Cinco médicos acusados na morte de jovem de 19 anos com tumor na cabeça

-

O Ministério Público acusou cinco médicos do Hospital Padre Américo, em Penafiel, por não terem feito tudo o que podiam para salvar uma jovem de 19 anos que morreu em 2013, com um tumor na cabeça que nunca foi diagnosticado, apesar de 11 idas às Urgências.

Sara Daniela Moreira, natural de Recarei, em Paredes, morreu em 2013, devido a um tumor cerebral que não foi diagnosticado nas 11 idas às Urgências do Hospital Padre Américo.

O Ministério Público (MP) avança agora, com a acusação contra cinco dos médicos que a atenderam naquela unidade por crimes de violação das “leges artis, considerando que os clínicos não cumpriram os procedimentos correctos e mais adequados, conforme reporta o Jornal de Notícias (JN).

A jovem começou a sentir fortes dores de cabeça em 2010, e gradualmente, a sua saúde piorou, passando a sentir vómitos e incontinência, acabando por falecer em 2013, dois dias depois de ter ido, mais uma vez, às Urgências.

“Sara Daniela foi examinada repetidamente pelos arguidos, sem que nunca, porém, qualquer um dos médicos que a examinou tenha, de acordo com os conhecimentos da Medicina e com os cuidados e diligências a que estava obrigado, sequer ordenado a realização de exames complementares de diagnóstico adequados”, considera o MP, conforme cita o JN.

Um dos médicos que viu a jovem por duas vezes, nas urgências, diagnosticou-lhe “provável perturbação de ansiedade”, refere a mesma fonte.

O MP entende assim, que os clínicos deveriam ter solicitado, nomeadamente, a realização de uma tomografia axial computadorizada ou de uma ressonância magnética, que permitiriam detectar o tumor com 1,670 quilos.

As acusações só não são mais graves porque, de acordo com o Instituto de Medicina Legal, “a taxa de sobrevivência a estes tumores é apenas de 5%” e portanto, não se pode “falar em nexo de causalidade entre a falta de diagnóstico dos médicos e o resultado morte”, conforme cita o JN.

Mas se o tumor fosse “descoberto a tempo, permitiria um tratamento adequado e uma melhoria da qualidade de vida da doente”, aponta o MP.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

  1. Certamente que os senhores doutores imaginaram que a moça estava teimosa em ir às urgências simplesmente para usufruir da simpatia deles, vários médicos e chegar-se a uma situação destas depois de tantas visitas mais indicados seriam para trabalhar no matadouro!.

  2. é que “1 kilo e pouco” é “coisa pouca”… sei de umas boas historias também, e uma delas precisamente comigo. Alguns médicos são mesmo mas mesmo bons porque também o posso comprovar, mas outros devem de ser veterinários e mesmo assim

    • Sr. Rui Marques: por acaso, os veterinários também são médicos… Não? Não sou uma coisa nem outra, e também já tenho presenciado muitas “distracções”. Ainda assim, mais respeito pela classe médica não faria mal nenhum. Felizmente temos bons profissionais na medicina. Obviamente não há regra sem excepção. Mas sejamos educados, bem formados, e informados.

      • Veterinários também são médicos… mas eu não disse o contrário? O que eu digo é que há médicos que não têm ética nenhuma, e tratam um humano como um animal quase sem falar com ele (apesar de obviamente o animal também devesse de ser tratado bem). E como lhe disse eu sofri na pele pessoalmente, (tal historia que se passou comigo, e não conheço um amigo do amigo do amigo), ou seja uma operação a uma hérnia inguinal mas que nada encontraram na cirurgia (apesar da ecografia lá estar). Nessa operação eu nem vi quem me operou e nem no final ele(a) me disse nada, nem me disseram nada. (durante essa operação eu falei por 2 vezes que estavam a fazer no sitio errado e mandaram-me calar). Só passado 3 meses soube quem me operou e que nessa operação não encontraram. Seja como for passado 4 meses fui operado desta vez no privado na mesma por um médico (não veterenário), pois eu tinha fortes dores e não me conseguia dobrar . Resumindo a eu não falo por falar, e disse que ha exceções, por isso não me peça para ser educado com quem não foi comigo… e só mete a carapuça quem quiser. Portanto tenho respeito por quem me respeita.

  3. Infelizmente é o que mais se encontra no sns., srs.drs. que não o sendo é a única coisa que fazem questão de evidenciar. arrogantes, prepotentes, seres de outra galáxia.

  4. Por norma, salvo raras excepções, pensam sempre que uma pessoa jovem não tem nada, além de stress e ansiedade. Infelizmente, é assim mesmo. E, depois, dizem que se querem livrar dos velhos..eu acho que se querem livrar é dos pobres, independentemente da idade..

  5. Sr VesPeNino
    A forma como você classifica os médicos é como você próprio é! Por favor compre um espelho e reveja-se no que diz…
    Ir a um serviço de Urgência 11 vezes e nenhum clínico suspeitar de uma lesão intracraniana não é normal…talvez não tenha ido as ditas 11 vezes, mas um bom clínico, com um bom exame médico , não deixaria de suspeitar do diagnóstico…
    Um TAC CE confirmaria o diagnóstico…
    Se a jovem sobreviveria á lesão , achamos que não! mesmo bem tratada!
    Em todo o caso, achamos que houve má pratica …

RESPONDER

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho do mundo

Último rinoceronte-branco aderiu ao Tinder para evitar a extinção

O último rinoceronte-branco macho do mundo tem agora um perfil na famosa aplicação de encontros. A ideia é que os utilizadores saibam como podem ajudar para evitar a extinção desta espécie. Não se admire se, enquanto …

-

Prazo para acusar José Sócrates voltou a ser adiado

A Procuradoria-Geral da República decidiu prorrogar por três meses o prazo para a conclusão do inquérito da 'Operação Marquês', a contar da data de junção ao processo da última carta rogatória a ser devolvida. "A Procuradora-Geral …

Polícia britânico em vigilância a Whitehall após o atentado terrorista junto ao parlamento britânico, em Londres

Homem detido em Londres suspeito de planear ataque terrorista

O homem foi detido, esta quarta-feira, na posse de armas, junto ao Parlamento britânico, e é suspeito de ter planeado um ataque terrorista, informou a polícia metropolitana de Londres. O jovem ficou detido por posse de …

O Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo diz que tem que explicar a Costa que o "rosa" é "roxo"

O Presidente da República voltou, esta quinta-feira, a apelidar o primeiro-ministro de "irritantemente otimista", perante uma plateia de alunos, a quem disse que António Costa teima em ver violeta-rosa onde há roxo, e que tenta …

-

Suspeito de atropelar adepto do Sporting entregou-se à PJ

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, na semana passada, entregou-se esta quinta-feira às autoridades, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária. Segundo a fonte da Polícia Judiciária, o homem …

-

Governo vai dar bónus salarial aos funcionários dos serviços públicos mais poupados

Os funcionários públicos que conseguirem implementar medidas de poupança nos serviços, sem perder a qualidade dos mesmos, vão ser recompensados pelo governo com um bónus salarial. A medida está ainda a ser ultimada, mas deverá …

-

Cães perigosos fizeram pelo menos 355 vítimas em 15 meses

Só no primeiro trimestre deste ano, a GNR já registou 71 vítimas de ataques com cães perigosos. Na terça-feira, uma menina de quatro anos foi atacada por um rottweiler, estando em situação "estável". O dono …

-

Fisco suspende IMI de 5 mil casas que foram reavaliadas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) suspendeu temporariamente o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de cinco mil casas que foram submetidas a reavaliação no ano passado, destaca o Diário de Notícias. O jornal adianta …

O juiz Carlos Alexandre

Director da PJ em guerra com Carlos Alexandre por "favor" a informador

O director da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, vai fazer queixa do juiz Carlos Alexandre, acusando-o de violar os seus deveres de correcção. Em causa estão declarações do "super-juiz" por causa de uma "cunha" da PJ …

Míssil balístico intercontinental Minuteman III da lançado da Base Aérea de Vandenberg, em 2013.

EUA testam míssil intercontinental no Oceano Pacífico

Os EUA realizaram esta madrugada um ensaio com um míssil intercontinental que voou até um atol no Oceano Pacífico, para mostrarem a sua capacidade de dissuasão nuclear. A Força Aérea anunciou o lançamento de um míssil …