Cinco médicos acusados na morte de jovem de 19 anos com tumor na cabeça

-

O Ministério Público acusou cinco médicos do Hospital Padre Américo, em Penafiel, por não terem feito tudo o que podiam para salvar uma jovem de 19 anos que morreu em 2013, com um tumor na cabeça que nunca foi diagnosticado, apesar de 11 idas às Urgências.

Sara Daniela Moreira, natural de Recarei, em Paredes, morreu em 2013, devido a um tumor cerebral que não foi diagnosticado nas 11 idas às Urgências do Hospital Padre Américo.

O Ministério Público (MP) avança agora, com a acusação contra cinco dos médicos que a atenderam naquela unidade por crimes de violação das “leges artis, considerando que os clínicos não cumpriram os procedimentos correctos e mais adequados, conforme reporta o Jornal de Notícias (JN).

A jovem começou a sentir fortes dores de cabeça em 2010, e gradualmente, a sua saúde piorou, passando a sentir vómitos e incontinência, acabando por falecer em 2013, dois dias depois de ter ido, mais uma vez, às Urgências.

“Sara Daniela foi examinada repetidamente pelos arguidos, sem que nunca, porém, qualquer um dos médicos que a examinou tenha, de acordo com os conhecimentos da Medicina e com os cuidados e diligências a que estava obrigado, sequer ordenado a realização de exames complementares de diagnóstico adequados”, considera o MP, conforme cita o JN.

Um dos médicos que viu a jovem por duas vezes, nas urgências, diagnosticou-lhe “provável perturbação de ansiedade”, refere a mesma fonte.

O MP entende assim, que os clínicos deveriam ter solicitado, nomeadamente, a realização de uma tomografia axial computadorizada ou de uma ressonância magnética, que permitiriam detectar o tumor com 1,670 quilos.

As acusações só não são mais graves porque, de acordo com o Instituto de Medicina Legal, “a taxa de sobrevivência a estes tumores é apenas de 5%” e portanto, não se pode “falar em nexo de causalidade entre a falta de diagnóstico dos médicos e o resultado morte”, conforme cita o JN.

Mas se o tumor fosse “descoberto a tempo, permitiria um tratamento adequado e uma melhoria da qualidade de vida da doente”, aponta o MP.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

  1. Certamente que os senhores doutores imaginaram que a moça estava teimosa em ir às urgências simplesmente para usufruir da simpatia deles, vários médicos e chegar-se a uma situação destas depois de tantas visitas mais indicados seriam para trabalhar no matadouro!.

  2. é que “1 kilo e pouco” é “coisa pouca”… sei de umas boas historias também, e uma delas precisamente comigo. Alguns médicos são mesmo mas mesmo bons porque também o posso comprovar, mas outros devem de ser veterinários e mesmo assim

    • Sr. Rui Marques: por acaso, os veterinários também são médicos… Não? Não sou uma coisa nem outra, e também já tenho presenciado muitas “distracções”. Ainda assim, mais respeito pela classe médica não faria mal nenhum. Felizmente temos bons profissionais na medicina. Obviamente não há regra sem excepção. Mas sejamos educados, bem formados, e informados.

      • Veterinários também são médicos… mas eu não disse o contrário? O que eu digo é que há médicos que não têm ética nenhuma, e tratam um humano como um animal quase sem falar com ele (apesar de obviamente o animal também devesse de ser tratado bem). E como lhe disse eu sofri na pele pessoalmente, (tal historia que se passou comigo, e não conheço um amigo do amigo do amigo), ou seja uma operação a uma hérnia inguinal mas que nada encontraram na cirurgia (apesar da ecografia lá estar). Nessa operação eu nem vi quem me operou e nem no final ele(a) me disse nada, nem me disseram nada. (durante essa operação eu falei por 2 vezes que estavam a fazer no sitio errado e mandaram-me calar). Só passado 3 meses soube quem me operou e que nessa operação não encontraram. Seja como for passado 4 meses fui operado desta vez no privado na mesma por um médico (não veterenário), pois eu tinha fortes dores e não me conseguia dobrar . Resumindo a eu não falo por falar, e disse que ha exceções, por isso não me peça para ser educado com quem não foi comigo… e só mete a carapuça quem quiser. Portanto tenho respeito por quem me respeita.

  3. Infelizmente é o que mais se encontra no sns., srs.drs. que não o sendo é a única coisa que fazem questão de evidenciar. arrogantes, prepotentes, seres de outra galáxia.

  4. Por norma, salvo raras excepções, pensam sempre que uma pessoa jovem não tem nada, além de stress e ansiedade. Infelizmente, é assim mesmo. E, depois, dizem que se querem livrar dos velhos..eu acho que se querem livrar é dos pobres, independentemente da idade..

  5. Sr VesPeNino
    A forma como você classifica os médicos é como você próprio é! Por favor compre um espelho e reveja-se no que diz…
    Ir a um serviço de Urgência 11 vezes e nenhum clínico suspeitar de uma lesão intracraniana não é normal…talvez não tenha ido as ditas 11 vezes, mas um bom clínico, com um bom exame médico , não deixaria de suspeitar do diagnóstico…
    Um TAC CE confirmaria o diagnóstico…
    Se a jovem sobreviveria á lesão , achamos que não! mesmo bem tratada!
    Em todo o caso, achamos que houve má pratica …

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …