Cientistas proclamam um novo Estado-nação no Espaço

(dr) Asgardia

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo estado-nação

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo Estado-nação

Um grupo de cientistas quer criar um novo Estado-nação pacifista no Espaço, chamado Asgardia, livre das leis de um país terrestre.

O projeto é dirigido pelo Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, em Viena, na Áustria – uma empresa privada fundada pelo cientista russo e empresário, Igor Ashurbeiyli.

O grupo pretende lançar seu primeiro satélite no final do próximo ano, e espera um dia ser reconhecido pela ONU.

Segundo Igor Ashurbeiyli, “Asgardia deverá ser uma nação independente e um futuro membro das Nações Unidas – com todos os atributos que esse estatuto implica”.

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia – um lugar onde provavelmente nunca poderão ir.

Os cidadãos de Asgardia, cujo nome deriva de um reino fictício da mitologia nórdica, serão examinados antes da admissão e devem obter passaportes, explicou à BBC Lena de Winne, ex-funcionária da Agência Espacial Europeia.

“É difícil entender como alguém pode ser cidadão de um sítio para onde não pode ir. Mas eu sou uma cidadã dos Países Baixos e agora estou em Paris. Não há nada de incomum nisso, ser cidadão de um país onde não se vive e para onde não se vai”.

Os especialistas estão agora a realizar competições para decidir o hino nacional e o design da bandeira do futuro Estado-nação.

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo estado-nação no espaço

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo Estado-nação no Espaço

No entanto, alguns especialistas têm dúvidas sobre a viabilidade do plano, tendo em conta que as leis internacionais proíbem reivindicações de soberania nacionais no Espaço.

“O Tratado do Espaço Exterior diz muito claramente que nenhuma parte do espaço exterior pode ser apropriada por qualquer Estado”, destacou o professor Sa’id Mosteshar, diretor do Instituto de Política Espacial e Direito de Londres, em Inglaterra.

A iniciativa está a ser financiada por Ashurbeiyli, que anunciou que pretende angariar capital através de uma plataforma de crowdfunding para criar uma “nova realidade jurídica no Espaço”.

“O projeto é a criação de um novo quadro para a posse e nacionalidade no Espaço, que se irá adaptar às leis do espaço exterior atuais que regem a responsabilidade, a propriedade privada e as empresas para que sejam adequadas à finalidade na nova era da exploração espacial”, argumentou em comunicado.

Preocupados com os efeitos da radiação cósmica do Espaço, os cientistas pretendem também desenvolver um escudo protetor à volta de toda a estrutura.

O equipamento irá proteger Asgardia das ameaças do Universo, como as erupções solares e as colisões de asteróides.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …