Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo coronavírus.

Uma equipa de cientistas coreanos do Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô, controlado remotamente, capaz de proceder à coleta de amostras biológicas para diagnóstico do SARS-Cov-2.

O sistema inclui um estabilizador de cabeça que permite que os pacientes descansem confortavelmente durante o procedimento. Os profissionais de saúde têm ao seu dispor um comando de controlo (que permite que o operador “sinta” o que está a fazer) e um monitor. Estes instrumentos permitem manobrar o robô e controlar todo o processo.

O robô que interaje com o paciente é equipado com um cotonete descartável, que recolhe amostras biológicas do nariz e da boca do paciente e move-se de acordo com a operação do dispositivo principal. O sistema também suporta comunicação de vídeo e áudio entre pacientes e médicos.

O objetivo é que este novo sistema possa reduzir significativamente o risco de infeção por covid-19, assim como outras doenças de alto risco, entre pessoal médico. Além de acessível, o robô é pequeno, características que o tornam uma solução viável para várias situações médicas.

“Esta tecnologia permite recolher amostras de pessoas que apresentam sintomas de doenças de alto risco, mesmo sem contacto direto. Espero que seja útil na triagem de doenças de alto risco, como a covid-19, e que contribua para a segurança e o bem-estar do pessoal médico durante pandemias e epidemias”, disse Joonho Seo, do KIMM, citado pelo EurekAlert.

Nam-Hee Kim, da Universidade Dongguk, acrescentou que este robô não só reduz o risco de infeção, como “elimina a necessidade de usar equipamentos de proteção pesados”. “Eu acredito que a tecnologia terá várias aplicações clínicas, especialmente no diagnóstico de doenças infecciosas.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …