Cientistas simulam o impacto de um asteróide no oceano

Uma equipa de cientistas do Laboratório Nacional Los Alamos, nos EUA, criou simulações que revelam como seriam as consequências reais do impacto de um asteróide num oceano.

Visto que 70% do nosso planeta está coberto por água, caso um asteróide atinja a Terra, as hipóteses de que o impacto seja na água são mais altas do que impacto com terra.

Os especialistas conseguiram analisar uma variedade de cenários com diferentes dados de tamanhos de asteróides e trajetórias. Além disso, também simularam uma situação em que a rocha explodiria acima do nível do mar.

De acordo com os cientistas, se o objeto caísse a 20 quilómetros de qualquer costa, o seu impacto provocaria ondas de ar com uma força semelhante à de um furacão – e poderia causar tsunamis gigantescos. No entanto, a criação de ondas gigantescas dependeria de como a energia cinética do asteróide seria transferida para a água.

Mas não são apenas as pessoas que moram perto do litoral que seriam prejudicadas pelo evento. Os especialistas previram que o impacto de um asteróide com 250 metros de largura poderia vaporizar 250 megatons métricos de água. Esse vapor seria levado para a estratosfera, provocando mudanças drásticas no clima.

O vídeo, realizado pelo laboratório Los Alamos, ganhou o prémio de Melhor Visualização Científica e Análise de Dados no  Conferência Internacional de Supercomputadores, em Chicago, nos EUA.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que a ZAP tem um algoritmo de busca de notícias que obriga a que no mínimo uma vez por mês tenha de haver uma notícia sobre os ateroides/meteoritos e o seu efeito de destruição do mundo. Mesmo que todas essas notícias digam sensivelmente a mesma coisa e não sejam de facto “notícias”. Não são notícias porque a) não se refrem a nenhum acontecimento novo e b) não são descoberta científica nenhuma nova.

    Qualquer dona de casa que veja o Canal História/Odisseia/Discovery/National Geographic, ou que leia a Science & Vie ou afins, sabe que se um asteroide atingisse a Terra, teríamos termores de terra, tsunamis, vulcões, chuva de fogo, aumento das temperaturas da atmosfera, posterior isolamento da radiação solar tipo “inverno nuclear”, e lerpava tudo o que mexe. Toda a gente está também careca de saber que não existe tecnologia para desviar um asteriode da rota de impacto e que a NASA anda a tentar desenvolver isso mas ainda não conseguiu.

    Mesmo assim temos uma vez por mês (ou mais) a ZAP a repetir a mesma “notícia” como se fosse alguma descoberta nova. Por ordem cronológica nos últimos 5 meses:

    http://zap.aeiou.pt/a-nasa-vai-lancar-uma-sonda-para-estudar-o-asteroide-da-morte-123308

    http://zap.aeiou.pt/um-asteroide-passou-a-rasar-a-terra-e-so-se-soube-no-ultimo-instante-128343

    http://zap.aeiou.pt/nasa-esa-preparam-ir-ao-espaco-desviar-um-asteroide-138302

    http://zap.aeiou.pt/hawking-avisa-apocalipse-pelo-impacto-um-asteroide-certeza-139226

    http://zap.aeiou.pt/asteroide-poderia-devastar-humanidade-nasa-ainda-nao-sabe-nos-proteger-141816

    Ao que se soma a notícia de hoje… às vezes até parece uma campanha cataclísmica de medo para deixar as pessoas assustadas e de lembrar que o apocalipse pode chegar a todo o momento.

    Ainda poderíamos juntar outra corrente recorrente de notícias que são as do Stephen Hawkings ( e se for ele a falar de asteroides então é garantido). O mundo está cheio de Físicos brilhantes a escrever livros geniais mas, como este sofre infelizmente de uma doença que o tornou tetraplégico, ficou mais célebre e mediático… E até já tem um filme sobre ele. Mas eu posso enumerar aqui dúzias de cientistas tão brilhantes ou mais do que ele, que não são mediatizados nem um décimo.

    • Caro Mikungfu,
      Aparentemente, há muitas donas de casa que não têm História/Odisseia/Discovery/National Geographic e que não sabem ler francês, porque a nossa “notícia mensal sobre asteróides” é invariavelmente uma das mais vistas do dia.
      Provavelmente, se fizéssemos uma notícia diária sobre mortos e feridos ou sobre a última trica do reality show do momento, teríamos ainda mais donas de casa interessadas, e estaríamos mais ricos. Mas provavelmente, mais infelizes.
      Assim, mais ou menos daqui por um mês, se tivermos que voltar a escolher entre dar uma notícia sobre o último caso de polícia ou sobre o mais recente anúncio do fim do mundo por asteróide, provavelmente escolheremos de novo o asteróide.
      Quanto ao Stephen Hawking, sim, até já estamos um pouco cansados da sua opinião, que aparentemente tem sobre os mais variados assuntos. Mas não é por dele falar que deixamos de o fazer acerca do trabalho de muitos outros “físicos brilhantes”.
      Se reparar, o tema “Física“, especificamente, tem algo como 260 notícias. Em 38 meses de vida do ZAP, dá mais ou menos 7 notícias por mês.
      Entretanto, espere que nos perdoe a quantidade de notícias que temos feito, por exemplo, sobre o grafeno. Também lhe achamos piada… e “o nosso algoritmo” deve estar a apanhar mais ou menos uma por mês. Com um pouco de sorte, ainda nos aparece pela frente em janeiro um asteróide de grafeno e fazemos um dois-em-um.

  2. Qm não acredita q Deus volta , não tem fé , mas qm tem fé q ele voltará estará muito bem abençoado e q Deus proteja de todo mal q a de vir neste mundo louco q vivemos . Pois é somente ele nossa salvação q Deus seja louvado por q crê nele .

RESPONDER

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …

Seis demissões na direção do Barcelona. "Alguém meteu dinheiro ao bolso"

Seis dirigentes do FC Barcelona apresentaram demissão ao presidente do clube catalão Josep Maria Bartomeu, avança a imprensa espanhola. De acordo com a agência noticiosa EFE, que dá conta das baixas esta sexta-feira, entre as demissões …