Cinco médicos acusados na morte de jovem de 19 anos com tumor na cabeça

-

O Ministério Público acusou cinco médicos do Hospital Padre Américo, em Penafiel, por não terem feito tudo o que podiam para salvar uma jovem de 19 anos que morreu em 2013, com um tumor na cabeça que nunca foi diagnosticado, apesar de 11 idas às Urgências.

Sara Daniela Moreira, natural de Recarei, em Paredes, morreu em 2013, devido a um tumor cerebral que não foi diagnosticado nas 11 idas às Urgências do Hospital Padre Américo.

O Ministério Público (MP) avança agora, com a acusação contra cinco dos médicos que a atenderam naquela unidade por crimes de violação das “leges artis, considerando que os clínicos não cumpriram os procedimentos correctos e mais adequados, conforme reporta o Jornal de Notícias (JN).

A jovem começou a sentir fortes dores de cabeça em 2010, e gradualmente, a sua saúde piorou, passando a sentir vómitos e incontinência, acabando por falecer em 2013, dois dias depois de ter ido, mais uma vez, às Urgências.

“Sara Daniela foi examinada repetidamente pelos arguidos, sem que nunca, porém, qualquer um dos médicos que a examinou tenha, de acordo com os conhecimentos da Medicina e com os cuidados e diligências a que estava obrigado, sequer ordenado a realização de exames complementares de diagnóstico adequados”, considera o MP, conforme cita o JN.

Um dos médicos que viu a jovem por duas vezes, nas urgências, diagnosticou-lhe “provável perturbação de ansiedade”, refere a mesma fonte.

O MP entende assim, que os clínicos deveriam ter solicitado, nomeadamente, a realização de uma tomografia axial computadorizada ou de uma ressonância magnética, que permitiriam detectar o tumor com 1,670 quilos.

As acusações só não são mais graves porque, de acordo com o Instituto de Medicina Legal, “a taxa de sobrevivência a estes tumores é apenas de 5%” e portanto, não se pode “falar em nexo de causalidade entre a falta de diagnóstico dos médicos e o resultado morte”, conforme cita o JN.

Mas se o tumor fosse “descoberto a tempo, permitiria um tratamento adequado e uma melhoria da qualidade de vida da doente”, aponta o MP.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

  1. Certamente que os senhores doutores imaginaram que a moça estava teimosa em ir às urgências simplesmente para usufruir da simpatia deles, vários médicos e chegar-se a uma situação destas depois de tantas visitas mais indicados seriam para trabalhar no matadouro!.

  2. é que “1 kilo e pouco” é “coisa pouca”… sei de umas boas historias também, e uma delas precisamente comigo. Alguns médicos são mesmo mas mesmo bons porque também o posso comprovar, mas outros devem de ser veterinários e mesmo assim

    • Sr. Rui Marques: por acaso, os veterinários também são médicos… Não? Não sou uma coisa nem outra, e também já tenho presenciado muitas “distracções”. Ainda assim, mais respeito pela classe médica não faria mal nenhum. Felizmente temos bons profissionais na medicina. Obviamente não há regra sem excepção. Mas sejamos educados, bem formados, e informados.

      • Veterinários também são médicos… mas eu não disse o contrário? O que eu digo é que há médicos que não têm ética nenhuma, e tratam um humano como um animal quase sem falar com ele (apesar de obviamente o animal também devesse de ser tratado bem). E como lhe disse eu sofri na pele pessoalmente, (tal historia que se passou comigo, e não conheço um amigo do amigo do amigo), ou seja uma operação a uma hérnia inguinal mas que nada encontraram na cirurgia (apesar da ecografia lá estar). Nessa operação eu nem vi quem me operou e nem no final ele(a) me disse nada, nem me disseram nada. (durante essa operação eu falei por 2 vezes que estavam a fazer no sitio errado e mandaram-me calar). Só passado 3 meses soube quem me operou e que nessa operação não encontraram. Seja como for passado 4 meses fui operado desta vez no privado na mesma por um médico (não veterenário), pois eu tinha fortes dores e não me conseguia dobrar . Resumindo a eu não falo por falar, e disse que ha exceções, por isso não me peça para ser educado com quem não foi comigo… e só mete a carapuça quem quiser. Portanto tenho respeito por quem me respeita.

  3. Infelizmente é o que mais se encontra no sns., srs.drs. que não o sendo é a única coisa que fazem questão de evidenciar. arrogantes, prepotentes, seres de outra galáxia.

  4. Por norma, salvo raras excepções, pensam sempre que uma pessoa jovem não tem nada, além de stress e ansiedade. Infelizmente, é assim mesmo. E, depois, dizem que se querem livrar dos velhos..eu acho que se querem livrar é dos pobres, independentemente da idade..

  5. Sr VesPeNino
    A forma como você classifica os médicos é como você próprio é! Por favor compre um espelho e reveja-se no que diz…
    Ir a um serviço de Urgência 11 vezes e nenhum clínico suspeitar de uma lesão intracraniana não é normal…talvez não tenha ido as ditas 11 vezes, mas um bom clínico, com um bom exame médico , não deixaria de suspeitar do diagnóstico…
    Um TAC CE confirmaria o diagnóstico…
    Se a jovem sobreviveria á lesão , achamos que não! mesmo bem tratada!
    Em todo o caso, achamos que houve má pratica …

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …