Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo coronavírus.

Uma equipa de cientistas coreanos do Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô, controlado remotamente, capaz de proceder à coleta de amostras biológicas para diagnóstico do SARS-Cov-2.

O sistema inclui um estabilizador de cabeça que permite que os pacientes descansem confortavelmente durante o procedimento. Os profissionais de saúde têm ao seu dispor um comando de controlo (que permite que o operador “sinta” o que está a fazer) e um monitor. Estes instrumentos permitem manobrar o robô e controlar todo o processo.

O robô que interaje com o paciente é equipado com um cotonete descartável, que recolhe amostras biológicas do nariz e da boca do paciente e move-se de acordo com a operação do dispositivo principal. O sistema também suporta comunicação de vídeo e áudio entre pacientes e médicos.

O objetivo é que este novo sistema possa reduzir significativamente o risco de infeção por covid-19, assim como outras doenças de alto risco, entre pessoal médico. Além de acessível, o robô é pequeno, características que o tornam uma solução viável para várias situações médicas.

“Esta tecnologia permite recolher amostras de pessoas que apresentam sintomas de doenças de alto risco, mesmo sem contacto direto. Espero que seja útil na triagem de doenças de alto risco, como a covid-19, e que contribua para a segurança e o bem-estar do pessoal médico durante pandemias e epidemias”, disse Joonho Seo, do KIMM, citado pelo EurekAlert.

Nam-Hee Kim, da Universidade Dongguk, acrescentou que este robô não só reduz o risco de infeção, como “elimina a necessidade de usar equipamentos de proteção pesados”. “Eu acredito que a tecnologia terá várias aplicações clínicas, especialmente no diagnóstico de doenças infecciosas.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …