável perturbação de ansiedade”, refere a mesma fonte.

O MP entende assim, que os clínicos deveriam ter solicitado, nomeadamente, a realização de uma tomografia axial computadorizada ou de uma ressonância magnética, que permitiriam detectar o tumor com 1,670 quilos.

As acusações só não são mais graves porque, de acordo com o Instituto de Medicina Legal, “a taxa de sobrevivência a estes tumores é apenas de 5%” e portanto, não se pode “falar em nexo de causalidade entre a falta de diagnóstico dos médicos e o resultado morte”, conforme cita o JN.

Mas se o tumor fosse “descoberto a tempo, permitiria um tratamento adequado e uma melhoria da qualidade de vida da doente”, aponta o MP.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

  1. Certamente que os senhores doutores imaginaram que a moça estava teimosa em ir às urgências simplesmente para usufruir da simpatia deles, vários médicos e chegar-se a uma situação destas depois de tantas visitas mais indicados seriam para trabalhar no matadouro!.

  2. é que “1 kilo e pouco” é “coisa pouca”… sei de umas boas historias também, e uma delas precisamente comigo. Alguns médicos são mesmo mas mesmo bons porque também o posso comprovar, mas outros devem de ser veterinários e mesmo assim

    • Sr. Rui Marques: por acaso, os veterinários também são médicos… Não? Não sou uma coisa nem outra, e também já tenho presenciado muitas “distracções”. Ainda assim, mais respeito pela classe médica não faria mal nenhum. Felizmente temos bons profissionais na medicina. Obviamente não há regra sem excepção. Mas sejamos educados, bem formados, e informados.

      • Veterinários também são médicos… mas eu não disse o contrário? O que eu digo é que há médicos que não têm ética nenhuma, e tratam um humano como um animal quase sem falar com ele (apesar de obviamente o animal também devesse de ser tratado bem). E como lhe disse eu sofri na pele pessoalmente, (tal historia que se passou comigo, e não conheço um amigo do amigo do amigo), ou seja uma operação a uma hérnia inguinal mas que nada encontraram na cirurgia (apesar da ecografia lá estar). Nessa operação eu nem vi quem me operou e nem no final ele(a) me disse nada, nem me disseram nada. (durante essa operação eu falei por 2 vezes que estavam a fazer no sitio errado e mandaram-me calar). Só passado 3 meses soube quem me operou e que nessa operação não encontraram. Seja como for passado 4 meses fui operado desta vez no privado na mesma por um médico (não veterenário), pois eu tinha fortes dores e não me conseguia dobrar . Resumindo a eu não falo por falar, e disse que ha exceções, por isso não me peça para ser educado com quem não foi comigo… e só mete a carapuça quem quiser. Portanto tenho respeito por quem me respeita.

  3. Infelizmente é o que mais se encontra no sns., srs.drs. que não o sendo é a única coisa que fazem questão de evidenciar. arrogantes, prepotentes, seres de outra galáxia.

  4. Por norma, salvo raras excepções, pensam sempre que uma pessoa jovem não tem nada, além de stress e ansiedade. Infelizmente, é assim mesmo. E, depois, dizem que se querem livrar dos velhos..eu acho que se querem livrar é dos pobres, independentemente da idade..

  5. Sr VesPeNino
    A forma como você classifica os médicos é como você próprio é! Por favor compre um espelho e reveja-se no que diz…
    Ir a um serviço de Urgência 11 vezes e nenhum clínico suspeitar de uma lesão intracraniana não é normal…talvez não tenha ido as ditas 11 vezes, mas um bom clínico, com um bom exame médico , não deixaria de suspeitar do diagnóstico…
    Um TAC CE confirmaria o diagnóstico…
    Se a jovem sobreviveria á lesão , achamos que não! mesmo bem tratada!
    Em todo o caso, achamos que houve má pratica …

RESPONDER

-

Picada de carraça pode provocar alergia a carne

Com o início do verão, os médicos norte-americanos estão a observar cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada com uma picada do carraça estrela solitária- que provoca comichão, inchaço na pele …

Amazon Prime Air Drone

Amazon quer construir "colmeias gigantes" para drones

No passado dia 22 de junho, a Amazon, a gigante do comércio eletrónico, apresentou uma patente para a construção de torres, que se assemelham a colmeias gigantes, capazes de abastecer drones para entrega de produtos. Há …

-

EUA aprovam por lapso projecto-lei que permite às mulheres grávidas matar

No estado americano de Nova Hampshire, deputados republicanos aprovaram por lapso um projecto-lei que permite às mulheres grávidas cometerem homicídios sem qualquer punição. O caso aconteceu na sequência de uma formulação imprecisa no texto do projecto-lei, …

Um objeto de massa planetária, do tamanho de Marte, seria suficiente para produzir as perturbações observadas na distante Cintura de Kuiper.

Objeto misterioso do tamanho de Marte esconde-se no limite do Sistema Solar

Segundo um grupo de astrónomos, um "objeto de massa planetária" desconhecido, ainda por identificar, pode esconder-se nos confins do nosso Sistema Solar. Este objeto será diferente - e também muito mais próximo - do denominado …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …