Cientistas proclamam um novo Estado-nação no Espaço

(dr) Asgardia

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo estado-nação

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo Estado-nação

Um grupo de cientistas quer criar um novo Estado-nação pacifista no Espaço, chamado Asgardia, livre das leis de um país terrestre.

O projeto é dirigido pelo Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, em Viena, na Áustria – uma empresa privada fundada pelo cientista russo e empresário, Igor Ashurbeiyli.

O grupo pretende lançar seu primeiro satélite no final do próximo ano, e espera um dia ser reconhecido pela ONU.

Segundo Igor Ashurbeiyli, “Asgardia deverá ser uma nação independente e um futuro membro das Nações Unidas – com todos os atributos que esse estatuto implica”.

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia – um lugar onde provavelmente nunca poderão ir.

Os cidadãos de Asgardia, cujo nome deriva de um reino fictício da mitologia nórdica, serão examinados antes da admissão e devem obter passaportes, explicou à BBC Lena de Winne, ex-funcionária da Agência Espacial Europeia.

“É difícil entender como alguém pode ser cidadão de um sítio para onde não pode ir. Mas eu sou uma cidadã dos Países Baixos e agora estou em Paris. Não há nada de incomum nisso, ser cidadão de um país onde não se vive e para onde não se vai”.

Os especialistas estão agora a realizar competições para decidir o hino nacional e o design da bandeira do futuro Estado-nação.

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo estado-nação no espaço

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo Estado-nação no Espaço

No entanto, alguns especialistas têm dúvidas sobre a viabilidade do plano, tendo em conta que as leis internacionais proíbem reivindicações de soberania nacionais no Espaço.

“O Tratado do Espaço Exterior diz muito claramente que nenhuma parte do espaço exterior pode ser apropriada por qualquer Estado”, destacou o professor Sa’id Mosteshar, diretor do Instituto de Política Espacial e Direito de Londres, em Inglaterra.

A iniciativa está a ser financiada por Ashurbeiyli, que anunciou que pretende angariar capital através de uma plataforma de crowdfunding para criar uma “nova realidade jurídica no Espaço”.

“O projeto é a criação de um novo quadro para a posse e nacionalidade no Espaço, que se irá adaptar às leis do espaço exterior atuais que regem a responsabilidade, a propriedade privada e as empresas para que sejam adequadas à finalidade na nova era da exploração espacial”, argumentou em comunicado.

Preocupados com os efeitos da radiação cósmica do Espaço, os cientistas pretendem também desenvolver um escudo protetor à volta de toda a estrutura.

O equipamento irá proteger Asgardia das ameaças do Universo, como as erupções solares e as colisões de asteróides.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …