Hawking avisa: Apocalipse pelo impacto de asteróide vai mesmo acontecer

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

Stephen Hawking está certo de que o impacto de um asteróide vai acabar com a vida na Terra. O famoso astrofísico fala de uma “ameaça devastadora” com potencial para “limpar por completo” a humanidade.

“Uma das maiores ameaças à vida inteligente no nosso universo é a alta probabilidade de um asteróide colidir com planetas habitados“, considera Stephen Hawking numa intervenção citada pelo jornal britânico Express, no âmbito do movimento global Asteroid Day que tem no guitarrista dos Queen Brian May, que também é astrofísico, um dos mais famosos apoiantes.

Hawking já tinha alertado que a humanidade pode autodestruir-se nos próximos 100 anos e agora, avisa que os “asteróides pesados” existentes no espaço são uma perigosa ameaça para a nossa espécie.

Ele considera que as “rochas espaciais monstruosas” são “uma das maiores ameaças à humanidade” por terem a capacidade para “limparem por completo a vida” na Terra, conforme cita o Express.

Recentemente, foi notícia que a NASA e a ESA, as agências espaciais norte-americana e europeia, respectivamente, estão a preparar uma missão ao espaço no sentido de testar tecnologias que possam vir a ser usadas para desviar um asteróide em rota de colisão com a Terra.

A NASA tem manifestado especial atenção ao chamado “asteróide da morte“, o Bennu, que pode um dia vir a colidir com a Terra.

Mas apenas uma pequena parte dos asteróides que existem no espaço foi identificada e a campanha Asteroid Day visa consciencializar o planeta para a necessidade de investir mais recursos para aumentar essa identificação.

“A forma de proteger a Terra e a vida do impacto de um asteróide é encontrá-los primeiro”, salienta o astronauta da Apollo 9, Rusty Schweickart, que foi um dos fundadores do Asteroid Day, citado no site do movimento.

“Estamos a tentar impulsionar a média de detecção destes possíveis objectos de impacto em 100 vezes“, explica por seu turno Brian May, também citado na mesma página.

SV, ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Este senhor está sempre a descobrir coisas novas… Ainda bem que existem génios assim entre a humanidade.

    Mamma mia… (epic facepalm)

    • Este Senhor, que sim é um génio, reconhecido por todos os grande cientistas, apesar de estar numa cadeira de rodas e por isso mesmo encontrar-se muito limitado fisicamente, não está mentalmente. Pela qualidade cientifica do seu comentário, arriscaria mesmo a dizer que Stephen Hawking sabe mais a dormir, que você acordado.

      • Ele pode ser o génio que você entender. Tenho diversos livros dele como “Uma breve História do tempo” e conheço bem as suas capacidades enquanto Físico… Mas isso não significa que não o possa criticar naquilo em que não concordar com ele.

        O problema da Ciência está em pessoas que não são cientistas (como você), tratarem a ciência e os cientistas como Religião e seus sacerdotes. A ciência não tem dogmas e passa a vida a re-escrever o que diz, precisamente porque a ciência não dá soluções definitivas sobre questão nenhuma. Apresenta meramente modelos explicativos temporários da realidade, por aproximação. Por isso não discutir seja o que for em ciência e precisamente matar a ciência.

        Dito isto, eu reitero: O que Hawkings diz aqui é uma trivialidade. É uma afirmação de senso comum e nada tem a ver com o seu brilhantismo científico. aliás a ZAP notícias tem feito o favor de publicar regularmente, imensas afirmações que nada têm a ver directamente com os seus estudos científicos. Até afirmações que S. Hawking fez sobre Brexit e Trump, já aqui foram publicadas como se tivessem mais valor do que ditas por um apresentador de telejornal.

        Concretamente, a afirmação de que mais tarde ou mais cedo cairá um asterioide na terra, é algo que todos estamos fartos de saber. Até a minha mulher-a-dias, que também vê a sério “O Universo” no Canal História, podería ter feito um artigo a dizer isso!.. O problema é que como é a minha mulher a dias, mandavam-na ir lavar a loiça. A este, atiram-se para a chão a agradecer a sapiência divina.

  2. Portanto se antes tinha previsto que a humanidade se poderia autodestruir nos próximos 100 anos e agora vem com esta previsão dos astroides, está visto que a vida na Terra está presa por pouco tempo, ainda bem que se chegar aos cem anos já estarei a salvo noutro planeta a milhões de quilómetros daqui a observar o impacto de tudo isto por cá.

  3. Não é necessário ser um gênio para prever que a humanidade tem um dom especial em se autodestruir, muito menos que um corpo físico pode cair neste plane tinha e acabar com tudo. Puro sensacionalismo.

  4. Francamente, como é possível que este senhor cientista afirme uma banalidade destas!!!! Será ele vidente??!! A vida é muito mais resistente do que se pensa, por isso muito dificilmente um asteroide poderá dizimar completamente a vida na Terra, e mesmo a vida humana. Os dinossauros só foram instintos porque eram animais de grande porte e de sangue frio que precisavam de muito alimento e que se encontrava em abundância no tempo deles, mas quando as condições se alteraram então eles não se conseguiram adaptar e pereceram, mas isso sempre aconteceu ao longo dos 4 biliões da historia da vida na Terra e não é novidade. Mas infelizmente certas pessoas que precisam de protagonismo gostam de fazer previsões catastrofistas.

    • Dizer que Stephen Hawking precisa de protagonismo é tão ridículo como a teoria que o senhor apresenta aqui sobre a extinção dos dinossauros. Então e a extinção de outras milhares de espécies de animais, muito mais pequenos que os dinossauros, deveu-se a quê? Francamente!!!

  5. como sempre tem de existir o corrector ortogaito de serviço que em vez de comentar algo de útil tem de alimentar seu ego evidenciando os erros ortogaitos dos outros parabienz may friend leva lá a bina 😛
    para alem disso, Hawking deve-se cingir ao que consegue provar com factos pois corre o risco de deixar de ser um cientista e passar a ser um vidente 😛
    a terra vai-se auto-destruir, ok… sim já o pode fazer à dezenas de anos, alguem sabe o que foi a guerra fria?
    a terra por levar com um asteróide… ok sim já houve bastantes no passado que levaram a vida à extinção…
    quase que me habilito a entrar numa de teoria da constipação e dizer que alguém anda a convencer este mister a criar alguma ansiedade com estas nostradámicas previsões para a humanidade, quiçá para financiar um bunker ou uma super nave espacial ou quiçá colonizar a lua ou um whatever qualquer

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …