Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo coronavírus.

Uma equipa de cientistas coreanos do Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô, controlado remotamente, capaz de proceder à coleta de amostras biológicas para diagnóstico do SARS-Cov-2.

O sistema inclui um estabilizador de cabeça que permite que os pacientes descansem confortavelmente durante o procedimento. Os profissionais de saúde têm ao seu dispor um comando de controlo (que permite que o operador “sinta” o que está a fazer) e um monitor. Estes instrumentos permitem manobrar o robô e controlar todo o processo.

O robô que interaje com o paciente é equipado com um cotonete descartável, que recolhe amostras biológicas do nariz e da boca do paciente e move-se de acordo com a operação do dispositivo principal. O sistema também suporta comunicação de vídeo e áudio entre pacientes e médicos.

O objetivo é que este novo sistema possa reduzir significativamente o risco de infeção por covid-19, assim como outras doenças de alto risco, entre pessoal médico. Além de acessível, o robô é pequeno, características que o tornam uma solução viável para várias situações médicas.

“Esta tecnologia permite recolher amostras de pessoas que apresentam sintomas de doenças de alto risco, mesmo sem contacto direto. Espero que seja útil na triagem de doenças de alto risco, como a covid-19, e que contribua para a segurança e o bem-estar do pessoal médico durante pandemias e epidemias”, disse Joonho Seo, do KIMM, citado pelo EurekAlert.

Nam-Hee Kim, da Universidade Dongguk, acrescentou que este robô não só reduz o risco de infeção, como “elimina a necessidade de usar equipamentos de proteção pesados”. “Eu acredito que a tecnologia terá várias aplicações clínicas, especialmente no diagnóstico de doenças infecciosas.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …